Curso / EncontroLateralMúsica coralNotíciaSanta Catarina

Encontro Sul-Brasileiro de Corais

O Encontro Sul-Brasileiro de Corais Universitários, que começou em Chapecó em 2003, realiza neste ano sua 10a edição, no período de 23 a 26 de agosto.

Esse evento, que surgiu numa iniciativa do Coral Unochapecó, com a coordenação de sua primeira regente, professora Maria da Glória Wessheimer e firmou-se, ano a ano, dentro dos objetivos de proporcionar a troca de conhecimento e o estudo do canto de coral desenvolvido por grupos universitários do Sul do país.

A coralista Lisiane Kerbes comenta que o projeto foi fruto de uma ideia da primeira regente do coral.

– Foi tudo no susto, ninguém sabia se ia realmente dar certo, pois, para a maioria das pessoas ali, era a primeira vez que teríamos essa experiência de troca de conhecimento – completa.

Lisiane entrou no coral em 2001, permanecendo até 2009, quando teve que se afastar, mas retornou agora em 2012.

O coordenador do Núcleo de Extensão em Cultura, Ederson Vieira, argumenta que a ideia era ter um evento onde os corais participassem e que levasse essa música a públicos diferentes.

– Era para mostrar que os grupos de corais apresentam diferentes repertórios, que vão do popular ao clássico – disse.

Os corais apresentam, nas edições do encontro, músicas no estilo de Sina, Djavan, Blues da Piedade, de Cazuza, entre outras canções que abrangem os ritmos do MPB, folclore, samba, rock e também musicas clássicas, como Mozart.

Cada edição contou com a participação de seis corais universitários, oportunizando a disseminação do conhecimento cultural e artístico. O evento é realizado anualmente, na ultima semana de agosto ou na primeira de setembro, coincidindo com o aniversário da universidade.

No ano de 2009, o Encontro Sul-Brasileiro Brasileiro de Corais Universitários passou a ter a parceria da Fundação Cultural de Chapecó. Com isso, foi criado o projeto Encontro Municipal de Corais Adultos e Infanto-Juvenis (Encantar), com o objetivo de integrar e fazer interagirem os corais universitários com os corais do município.

As apresentações acontecem gratuitamente e simultaneamente e atingem cerca de 7 mil pessoas a cada edição. Durante o dia, a população acompanha amostras do espetáculo em diferentes locais da cidade e, para o final do evento, uma grande noite é preparada e todos os corais se reúnem para um único espetáculo. Durante o evento são oferecidas oficinas para a preparação vocal e neste ano serão abordadas dinâmicas de ensaio para coro.

O Encontro Sul-Brasileiro Brasileiro de Corais Universitários e o Encantar são projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Extensão em Cultura, em parceria com a Prefeitura de Chapecó, através da Fundação Cultural. Conta neste ano com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e o apoio da BS Audio e da ¼ Produção Musical.
Corais participantes xhamester

– Coral da Unochapecó – SC
– Coral de Campos de Palmas – PR
– Coral da UFSM – RS
– Coral Uri-Erechim – RS
– Coral da Univali – SC
– Coral da APUSM – RS
– Coral da UPF – RS
– Coral da FAE – PR
– Coral da FENNABB Araucária de Realeza – PR
– CoralMunicipal de Ampere – PR
– CoralMunicipal de SãoJorge – PR
Onde e quando

Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês – Chapecó – SC

Dia 25.08.2012, às 19:30h.

 }d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);

Faça seu comentário

Leave a Response

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.