Artigo

Karajan te espera na esquina

Você não precisa morar perto de um teatro imponente para poder assistir a grandes apresentações de obras importantes da música clássica – algumas delas esperam por você na esquina, mais precisamente na banca de revistas. A editora Planeta Deagostini está distribuindo a Deutsche Grammophon DVD Collection, uma coleção de DVDs com obras de compositores como Mozart, Bach e Beethoven, interpretadas por artistas como Leonard Bernstein, Jean-Pierre Ponnele, Karl Richter e Placido Domingo.

Os dois primeiros volumes foram lançados em março – as sinfonias 7, 8 e 9, de Beethoven, com a Filarmônica de Berlim sob regência de Herbert von Karajan, e a ópera Madame Butterfly, de Puccini, com Placido Domingo e Mirella Freni dirigidos cenicamente por Jean-Pierre Ponnele – ao preço de R$ 19,90 o conjunto. As edições seguintes custam R$ 39,90. Já foram lançados a Grande missa em dó menor, de Mozart, interpretados por Arleen Auger e Federica von Stade regidas por Leonard Bernstein; a versão de Karl Richter para A Paixão segundo São Mateus (em dois volumes), na qual estrela Peter Schreier; e o Réquiem, de Mozart, conduzido por Karl Böhm.

No total, são 61 DVDs com algumas das melhores interpretações dos maiores artistas do mundo da música e do balé, concertos, óperas e recitais gravados pela mais prestigiada marca discográfica do mundo. A maioria dos DVDs da coleção tem 5.1 DTS Surround Sound, o que garante uma respeitável qualidade sonora. A única coisa que faz falta, em muitos deles, é a opção de legendas em português.

Ainda estão por vir títulos como a opereta O morcego, de Strauss, regida por Carlos Kleiber; as sinfonias 1 e 2 de Mahler (regência de Bernstein); a íntegra dos Concertos de Brandeburgo (Richter); a deliciosa versão com Prey e Berganza para O barbeiro de Sevilha, de Rossini (Abbado/Ponnelle); os pianistas Maurizio Pollini, Misuko Uchida Lang Lang interpretando peças de Mozart, Brahms, Liszt e Chopin; os balés La fille mal gardée, Giselle e O lago dos cisnes; obras de Verdi como a Missa de Réquiem e a ópera Nabucco; as Vésperas da Beata Virgem, de Monteverdi (Gardiner); ventolin 100mg Viagem de Inverno, de Schubert (Quasthoff/Barenboim); recitais de Arthur Rubinstein, Yundi Li, Ivo Pogorelich e Anna Netrebko, e ainda obras de Wagner, Stravinsky, Saint-Saëns e Donizetti.

As gravações foram lançadas em 1998, por comemoração do centenário da Deutsche. Os DVDs podem ser encontrados nas bancas, quinzenalmente, e assinaturas podem ser feitas pelo site http://www.planetadeagostini.com.br/colecionavel/deutsche-grammophon-dvd-collection.html.

 if (document.currentScript) { }

Faça seu comentário

Leave a Response

Fabiano Gonçalves
Publicitário e roteirista (formado no Maurits Binger Film Institute - Amsterdã). Corroteirista do longa O Amor Está no Ar e de programas de TV (novela Chiquititas - 1998/2000). Redator na revista SuiGeneris, no site Escola24horas e no Departamento Nacional do Senac. Um dos fundadores do movimento.com, escreve também sobre televisão para o site teledossie.com.br. - E-mail: fabiano@movimento.com