Escrito por em 17 maio 2019 nas áreas Movimento

Trata com sarcasmo histórias e eventos da atual política brasileira

No próximo dia 23 de maio acontecerá a estreia da nova “ópera de rua” de Jorge Antunes, intitulada “O Exfakeado”. O espetáculo será apresentado no estacionamento em frente à Casa do Professor, da ADUnB (Associação dos Docentes da Universidade de Brasília, no Campus Darcy Ribeiro), às 18h30, com entrada franca.

O libreto dessa ópera buffa, também de autoria do maestro Antunes, trata com sarcasmo histórias e eventos recentes da atual política brasileira.
Cantores, solistas e coro são formados pelo grupo brasiliense que desde 2011 vem atuando nas óperas de rua de Jorge Antunes: a soprano Gandhia Brandão, o tenor Yonaré Torres, o barítono Jansler Aragão, a soprano Andreia Lira, o ator Hilan Bensusan, Juliano Berko, e outros. O conjunto instrumental é formado de flauta, clarineta, clarinete baixo, violão, teorba, bandolim, 2 percussionistas, 3 violinos, viola, 2 violoncelos, contrabaixo e baixo elétrico. A formação inclui também um CD com sons eletrônicos.

O inusitado na ópera, é que Jorge Antunes adotará recurso cênico do antigo teatro grego, com os personagens usando grandes máscaras. A música é eclética, mesclando vertente moderna com canções de linguagem popular.

A história se passa em Brasília, durante o carnaval. É época de eleições para escolha da nova diretoria da Associação Cultural Pacotão, sociedade que todo ano coloca na rua seu famoso bloco carnavalesco “O Pacotão”. A ópera, em um ato, encena um debate televisivo de candidatos, sob o comando do mediador William Boina.

Os principais personagens são os nove candidatos à presidência da Associação: Pastor Falamaia, Eskindô Jonum, Reembolso Nário, Ostra Brilhante, Alessandro Fruta, Donald Trompa, Goiabosa dos Mares de Jesus, General da Banda Mourão e Sérgio Des Moro-Alisado. Outros três personagens montam uma tramoia: Phlavio Reembolso Nário, Mister Bananon e Amélio.

A estreia da ópera tem o apoio cultural da ADUnB (Associação dos Docentes da Universidade de Brasília) e integra as comemorações dos 41 anos da entidade sindical.

 

,

Faça seu comentário