Escrito por em 13 mar 2019 nas áreas Lateral, Minas Gerais, Música de câmara, Programação

O dia a dia representado em composições de diferentes épocas e lugares


O dia a dia representado em composições de diferentes épocas e lugares é o que o público ouvirá no concerto de piano de Moisés Mattos, que inaugura as ações do projeto Musicamamm em 2019, nesta quinta-feira, 14, às 19h30, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM).

No programa da apresentação, uma diversidade de peças e compositores: do improviso do brasileiro Ernesto Nazaré, passando pelas Sonatas de Beethoven (Op.90 Nr.27) e Prokofiev (Nr.1 em Fá menor), até a Milonga del ángel, de Astor Piazzola. Como ressalta Moisés, cada um dos trabalhos guarda em si alguma representação de elementos de cotidiano transpostos para a linguagem musical, com a carga poética de cada tempo e país.
Em seus concertos, Moisés Mattos prima por uma execução que une a beleza e a complexidade da música erudita numa interpretação na qual o artista busca o entusiasmo de suas emoções de infância, período do primeiros contatos com o gênero.

Com uma carreira internacional consolidada, realizando apresentações como solista por vários países da Europa e cursando mestrado em pedagogia na Universidade de Bremen, na qual também leciona como monitor do instrumento, Moisés Mattos começou na música ainda criança, com instrumentos como o violão e o violino, mas sempre alimentando grande paixão pelo piano.

Aos 14 anos, o jovem teve oportunidade de ter aulas gratuitas com o maestro André Pires. Na época, o acordo previa o encontro com famoso músico durante três meses apenas – com poucos recursos financeiros, a família de Moisés não poderia arcar com aulas particulares. O talento e a dedicação do jovem encontraram o solidário coração do pianista: as aulas permaneceram por três anos e meio.

Graças ao aprendizado com Pires, em 2007, aos 18 anos, Mattos ingressou no curso de pedagogia musical na Mensch Musik de Hamburgo, na Alemanha. De lá para cá, o pianista juiz-forano integrou a Orquestra da Universidade de Bremen, atuou como professor em várias instituições, como Kulturhof Itzehoe (segunda maior escola de música da Alemanha) e a Musikinsel, além de ter participado de alguns masterclassses com músicos famosos como Ivone Bambirra, Lilya Zilberstein, Konrad Elser, Young-Lag Han e Jacob Katsnelson.

 

PROGRAMA

L. Beethoven
Sonata Op.90 Nr.27
1- Movimento : Mit Lebhaftigkeit und durchaus mit Empfindung und Ausdruck
2- Movimento: Nicht zu geschwind und sehr singbar vorgetragen

S. Prokofiev
Sonata Nr.1 em Fá-menor

E. Nazareth
Improviso

A. Piazzola
Milonga del ángel

F. Liszt
Sonetto del Petrarca 104

Kamakawiwo’ole, Keith Jarrett e Moisés Mattos
Over The Rainbow

SERVIÇO

 

Concerto de piano solo com Moisés Mattos

Dia 14 de março, quinta-feira, às 19:30h

Museu de Arte Murilo Mendes (Rua Benjamin Constant, 790, Centro – Juiz de Fora – MG)

Entrada Franca

Faça seu comentário