Escrito por em 15 mar 2019 nas áreas Lateral, Notícia, Rio Grande do Sul

Programação reúne destacados solistas e maestros

conta com espetáculos encenados, concertos temáticos e turnê internacional

A Temporada Artística 2019 da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) está repleta de grandes atrações e programas para públicos diversificados. Anunciada na terça-feira, 12 de março, conta com 64 apresentações, repertórios inéditos e grandes nomes da cena internacional da música de concerto.

Além das séries já tradicionais da sinfônica – séries Interior, Araújo Vianna, Música de Câmara e Didáticos –, a série Pablo Komlós, lançada recentemente com a inauguração da Casa da Ospa, desponta como a principal do ano. A série Igrejas, que leva concertos gratuitos a espaços religiosos da Capital gaúcha, retorna à programação e o Coro Sinfônico da Ospa desempenha um papel importante na agenda. O concerto de abertura da temporada ocorre no dia 16 de março, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa. A regência é de Evandro Matté, maestro e diretor artístico da orquestra, e os solos são do violinista chinês Yang Liu.

Matté comenta os destaques da Temporada 2019: “Será um ano importante, manteremos as séries principais, ampliaremos a programação com o retorno da Série Igrejas, teremos renomados maestros e solistas e continuaremos executando ópera. Procuramos sempre ampliar o repertório para atender todos os períodos da música de concerto e diferentes públicos. Há muita coisa pela frente, com uma agenda de muita qualidade e diversificação.”

A montagem encenada deste ano é “Orfeu e Eurídice”, célebre obra de Christoph Willibald Gluck. O espetáculo ocorrerá no Theatro São Pedro, com regência de Evandro Matté e direção cênica de William Pereira. A agenda da Ospa ainda reserva uma grande viagem da orquestra por dois países da América Latina. Em agosto, os instrumentistas realizam uma turnê pela Colômbia e pelo Panamá.

 

Convidados especiais

A presença de maestros e solistas de diversas partes do mundo está confirmada, assim como de músicos consagrados da cena nacional e regional. Entre os regentes, figuram nomes de prestígio internacional, como o do inglês Neil Thompson, que atualmente é maestro titular e diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Goiás, do italiano Alfonso Scarano, maestro principal da Orquestra Filarmônica da Tailândia, Stefan Geiger, alemão que atualmente é regente titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, o islandês Gudni Emilson, diretor artístico e maestro da Orquestra de Câmara de Tubingen, e Pedro Amaral, diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Lisboa. Os brasileiros Linus Lerner, Norton Morozowicz, Tiago Flores e Manfredo Schmiedt também regem a Ospa e seu Coro Sinfônico este ano.

No time de solistas, está Yang Liu, considerado o mais destacado violinista chinês de sua geração, a harpista russa Liuba Klevtsova, que atualmente integra a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, o pianista polonês Raphael Lustchevsky, o violoncelista da Alemanha Clemens Wiegel, a violinista russa Anna Markova, as pianistas brasileiras Catarina Domenici e Laura Umbelino, o violinista Daniel Guedes, a flautista Cláudia Nascimento, o pianista Angelin Loro, entre outros nomes.

O cravista Fernando Cordella realiza a sua estreia no palco da Casa da Ospa com o espetáculo “Le Roi Danse – Música e Dança da Corte de Luis XIII e Luis XIX”, do qual é diretor artístico. O trio de bailarinos formado por Clara Couto, Raquel Aranha e Osny Fonseca apresenta as coreografias no evento.

Nomes de grandes cantoras líricas também já estão confirmados para a ópera deste ano: Denise de Freitas, Carla Cottini e Raquel Fortes desempenham papéis de destaque na montagem. Músicos da sinfônica, como o trompetista Tiago Linck e o fagotista Altair Braz Venâncio também fazem solos em concertos com a sinfônica.

 

Repertórios

Depois de abrir a temporada com a impactante suíte de “Pássaro de Fogo”, de Igor Stravinsky, e com “Concerto em Ré Maior para Violino, Op. 35”, de Tchaikovsky, a Ospa inserirá grandes obras em seus concertos de 2019. O Coro Sinfônico da Ospa, sob a batuta de Manfredo Schmiedt, terá participação central nessa agenda, realizando concertos próprios, participações especiais na ópera, em diversas apresentações e interpretando composições como a “Cantata Alexander Nevsky para mezzo soprano, Coro e Orquestra, Op. 48”, de Prokofiev, e o “Salmo 150 WAB 38”, de Bruckner.

Obras de compositores brasileiros também ganham destaque nos repertórios. Peças de Camargo Guarnieri, Ronaldo Miranda, Cláudio Santoro, Gilberto Salvagni e Heitor Villa-Lobos marcam presença nos concertos da Série Pablo Komlós. A Série Igrejas contemplará composições grandiosas: a “Sinfonia nº 1”, de Mozart, a primeira e a quarta parte do “Oratório de Natal BWV 248”, de Bach, a “Procissão e Coral da Ópera Mestres Cantores de Nuremberg”, de Wagner, e “Hör mein Bitten (Ouve a minha oração)”, de Mendelssohn. O encerramento da Temporada na Capital gaúcha conta ainda com uma novidade que tem sido muito solicitada pelo público da orquestra: o retorno do concerto especial de Natal.

 

Série Araújo Vianna

A Série Araújo Vianna, feita em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, traz este ano três apresentações temáticas regidas por Matté. A primeira delas, no dia 28 de abril, reúne trilhas sonoras de jogos de videogames em versão sinfônica. O espetáculo tem direção artística e arranjos de Gilberto Salvagni. A segunda apresentação da série é o concerto “Música Instrumental Gaúcha”, com participação dos pianistas, compositores e arranjadores Michel Dorfmann e Paulo Dorfmann, do acordeonista Luciano Maia e do Trio In Uno, formado pelos violonistas Pablo Schinke e José Ferreira e pela saxofonista italiana Giulia Tamanini. Em novembro, ocorre ainda o concerto especial “Pink Floyd”, com alguns dos maiores sucessos da banda britânica interpretados pela orquestra.

 

Turnê pela América Latina e Série Interior

Em 2019, a Ospa cruza fronteiras não só pelo interior do estado do Rio Grande do Sul, mas também pelo continente americano. De 24 a 28 de julho, a orquestra, sob a regência de Evandro Matté, realiza uma turnê pelo Panamá e pela Colômbia. Em terras nacionais, a sinfônica procura reforçar ainda mais a meta de chegar ao maior número possível de cidades gaúchas. A Série Interior, patrocinada pela Corsan e realizada em parceria com o SESC, leva a Ospa para as cidades de Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, São Leopoldo, Santa Rosa, Uruguaiana, Carlos Barbosa, Venâncio Aires, entre outras.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.

 

TEMPORADA 2019

SÉRIE PABLO KOMLÓS

Abertura da Temporada Artística 2019

Dia 16 de março, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa

Regente: Evandro Matté (Brasil) | Solista: Yang Liu (violino, China)

Programa: KRIEGER, E.: Abertura Brasileira / TCHAIKOVSKY, P.: Concerto em Ré Maior para Violino, Op. 35 / STRAVINSKY, I.: O Pássaro de Fogo


Dia 23 de março, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa

Regente: Alfonso Scarano (Itália) | Solista: Liuba Klevtsova (harpa, Rússia)

Programa: PRANGCHAROEN, N.: Phenomenon  / GNATALLI, R.: Concerto para Harpa/ RACHMANINOFF, S.: Sinfonia no. 2

 

Dia 06 de abril, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa

Regente: Neil Thompson (Inglaterra) | Solista: Catarina Domenici (piano, Brasil)

Programa: GUARNIERI, C.: Abertura Concertante / MIRANDA, R.: Concertino para piano / SANTORO, C.: Sinfonia no. 5

 

Dia 13 de abril, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa

Regente: Norton Morozowicz (Brasil) | Solista: Raphael Lustchevsky (piano, Polônia)

Programa: VERDI, G.: A Força do Destino / CHOPIN, F.: Concerto no. 1 para Piano / BIZET, G.: Sinfonia no. 1

 

Dia 11 de maio, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa

Regente: Stefan Geiger (Alemanha) | Solista: Tiago Linck (trompete, Brasil)

Programa: SALVAGNI, G.: Concerto para Trompete e Orquestra / SHOSTAKOVICH, D.: Sinfonia no. 10

 

Dia 18 de maio, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa

Regente: Manfredo Schmiedt (Brasil) | Solista: Mere Oliveira (mezzo-soprano, Brasil) / Coro Sinfônico da Ospa

Programa: BEETHOVEN, L.: Abertura Egmont, Op. 84 / PROKOFIEV, S.: Cantata Alexander Nevsky para Mezzo-Soprano, Coro e Orquestra, Op. 78 / BRAHMS, J.: “Rapsódia para Contralto, Coro Masculino e Orquestra, Op. 78”

 

Dia 1 de junho, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa

Regente: Marinj Simons (Espanha) | Solista: Davi Graton (violino, Brasil)

Programa: WIENIAWSKI, H.: Concerto para Violino no. 1 / SATIE, E.: Gymnopedies 1 e 3

 

Dia 29 de junho, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa

Regente: Evandro Matté (Brasil) | Solista: Laura Umbelino (piano, Brasil)

Programa: MOZART, W.: Concerto para piano no. 26 – “Coronation” / MAHLER, G.: Sinfonia no. 4

Dia 13 de julho, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa

Regente: Ruben Gimeno (Espanha)| Solista: Luís Afonso Montanha (clarinete, Brasil)

Programa: DEBUSSY, C.: Prélude à láprès-midi d’un faune / GUARNIERI, C.: Choro para Clarinete e Orquestra / SIBELIUS, J.: Sinfonia no. 1

 

Dia 10 de agosto, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa

Regente: Linus Lerner (Brasil)| Solista: Angelin Loro (piano, Brasil)

Programa: BEETHOVEN, L.: Concerto para Piano no. 5 / VILLA-LOBOS, H.: Bachianas Brasileiras 4

 

Dia 31 de agosto, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa

Regente: Tadeusz Wojciechowsi (Polônia)| Solista: Rafael Costa de Souza (piano, Brasil)

Programa: SHOSTAKOVITCH, D.: Concerto para Piano no.2, Op. 102 / BARTÓK, B.: Concerto para Orquestra

 

Dia 14 de setembro, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa

Regente: Wilson NG (China) | Solista: Clemens Weigel (violoncelo, Brasil)

Programa: SAINT-SÄENS, C.: Danse Macabre / SAINT-SÄENS, C.: Concerto para Violoncelo / RACHMANINOFF, S.: Symphonic Danses

 

Dia 28 de setembro, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa

Regente: Manfredo Schmiedt (Brasil)| Solista: Anna Markova (violino, Rússia) / Coro Sinfônico da Ospa

Programa: KHACHATURIAN, A.: Concerto para Violino e Orquestra / BRAHMS, J.: Schicksalslied – Canção do Destino, Op. 54 / BRUCKNER, A.: Salmo 150 WAB 38

 

Dia 5 de outubro, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa

Regente: Christian Vasquez (Venezuela)| Solista: Eiko Senda (canto, Japão)

Programa: WAGNER, R.: Dich, Teure halle / STRAUSS, R.: Salome “Aria Final” / BERLIOZ, H.: Sinfonia Fantástica

 

Dia 19 de outubro, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa

Regente: Gudni Emilson (Islândia)| Solista: Cláudia Nascimento (flauta, Brasil)

Programa: MOZART, A.: Concerto para flauta / TCHAIKOVSKY, P.: Sinfonia no. 6

 

Dia 2 de novembro, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa

Regente: Pedro Amaral (Portugal)| Solista: Daniel Guedes (violino, Brasil) e Fábio Presgrave (violoncelo, Brasil)

Programa: CHAGAS, R.: Obra em Estreia Sobre a Viagem de Magalhães / BRAHMS, J.: Concerto duplo para Violino e Violoncelo

 

Dia 30 de novembro, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa

Diretor Artístico: Fernando Cordella |  Solistas: Clara Couto, Raquel Aranha e Osny Fonesca (bailarinos, Brasil)

Programa: LULLY, J.: Suíte Le Bourgeois Gentilhomme | REBEL, J.: Les Caractères de la Danse

 

Dia 14 de dezembro, sábado, às 17h, na Sala de Concertos da Casa da Ospa

Regente: Evandro Matté | Solistas: Flávio Leite (canto, Brasil) e Elisa Machado (soprano, Brasil) / Coro Sinfônico da Ospa

Programa: Repertório especial de Natal

 

SÉRIE IGREJAS

– Dia 24 de maio, quinta-feira, na Igreja São João Batista

Regente: Arthur Barbosa | Solista: Ângela Diel (canto, Brasil)

Programa: ROSSINI, G.: “Sinfonia em Dó no. 1 / VERDI, G.: Abertura “Ópera La Traviata” / MOZART, A.: “Sinfonia no. 25”

 

Dia 7 de junho, quinta-feira, na Igreja da Russurreição

Regente: Helder Trefzger (Brasil) | Solista: Daniel Soares (trompa, Brasil)

Programa: HAYDN, J.: Abertura em D Hob La: 4 / MOZART, W.: Concerto para Trompa no. 4 / MOZART, W.: Sinfonia no. 1

 

Dia 6 de setembro, sexta-feira, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Novo Hamburgo)

Regente: Marcelo Jardim (Brasil) | Solista: Gabriela Rossi (canto, Brasil)

Programa: a definir

 

Dia 11 de outubro, sexta-feira, na Igreja Santa Teresinha

Regente: Fredi Gerling (Brasil) | Solista: Paulo Inda (violão, Brasil)

Programa: a definir

 

Dia 10 de novembro, domingo, na Igreja Pão dos Pobres

Regente: Manfredo Schmiedt (Brasil) | Solista: Elisa Machado (soprano, Brasil)

Programa: GOMES, A.: Abertura da Ópera “Fosca”/ BIZET, G.: Ária “Le voici, voici la quadrille!”da Ópera Carmen / VERDI, G.: “E strano, e strano…Follie, follie…Sempre Libera”’da ópera “’La Traviata”’/ WAGNER, R.: Procissão e Coral da ópera Mestres Cantores de Nuremberg / Mendelssohn-Bertholdy, F.: Hör mein Bitten (Ouve a minha oração) / RUTTER, J.: For the Beauty of the Earth

 

Dia 06 de dezembro, sexta-feira, local a definir

Regente: Diego Schuck (Brasil) | Solista: Altair Braz Venâncio (fagote, Brasil)

Programa: BACH, J.: “Oratório de Natal BWV 248 – Parte I” / VILLA-LOBOS, H.: “Concerto para Fagote” / BACH, J.: Oratório de Natal BWV 248 – Parte IV”

 

ÓPERA

Dias 24 e 25 de agosto, sexta-feira e sábado, no Theatro São Pedro

Regente: Evandro Matté | Direção cênica: William Pereira | Elenco: Denise de Freitas, Carla Cottini, Raquel Fortes, entre outros

Programa: GLUCK, C,: Orfeu e Eurídice

 

SÉRIE ARAÚJO VIANNA

Dia 28 de abril, sábado, no Auditório Araújo Vianna

Regente: Evandro Matté

Programa: Cronologia da trilhas sonoras dos maiores clássicos de jogos de videogames

 

Dia 07 de julho, domingo, no Auditório Araújo Vianna

Regente: Evandro Matté| Solista: Trio In Uno, Michel Dorfmann, Paulo Dorfmann e Luciano Maia

Programa: A definir – Música instrumental gaúcha

 

Dia 24 de novembro, domingo, no Auditório Araújo Vianna

Regente: Evandro Matté (Brasil)

Programa: Principais sucessos da banda britânica Pink Floyd em versão sinfônica, incluindo faixas de “The Dark Side of the Moon” e “The Wall”

 

SÉRIE INTERIOR

– Dia 31 de março – Caxias do Sul

– Dia 18 de abril – local a definir

– Dia 1 de maio – Erechim

– Dia 14 de junho – Lajeado

– Dia 19 de julho – São Leopoldo

– Dia 19 de setembro – local a definir

– Dia 25 de outubro – Santa Rosa

– Dia 14 de novembro – Uruguaiana

– Dia 18 de dezembro – Carlos Barbosa

– Dia 20 de dezembro – Venâncio Aires

 Regentes: Evandro Matté, Tiago Flores e Arthur Barbosa

 

SÉRIE MÚSICA DE CÂMARA

– Dia 21 de abril – Quinteto para Clarinete e Cordas

– Dia 05 de maio – Sexteto Porto Alegre

– Dia 16 de junho – Oboé Quarteto

– Doa 21 de julho – Quinteto Som 5

– Dia 04 de agosto – Lux Quarteto

– Dia 22 de setembro – Quarteto Poiesis

– Dia 27 de outubro – Metal Trio

– Dia 17 de novembro – Recital Ziriguidum

 

CORO SINFÔNICO

– Dia 28 de julho – Regência: Manfredo Schmiedt

 -Dia 20 de outubro – Regência: Manfredo Schmiedt

 

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2019 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Panvel, CMPC Celulose Riograndense, Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Audio Porto, Grupo Renner, Thyssenkrup e Sulgás. A realização é da Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac/RS.

www.ospa.org.br 

 

Faça seu comentário