Escrito por em 7 maio 2019 nas áreas Lateral, Música contemporânea, Programação, Rio de Janeiro

Concerto dedicado à Música Brasileira

O concerto marca o repertório que o grupo apresentará em sua  Turnê Internacional, de 26/05 a 03/06 na Espanha, sob a direção musical e regência de Anderson Alves.

 

Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca

Faz parte do Programa Orquestra nas Escolas. A Secretaria Municipal de Educação deu o pontapé inicial no programa em 2017, com vistas ao fortalecimento da educação por meio da arte. A iniciativa tem contribuído para promoção da melhoria da qualidade de vida e ensino de estudantes, por meio de aulas gratuitas de música nas escolas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. A Orquestra realiza seus ensaios na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

 

Anderson Alves

Anderson Alves

Natural do Rio de Janeiro, Anderson Alves é maestro, pianista e compositor. Regente titular da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca e diretor musical do Programa Orquestra nas Escolas. Estudou regência com Isaac Karabtchevsky, Kirk Trevor (Inglaterra), Ricardo Rocha e Fábio Mechetti. Fez especialização em regência de ensembles com Eduardo Lopes (prof. do conservatório de Bordeaux, França).

Como convidado, Anderson Alves tem regido importantes conjuntos sinfônicos, tais como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica Heliópolis – Instituto Baccarelli, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra MUNASP, Orquestra Sinfônica Nacional UFF, tendo atuado como regente convidado desde 2014. Em 2009, fez especialização em regência com o maestro Felipe Cattapan (Prof. da Escola Superior de Berna, Suíça).

Atuou como regente assistente e pianista acompanhador da classe de ópera no Conservatório Brasileiro de Música. Por 5 anos foi coordenador do Projeto “Educanção” e regente do Coral Municipal na Prefeitura de Paraty – RJ. Tem dividido o palco com artistas como Sônia Maria Vieira, Tomaz Soares, Maria Helena Andrade, Elba Ramalho e  Guilherme Arantes, dentre outros.

 

PROGRAMA

Anderson Alves (1986)
Abertura Festiva No.1
– Estreia mundial

Camargo Guarnieri (1907-1993)
Suíte Vila Rica (excertos) Maestoso – Andantino – Saudoso – Baião

Alberto Nepomuceno (1864-1920)
Batuque da “Série Brasileira”

H. Villa-Lobos (1887-1959)
Samba Clássico
– Orquestração de Anderson Alves

Lorenzo Fernandez (1897-1948)
“Reisado do Pastoreiro” Batuque

Maestro Duda (1935)
Temas Nordestinos

Maestro Duda (1935)
Suíte Nordestina

 

SERVIÇO

 

 

Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca na Cidade das Artes

Dia 11 de maio, sábado, às 17h

Teatro de Câmara da Cidade das Artes (Av. das Américas, 5300 – Barra – Rio – 3325 0102)

Entrada franca

 

Faça seu comentário