CuriosidadeNotíciaÓperaProgramaçãoRio de Janeiro

Nos subterrâneos de “Fidelio”

Pills Montagem que estreia dia 26 de abril no Municipal do Rio terá projeção de média-metragem rodado no próprio prédio.

 

A pesquisa de linguagem teatral que acompanha – e laureia (Prêmio Shell 2014, Prêmio APTR 2014 e Prêmio Questão de Crítica 2015 pela peça E se elas fossem para Moscou?) – a diretora Christiane Jatahy está presente também em sua incursão pelo mundo da ópera. Na montagem de Fidelio, ópera de Ludwig van Beethoven que estreia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 26 de abril, a artista traz a cena para os dias atuais e investe na contemporaneidade.

Uma das novidades é a projeção, em cena, de um curta-metragem produzido para a montagem. Com roteiro da própria diretora e direção de fotografia de Paulo F. Camacho, o média utiliza como locação o subsolo do Theatro Municipal, sob as estruturas do palco, para ambientar a prisão de Sevilha.

No filme, os atores Stella Rabello (Prêmio Shell de melhor atriz por E se elas fossem para Moscou? online ), Julio Machado, Ricardo Santos e Danilo Grangheia representam os personagens centrais da trama, Leonore, Florestan, Rocco e Pizarro, respectivamente. Sem dizer textos, eles atuam nas cenas enquanto os intérpretes dos mesmos papéis – Melba Ramos, Martim Homrich, Savio Sperandio e Sebastian Noack – cantam.

“Atores fazem os papéis da ópera no filme para gerar outras visões sobre os personagens dessa história, outras camadas, e se juntar com a imaginação do espectador na construção desse mundo criado por Beethoven”, comenta Jatahy.

Temporada 2015

Esta única ópera escrita por Beethoven é a primeira da temporada lírica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e terá récitas também nos dias 28 e 30 de abril, às 20h; e 2 de maio, às 20h. A direção musical e a regência são do maestro Isaac Karabtchevsky Order , com participação de Coro e Orquestra Sinfônica do TMRJ. Todos os dias, com início sempre 1h30 antes do espetáculo, o maestro Silvio Viegas conduz a palestra Falando de Ópera, que ocorre no Salão Assyrio, anexo ao Theatro, e tem entrada franca, mediante a apresentação do ingresso.

 

Buy Saiba mais sobre a ópera

strattera dosing guide

Leia entrevista com Isaac Karabtchevsky Pills Buy

 

Stella Rabello, Julio Machado e Ricardo Santos no média-metragem rodado para "Fidelio"
Stella Rabello, Julio Machado e Ricardo Santos no média-metragem rodado para montagem de “Fidelio”

Fotos de Paulo F. Camacho online }} else {

Faça seu comentário

1 Comment

  1. Foi uma montagem extremamente feliz, e dá esperanças em ver a ópera de abertura da temporada de estreia de Isaac Karabtchevsky como presidente do Municipal do Rio de Janeiro apostar justamente na contemporaneidade, na renovação. Que seja o renascer das cinzas do nosso Theatro. Parabéns a todos os envolvidos!

Leave a Response

movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.