BibliotecaCuriosidadeLiteraturaNotícia

As cantatas de Bach

Livro essencial de Alfred Dürr é lançado no Brasil e tem preço promocional até o fim de 2015.

Obra fundamental de A. Dürr
Obra fundamental de A. Dürr

A exuberância das cantatas que o compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) compôs durante sua vida – ao menos das duas centenas que chegaram aos nossos dias – ganham novas luzes com a detalhada análise do estudioso Alfred Dürr (1918-2011) publicada no livro As cantatas de Bach, que chega agora ao mercado brasileiro.

Traduzida pelos doutores em língua alemã Claudia Dornbusch e Stéfano Paschoal, com revisão técnica do professor Dr. Marcos da Cunha Lopes Virmond, da Escola de Música da Universidade Sagrado Coração (USC), a obra, segundo José Fernando Perez, autor do prefácio, “deve ser considerada como o vade mecum das cantatas de Bach”.

Dürr, respeitado especialista no compositor, analisa cada cantata, funcionando como um guia detalhado para músicos e leigos. “Ele apresenta o contexto histórico da composição, o texto de cada movimento cantado, estuda a relação do texto com o evento a que se refere à peça e discute a estrutura musical”, explica Perez.

A tradução das mais de mil páginas do original alemão, publicado inicialmente em 1971 (e revisto várias vezes), consumiu cinco anos de trabalho. Na versão final, são 1.406 páginas. O livro As cantatas de Bach tem preço promocional até o fim de 2015: R$ 100.

Sobre o autor 

Alfred Dürr nasceu em Berlim-Charlottenburg, estudou Música e Filologia clássica, atuando no Instituto Johann Sebastian Bach, em Göttingen, de 1951 a 1983. Publicou, entre outras, edições críticas das obras de Bach e de seus contemporâneos, além de obras voltadas a questões cronológicas da obra vocal do referido compositor. Pela editora Bärenreiter, publicou também Johann Sebastian Bach: O Cravo Bem-Temperado.

 

SERVIÇO:

As cantatas de Bach

Autor: Alfred Dürr

 

Tradução: Claudia Dornbusch e Stéfano Paschoal

Editora: Editora da Universidade do Sagrado Coração (Edusc)

1.406 páginas

Preço médio: R$ 100 (promocional, até o fim de 2015)

 

Faça seu comentário

Leave a Response

Fabiano Gonçalves
Publicitário e roteirista (formado no Maurits Binger Film Institute - Amsterdã). Corroteirista do longa O Amor Está no Ar e de programas de TV (novela Chiquititas - 1998/2000). Redator na revista SuiGeneris, no site Escola24horas e no Departamento Nacional do Senac. Um dos fundadores do movimento.com, escreve também sobre televisão para o site teledossie.com.br. - E-mail: fabiano@movimento.com