Antônio Rodrigues

Antônio Rodrigues

Apaixonado por música coral, é um dos fundadores e mantenedor do movimento.com.

Alice P. Klein

Alice P. Klein

Nascida em 1946 em São Paulo, estudou Enfermagem na Escola Paulista de Medicina, trabalhando nesta área por mais de dez anos. Amante da Música desde criança, formou-se em piano no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo em 1967. Acompanha o meio musical brasileiro com paixão e atua como colaboradora de músicos e organizadora de eventos artísticos.

Andre Effgen

Andre Effgen

Graduado em História pela UESB e Mestrando em Arqueologia pelo Museu Nacional/UFRJ. Egiptólogo, dedica-se sobretudo a pesquisas sobre as religiões no Antigo Egito, tanto no âmbito estatal, quanto no funerário. Com grande fascínio pela música erudita, desenvolve em paralelo uma pesquisa sobre a importância da ópera na construção da identidade cultural do ocidente moderno.

Antônio Campos

Antônio Campos

Bacharel em Informática, especialista em Gerência de Projetos. Coordenou os projetos para disponibilização na Internet do Acervo do Cabido do Rio de Janeiro e do Acervo Cleofe Person de Mattos. Corista do Madrigal Ars Plena e da Cia. Bachiana Brasileira. Elaborou a primeira edição moderna do Requiem, de Marcos Portugal, gravado em CD.

Aristides A. J. Makowich

Aristides A. J. Makowich

Dedica-se à música desde quando freqüentou o Conservatório da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes, de Blumenau. Há mais de 20 anos, está voltado à divulgação da música clássica no programa "A música dos grandes mestres" em Londrina. Publicou artigos sobre música clássica e seus compositores, nos jornais desta mesma cidade.

Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk

Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk

Advogado e professor da Faculdade de Direito da UFPR (Graduação e Mestrado) e da Escola de Direito da PUC/PR. Doutor e Mestre em Direito pela UFPR. Frequentador assíduo de óperas e concertos no Brasil e no exterior.

Cleber Papa

Cleber Papa

Dirige e desenvolve projetos e espetáculos de música popular e erudita, teatro, fotografia e de design. Produz e cria espetáculos e festivais de ópera, teatro e concursos de canto. Dirigiu e produziu óperas no Brasil e no exterior. Criou e dirigiu o Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, o Festival Amazonas de Ópera (1999 e 2000), o Festival de Ópera do Theatro da Paz (de 2002 a 2006).

Edson Tadeu Ortolan

Fez os estudos musicais no Conservatório Carlos Gomes, na Escola de Artes Pró-Música e cursos livres em outras instituições. Atua como professor de História da Música, com um livro sobre o assunto. Filiado à Sociedade Brasileira de Música Contemporânea. Compôs cerca de 100 músicas, de estilo politécnico, universalismo, abstração e experimentalismo. Muitas de suas composições foram executadas no Brasil e no exterior.

Érico de Almeida Mangaravite

Érico de Almeida Mangaravite

Servidor público, formado em Odontologia e em Direito, com pós-graduação em Ciências Penais. Participou de corais, frequentador de óperas e concertos e colaborador do caderno "Pensar", do jornal "A Gazeta" (ES), no qual escreve resenhas e artigos sobre música clássica.

Fabiano Gonçalves

Fabiano Gonçalves

Publicitário e roteirista (formado no Maurits Binger Film Institute - Amsterdã). Corroteirista do longa O Amor Está no Ar e de programas de TV (novela Chiquititas - 1998/2000). Redator na revista SuiGeneris, no site Escola24horas e no Departamento Nacional do Senac. Um dos fundadores do movimento.com, escreve também sobre televisão para o site teledossie.com.br. - E-mail: fabiano@movimento.com

Gilberto Chaves

Gilberto Chaves

Membro de Comissão de festejos do Sesquicentenário de Carlos Gomes, em 1986, com a montagem, no Theatro da Paz, de Il Guarany. Pesquisador na área de música e canto, com palestras sobre música, promovendo e dirigindo concertos líricos. Escreveu artigos para programas de música no Brasil e exterior. Na Coordenadoria de Cultura da Secult/PA participou de atividades ligadas a áreas de produção musical do Estado, como edições de CDs e DVDs. Em 2005 e 2006, promoveu no Instituto de Artes do Pará, com Maria Sylvia Nunes, audições comentadas de espetáculos líricos. Dirigiu o Theatro da Paz de 2002 a 2006. Atualmente assina a Direção Artística e a Coordenadoria Geral do Festival de Ópera do Theatro da Paz.

Guilherme Mannis

Guilherme Mannis

Regente, compositor e pianista. Bacharel em Composição e Regência pela Unesp e formado em piano pela Universidade Livre de Música. Regeu importantes orquestras no Brasil. Desde 2006, é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe.

Janette Dornellas

Janette Dornellas

Soprano com graduação em música e canto. Pós graduação em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Supoerior. Bacharel em Canto pela Universidade de Brasília. Professora de Canto Erudito da Escola de Música de Brasília. www.janettedornellas.mus.br

José Neistein

José Neistein

Formado em Filosofia na USP e em Viena. Conferencista em universidades da Europa e das Américas. É membro das associações nacional e internacional de críticos de arte, com vários livros publicados. É crítico de arte, música, literatura, teatro e ópera.

Leonardo Marques

Leonardo Marques

Formado em Letras com pós-graduação em Língua Italiana. Frequentador assíduo de concertos e óperas. Participou de cursos particulares sobre ópera. E-mail: leonardo@movimento.com

Leonardo Steffano

Leonardo Steffano

Jornalista profissional, acompanha a cena musical de Belo Horizonte desde 1992. Estudou trompa, iniciação musical (UFMG) e cantou durante dez anos no Madrigal Renascentista, tendo participado de gravações e apresentações no Brasil e na Europa. Foi assistente do filósofo e professor Moacyr Laterza (1928-2004).

Marcos Menescal

Marcos Menescal

Marcos Menescal é tenor lírico, formado em canto pela UFRJ. Integrante do Coro do TMRJ desde 1981. Exerceu atividade de solista neste e em outros teatros entre 1983 e 2002. Interpretou personagens como Goro em “Madama Butterfly”, Pong em “Turandot”, Remendado em “Carmen”, Beppe em “Pagliacci”, Tanzmeister em “Ariadne auf Naxos”, etc, ou líricos como Nemorino em “L’Elisr d’Amore”, Almaviva (Il Barbiere di Siviglia), Lindoro (L’Italiana in Algeri), Ferrando (Così fan tutte), Elvino (La Sonnambual), entre outros.

Marco Antônio Seta

Marco Antônio Seta

Diplomado em Educação Musical, Artes Visuais e Educação Artística. Publicou artigos e críticas de óperas em vários veículos de SP ao longo de três décadas.

Marcus Góes

Marcus Góes

Musicólogo, crítico de música e dança e pesquisador. Tem livros publicados também no exterior. Considerado a maior autoridade mundial sobre Carlos Gomes.

Mauro Chantal

Mauro Chantal

Doutor em música pela UNICAMP, atua como docente na área de canto lírico na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

movimento.com

movimento.com

Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.

Patricia Luciane de Carvalho

Patricia Luciane de Carvalho

Advogada em São Paulo. Professora de Direito da Propriedade Intelectual

Regina Schlochauer

Regina Schlochauer

Regina Schlochauer é cravista e pianista, com mestrado pela ECA-USP. Foi orientadora no Coralusp, professora de instrumento e História da Música no Instituto Mackenzie. Foi professora na Escola Musical Henrique Osvald, em Santos. Participou também de apresentações de obras como “Les Noces”, de Stravinsky, “Catulli Carmina”, de Carl Orff, “Printemps”, de Claude Debussy, e trabalhou também em apresentações de óperas, como responsável pelo cravo contínuo em encenações de vários títulos.

Sergio Casoy

Sergio Casoy

Pesquisador e estudioso de música lírica, traduz libretos, tem vários livros publicados, profere conferências e produz várias outras atividades ligadas ao mundo da ópera.

Viviane Carnizelo

Viviane Carnizelo

Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo - ECA/USP. Aluna especial de mestrado em Estética da Arte no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP. Curso livre de Introdução à História da Arte no MASP. Postagens no blog Palavras de Arte, de própria autoria, com crônicas sobre cotidiano, mostras de arte e textos ficcionais diversos. palavrasdearte.wordpress.com

Wellen Barros

Wellen Barros

Wellen Barros – Cantora Lírica integrante dos corpos artísticos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Concluiu Bacharelado em Música pelo Conservatório de Música de Niterói. Formada em História da Dança pela UNIDANÇA. Atua como preparadora vocal para atores na Companhia de Teatro Recontando Conto. Possui especialização em Shakespeare tendo como Mestra Bárbara Heliodora. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Verdi e sua dramaticidade teatral. Autora da Biografia da primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Cecília Kerche para o Figuras da Dança da São Paulo Companhia de Dança.