Escrito por em 13 fev 2019 nas áreas Lateral, Notícia, São Paulo

Serão 10 concertos em 2019, incluindo uma ópera inédita no país 

A secretaria de Cultura de Guarulhos apresentou nesta terça-feira, 12 de fevereiro, a temporada 2019 da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos. Durante o encontro, o regente da OJMG, Emiliano Patarra, forneceu detalhes dos espetáculos que terão início já no próximo sábado, dia 16, às 20h, com Samba em Concerto, no Teatro do Adamastor Centro: “É com grande prazer que apresentamos mais uma temporada da Orquestra, mostrando extremo profissionalismo de toda a equipe envolvida com as atividades do grupo e traçando uma perspectiva de trabalho que objetiva priorizar aquilo que a música de concerto tem de mais peculiar que é a possibilidade de se adequar perfeitamente a outras linguagens artísticas, equilibrando obras primas consagradas com peças inéditas”, afirmou Patarra.

 

A temporada

Ao longo do ano, a OJMG apresentará obras de compositores renomados, como Chopin, Mozart e Beethoven, mas também apresentará peças completamente inéditas, como Rito de Evocação dos Sons Ancestrais, do brasileiro Matheus Bitondi; primeiras audições nacionais, como a ópera Vanessa, de Samuel Barber, e o Concerto nº 2, de Léo Brower. Além disso, a temporada oferece ao público a integração entre diferentes linguagens, como dança e teatro, espetáculos como Samba em Concerto e Luar do Brasil, ao mesmo tempo em que reserva momentos voltados à apreciação da música sinfônica em si.

Dentre as novidades desta edição estão os espetáculos Os Novos Solistas de Guarulhos, que destaca talentos da cidade pelos palcos do país, o concerto de premiação GruPiano, primeiro concurso de piano da cidade; Cantos do Brasil, quando a música brasileira de raiz encontra a orquestra sinfônica, entre outros.

Como de costume, as apresentações realizadas em parceria com a Companhia Brasileira de Danças Clássicas transpõem as fronteiras da música ao mesclar diferentes linguagens artísticas. Outra parceria de sucesso, dessa vez com o Coral Collegium Musicum, promete a execução de obras que surpreendem pela diversidade de estilos musicais.

 

Orquestra no Bairro e Projeto Ensaio-aberto

A Orquestra Jovem aproveitou o lançamento da temporada 2019 para apresentar o Programa Orquestra no Bairro, iniciativa que promove apresentações em escolas da Prefeitura, com músicas de filmes premiados, brasileiras e clássicas.

A novidade deste ano é a realização do projeto Ensaio-aberto, no qual as crianças participarão de ensaios da OJMG, ocasião em que terão a oportunidade de se familiarizarem com os bastidores do espetáculo, conhecerem e interagirem com os músicos e com a preparação do concerto, uma forma bastante especial e lúdica de despertar o interesse pela música.

Por meio do programa, que surgiu em 2017, a Orquestra Jovem já realizou apresentações em diferentes pontos da cidade, como  Recreio São Jorge, Vila Carmela, Jardim Bananal, Jardim Fortaleza, entre outros.

Para acessar a temporada 2019 da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, clique aqui.

 

Foto do post: Eduardo Calabria

Faça seu comentário