MovimentoNotícia

Ganhadores do Prêmio Carlos Gomes

Dia 27 de agosto aconteceu a cerimônia de entrega do XV Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita no Theatro Municipal de São Paulo.

A ópera L’Enfant et les Sortilèges foi a grande vencedora da noite, levando 6 prêmios: Melhor Espetáculo de Ópera, Direção de Cena para Lívia Sabag, Cenários e Figurinos de Fernando Anhê, Iluminação de Wagner Pinto e Cantora Solista para Denise de Freitas.

O Troféu Guarany, que premia o conjunto de realizações de uma carreira, foi para Dyra Oliveira pelo trabalho de vários anos no Theatro São Pedro de São Paulo. A Orquestra Sinfônica vencedora foi a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. O Regente de Ópera foi Luiz Fernando Malheiro e a Regente Sinfônica vencedora foi Lígia Amadio. O Conjunto de Câmara que ganhou foi o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e a Solista Instrumental foi Sonia Rubinsky. Patrocínio: Sabesp. Contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Realização: Algol Editora.

A apresentação foi de Beatriz Segall.  No evento, foram interpretadas canções de Carlos Gomes com arranjos de Abel Rocha, com os cantores Niza de Castro Tank e Rosana Lamosa (sopranos), Fernando Portari (tenor) e o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

 

Vencedores do XV Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita

Espetáculo de Ópera
L’Enfant et les Sortilèges     – Theatro Municipal de São Paulo.

Direção de Cena
Lívia Sabag  – L’Enfant et les Sortilèges no Theatro Municipal de São Paulo.

Cenário
Fernando Anhê – L’Enfant et les Sortilèges – Theatro Municipal de São Paulo.

Figurino
Fernando Anhê – L’Enfant et les Sortilèges no Theatro Municipal de São Paulo.

Cantor Solista
Fernando Portari – Die Fledermauss, no Theatro Municipal de São Paulo; Roméo et Juliette e Don Pasquale, no Theatro São Pedro em São Paulo; La Bohème no Theatro Pedro II em Ribeirão Preto.

Cantora Solista
Denise de Freitas – Die Walkure e L’Enfant et les Sortilèges no Theatro Municipal de São Paulo; Nabucco no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Diálogo das Carmelitas no Teatro Amazonas.

Conjunto de Câmara american pharmacy buy amoxicillin
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo – Pelos muitos anos de atividade com a coerência de um grupo especial.

Iluminação
Wagner Pinto – L’Enfant et les Sortilèges no Theatro Municipal de São Paulo.

Orquestra Sinfônica
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais     – Pela qualidade conseguida através da reflormulação efetuada por Fábio Mechetti.

Regente
Lígia Amadio – Pelo trabalho com a Orquestra Sinfônica ds USP.

Regente de Ópera
Luiz Fernando Malheiro – Die Walkure no Theatro Municipal de São Paulo; Tristan und Isolde no Teatro Amazonas.

Solista Instrumental
Sonia Rubinsky – Pela gravação integral das Canções Sem Palavras de Mendelssohn.

Troféu Guarany
Dyra Oliveira – Pelo trabalho de vários anos no Theatro São Pedro.

 

No começo do mês de agosto saiu a lista dos Indicados ao XV Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita. São 13 categorias: Espetáculo de Ópera, Cenário, Figurino, Iluminação, Direção de Cena, Solista Instrumental, Conjunto de Câmara, Regente Sinfônico, Orquestra Sinfônica, Regente de Ópera, Cantor Solista, Cantora Solista, e o Troféu Guarany, que premiou o conjunto de realizações de uma carreira.

Cada vencedor recebe um diploma, um troféu, e R$ 3 mil em dinheiro. O homenageado com o Troféu Guarany recebe R$ 5 mil.

Inicialmente, uma comissão de 31 profissionais definiu a lista dos indicados. Para definir os vencedores, foram duas votações paralelas: a do Corpo de Jurados, composto de 175 membros distribuídos por todo o Brasil, e a de um Júri Popular, de 2078 votantes. O resultado é feito por um procedimento matemático que equaliza os valores.

A votação aconteceu entre os dias 30 de julho a 26 de agosto. A votação popular foi realizada pelo site http://www.premiocarlosgomes.com.br

Criado em 1996, o Prêmio Carlos Gomes toma como patrono o maior operista das Américas e busca criar um universo de referências, através da escolha dos melhores nomes da música lírica e sinfônica do Brasil, trazendo um novo estímulo à vida cultural do país. A realização é da Algol Editora, a Comissão Organizadora é presidida pelo soprano Niza de Castro Tank. O Colegiado de Indicação é um órgão composto por especialistas desse segmento cultural. Site: http://www.premiocarlosgomes.com.br} else {

Faça seu comentário

Leave a Response

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.