Escrito por em 27 mar 2019 nas áreas Lateral, Música contemporânea, Programação, Rio de Janeiro

Orquestra Vibrart traz música de qualidade para a antiga capital fluminense

Sob a batuta do experiente maestro Paulo Guarany, acontece neste domingo, dia 31 de março, a primeira apresentação da Orquestra Vibrart. Com um repertório eclético, que inclui de Gonzaguinha ao Bolero de Ravel, passando por bossa nova, jazz, trilhas de cinema e da Broadway, a Orquestra conta com 67 músicos, dos17 até os 66 anos.

Criada pelo empresário Fernando Jardim e pela gestora em cultura Renata Palmier, a Orquestra é o primeiro projeto do Instituto Vibrart, fundado por ambos para ampliar o acesso à música e cultura em Niterói. “Sentimos que existia uma lacuna numa área específica da cidade que poderia ser suprida com uma orquestra eclética, apartidária, laica, completamente independente e unida simplesmente pela música”, diz Jardim, diretor-presidente do Instituto. Para o empresário, a orquestra é parte de um projeto maior, de tornar-se um bem duradouro para Niterói e de ser a primeira orquestra profissional, independente e genuinamente niteroiense.

O empresário morou muitos anos nos Estados Unidos, onde promoveu grandes eventos envolvendo artistas premiados e indicados ao Grammy. Voltou ao Brasil para ampliar os negócios: “Planejamos fazer do Instituto Vibrart um polo de formação de especialistas na montagem de grandes espetáculos, como profissionais de produção, som, iluminação e mixagens, entre outros. Mas nossa pedra fundamental é a Orquestra”, conta.

Tendo o Maestro Guarany à frente, a Orquestra pretende trazer a Niterói a oportunidade de apreciar música de qualidade em concertos gratuitos, para enriquecer o cenário cultural local. “Nosso repertório é eclético: vamos de Carmen, de Bizet, a Michael Jackson: é uma proposta inovadora e uma conquista importante para Niterói”, diz Guarany. “Apresentamos músicas eruditas e populares, passando por bossa nova, jazz, trilhas de filmes e de espetáculos da Broadway, em uma combinação bem balanceada, que garante a diversão e emoção da plateia”, conclui.

Com 53 anos, a paixão do maestro pela música começou na infância, estimulado pela mãe, que transmitiu o amor pela música aos três filhos. Guarany começou com o cavaquinho, passou para o saxofone e a partir daí dedicou-se inteiramente à música, tendo concluído a graduação pela UFRJ e o curso de regência também na Federal. Com CD gravado e a experiência de quem viajou por 35 países sempre regendo, Guarany dedica-se hoje à Orquestra Vibrart com a mesma paixão da infância.


PROGRAMA

Georges Bizet
Carmem

Michael Jackson
Tributo a Michael Jackson 

Vinícius de Morais/Tom Jobim
Tom Carioca 

Phil Collins
Against All Odds

Núbia Lafayette
Hino do Amor 

Maurice Ravel
Bolero

Freddie Mercury
How Can I Go On

Tony Renis/Norman Newell
I Hate You Than I Love You 

Andrew Lloyd Webber
Fantasma da Ópera

Arthur Ribeiro
Nem às Paredes Confesso

Chick Corea
Spain 

George Michael
Careless Whisper

Ivan Lins
Vitoriosa 

Luiz Gonzaga Nascimento Júnior
Sangrando

Alejandro Sanz
Corazón Partido 

John Newton
Amazing Grace 

Ludwig Van Beethoven
Ode à Alegria 

Luiz Gonzaga Nascimento Júnior
O Que é, O Que é 

 

 

SERVIÇO 

 

Première da Orquestra Vibrart

Dia 31 de março, domingo,às 17h

Teatro Municipal de Niterói (Rua XV de Novembro, 35 – Centro)

Doação mínima: R$ 20,00

Adquira seus convites através do site: https://vibrart.com.br/ / https://www.facebook.com/vibrartoficial/

Facebook:@vibrartoficial
Instagram: @vibrartoficial
www.vibrart.com.br

 


Convites e Manutenção da Orquestra Vibrart

Para assistir à Première o público deverá fazer uma doação no valor mínimo de R$ 20,00 através do site da Vibrart (https://vibrart.com.br/). Ao se cadastrar e fazer a doação, o público passa a se tornar parte do grupo Amigos da Orquestra Vibrart, tendo assim a possibilidade de colaborar mensalmente para sua manutenção, com direito a abater as doações no Imposto de Renda.

Os Amigos da Orquestra poderão estar sempre presentes em todos os concertos da Vibrart. A ideia é que eles sejam os colaboradores principais da Orquestra, contribuindo com qualquer valor mensal para mantê-la funcionando. Os Amigos da Orquestra terão várias vantagens em relação ao público em geral, como acesso privilegiado à agenda de concertos, acesso aos melhores assentos, participação em ensaios abertos e benefícios em promoções exclusivas, dentre outras”, diz Jardim.

Além da opção de aquisição de convites pelo site, os interessados também podem se cadastrar na hora do concerto, na bilheteria do teatro. Equipes da Vibrart estarão disponíveis no dia da Première cadastrando os interessados em entrar para o grupo de Amigos da Orquestra. “Esperamos mobilizar músicos, autoridades e personalidades para movimentar a cena cultural de Niterói e permitir que levemos a música gratuitamente para toda a população. Niterói merece uma orquestra para chamar de sua”, afirma Fernando Jardim.

Faça seu comentário