Escrito por em 3 maio 2019 nas áreas Lateral, Música de câmara, Programação, Rio de Janeiro

O encontro desses três músicos era improvável

A Sala Cecília Meireles, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e PETROBRAS apresentamquarta-feira, dia 8 de maio, às 20h, dentro da Série Recitais de Guiomar: Jazz, o trio formado por Lipe Portinho (contrabaixo), Raphael Grumser (guitarra) e André Fróes (bateria e percussão).

O encontro desses três músicos era improvável. Separados por uma geração inteira, Raphael Grumser, guitarrista com 24 anos e Lipe Portinho, contrabaixista/arranjador com 51, se encontraram por acaso numa canja na noite carioca em 2017. O maestro, à época, 49 anos de carreira parou para aplaudir o virtuosismo inteligente e elegante do jovem guitarrista e nunca mais o perdeu de vista.

O reconhecimento mútuo revelou os mesmos ídolos e o apreço pelo tipo de sonoridade jazzística da música brasileira nos anos de 1960/70. Em 2018, gravaram um CD com a cantora estoniana Pille-Rite Rei só de composições originais e aí começou a parceria que desaguou no Duo Portinho Grumser e depois no Trio com o baterista André Fróes, a formação que exige mais proficiência na música, o grande desafio, e que se revelou um grande prazer.

Com composições originais em gêneros brasileiros, também com um Piazzolla e standards de jazz, a sonoridade do trio pode ser traduzida na frase do contrabaixista Paul McCartney: “Eu sinto como os anos 60 estivessem para acontecer, eu sinto como um período no futuro para mim, muito mais que um período do passado”.

 

PROGRAMA

Dietz & Schwartz
Alone Together 

Raphael Grumser
Orfeu e Eurídice

Lipe Portinho
Todas as Cores

Cartola
Amor Proibido 

Thelonius Monk
Ask Me Now

Raphael Grumser
Uma Coleção de Páginas

Raphael Grumser
False Mirror

Lipe Portinho / Raphael Grumser
Parque Lage

Astor Piazzolla
Kicho 

João Donato
Malandro

Lipe Portinho
Balada Para Um Mundo Solitário 

Cole Porter
From This Moment On 

 

SERVIÇO

 

Trio Portinho na série Recitais de Guiomar: jazz

Dia 08 de maio, quarta-feira, às 20h

Espaço Guiomar Novaes (R. Teotônio Regadas, 2 – Centro – Rio – 2332 9223)

 

Ingressos a R$ 10,00 (5,00 estudantes e idosos)

www.ingressorapido.com.br

 

Faça seu comentário