LateralMovimentoNotícia

Perdemos Alceo Bocchino

Morreu no último domingo, no Rio de Janeiro, de falência múltipla dos órgãos, o maestro, compositor e pianista Alceo Bocchino.

Alceo Bocchino
Curitiba, 30/11/1918 – Rio de Janeiro, 07/04/2013

Aos 5 anos já tocava piano em festivais de arte, diplomando-se em piano pelo Conservatório de Salzburgo (Áustria). Alceo, que tinha 94 anos, teve importante participação na vida musical brasileira, especialmente na segunda metade do século passado.

Após sua passagem como professor de piano, na Escola de Música e Belas Artes do Para­ná, e de fisiologia da voz, no Con­servatório de Santos, transfe­riu-se para o Rio de Janei­ro, onde atuou como diretor musical das rádios Mayrink Veiga e Mun­dial. Um dos principais colaboradores de Villa-Lobos na década de 50, o músico também foi fundador da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, assim como um dos fundadores da Orquestra da Rádio MEC (atual Sinfônica Nacional da UFF), da qual foi regente titular.

Foi regente de importan­tes orques­tras brasi­leiras, tais como a Orquestra Sinfônica Brasileira, a do Thea­tro Municipal do Rio de Janeiro e a Or­questra de Cãmara da Rádio MEC, além abortion pill de reger e orquestrar para diversas or­questras de rádio e tele­visão. Na OSB,  foi assistente do maestro Eleazar de Carvalho, instituição na qual ocupou o cargo de Diretor Artístico entre 1963 e 65. Era ocupante da cadeira nº 37 da Acade­mia Brasileira de Músi­ca.

De sua obra orquestral destacam-se Seres­ta suburbana, Fantasia, para orquestra (1938), Bailado do trigo (1940) e a sinfonia Um poema para a Lapa.

O www.movimento.com lamenta a passagem de Alceo Bocchino.

document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);}

Faça seu comentário

3 Comments

  1. Esse homem acompanhou ao piano alguns dos maiores cantores do século, como Gigli e Schipa. Uma vergonha que o país não tenha memória e nem preocupação com a alta cultura.

  2. Tive algumas oportunidades de falar com o grande músico e ser humano Alceo Bocchino em visitas ao Rio e nos Festivais de Música de Londrina e Curitiba. Ele estimulava os jovens e eu fui um destes jovens que enveredou pela música através da motivação do Maestro e Compositor Alceo Bocchino. O Paraná lamenta muito seu falecimento!

Leave a Response

Leonardo Marques
Formado em Letras com pós-graduação em Língua Italiana. Frequentador assíduo de concertos e óperas. Participou de cursos particulares sobre ópera. E-mail: leonardo@movimento.com