O www.movimento.com , ainda na fase de site, foi fundado por alguns coralistas que se indignavam com a dificuldade de veicular suas apresentações de uma maneira pelo menos razoável. Daí, nasceu a formulação de um site dedicado à música coral, que se expandiu para música clássica em geral. Hoje, além de mantermos este escopo, esticamos nosso braço para abarcar também a dança clássica e a dança contemporânea.

A iniciativa cresceu e está no ar desde o ano 2000, fazendo valer as idéias originais. Muitos articulistas deram a conhecer suas opiniões, muitos eventos foram colocados no ar, muitas pessoas deram suas opiniões e muitas mais consultaram nossas páginas com o intuito de consultas e aumento de conhecimento. Isso, para o Brasil inteiro e para muitos usuários do exterior.

O objetivo primordial, que mantivemos, é fazer com que a Música Clássica no Brasil tenha um espaço muito maior e muito melhor do que o atualmente disponível. Com este objetivo, estabelecemos quatro pontos de atuação que nos pareceram mais importantes e diretos, para um contato com nossos usuários. São estes os quatro pontos que vamos destacar em nosso Blog.

O primeiro deles diz respeito à “divulgação de programação”, onde demonstramos uma grande força, pois abrimos espaço para a programação propriamente dita (dia, hora, local, preço e obra), com todas as informações que nos sejam enviadas pelos responsáveis pela divulgação do evento, sem economia de espaço.

O segundo ponto é o que se refere ao material gerador de aumento de cultura e também de pesquisa sobre Compositores, Intérpretes e Obras. Em breve, vamos colocar um link que conectará os usuários ao acervo do site do movimento, para consultas sobre História da Música, biografias, currículos, etc…

O terceiro diz respeito a matérias, com rotatividade, onde colocamos à disposição dos usuários textos sobre diversos assuntos escritos por pessoas totalmente diferentes, para que se tenha uma conotação aberta e não dirigida. São Notícias, Críticas e Artigos, que dão uma ideia do que acontece no mundo da música clássica e como os fatos são encarados por esses diversos colaboradores.

O quarto é justamente aquele voltado para a troca de ideias com o usuário. São os espaços que colocamos, para uma comunicação de mão dupla, onde falamos com o usuário e onde ele fala conosco e com os demais. São os comentários que qualquer pessoa pode postar, após as matérias publicadas, sempre dentro de um mínimo de educação e respeito pelo próximo.

Mais uma vez, é importantíssimo frisar que o Blog está totalmente aberto à colaboração das pessoas que desejarem fazê-lo. Basta comunicar-se e entraremos em contato, para avaliar o que a pessoa está oferecendo aos nossos usuários, como colaborador.

O Blog não conta com a ajuda pecuniária de nenhuma empresa ou entidade. Acreditamos que seria mais fácil difundi-lo, se tivéssemos algum aporte financeiro, mas sabemos da dificuldade de se conseguir isso. Por isso mesmo, trabalhamos com a crença de que as pessoas que gostam do nosso trabalho serão a mais importante maneira para difundir o www.movimento.com .

Queremos que nossos usuários acreditem em nossos ideais e possam nos ajudar nesta conquista. Uma das ideias é divulgar o nosso Blog nos seus clubes de Internet. Todos que, de algum modo estão envolvidos com Música Clássica, especialmente as pessoas ou entidades de pouco poder financeiro ou político, entendem perfeitamente que não pode morrer este ideal que nos levou a criar este Blog, definitivamente postado ao lado da Música Clássica e da Dança.

Antonio Rodrigues
Diretor Geral