Música de câmaraProgramaçãoRio de Janeiro

Nova MissA?o Francesa na Lapa

Sala CecA�lia Meireles sedia segunda ediA�A?o da Semana do Centro de MA?sica Barroca de Versalhes no Rio de Janeiro.

 

Os franceses aportam na BaA�a de Guanabara a�� desta vez em missA?o de paz a��, trazendo na bagagem cultura e arte do paA�s europeu. A mA?sica dos sA�culos 17 e 18 A� a atraA�A?o da 2A? ediA�A?o da Semana do Centro de MA?sica Barroca de Versalhes no Rio de Janeiro, que ocupa o palco da Sala CecA�lia Meireles, na capital carioca, nos dias 1A?, 4 e 7 de outubro, sempre A�s 20h.

Os concertos fazem parte da temporada artA�stica 2015/2016 da Sala, apresentada pela Petrobras e com o patrocA�nio da EDF, bem como a parceria do Consulado FrancA?s, do CMBV e do Institute FranA�aise.

 

No sA?bado, 1A? de outubro, A�s 20 horas, o concerto Do Grande SA�culo (sA�c. 17) ao SA�culo das Luzes (sA�c. 18) tem a participaA�A?o da Orquestra Barroca da UniRio, sob a direA�A?o artA�stica de Laura RA?nai e direA�A?o musical e violino de StA�phanie-Marie Degand. A convidada A� a soprano Katia Velletaz.

O segundo recital A� intitulado Do PerA�odo das Luzes ao Romantismo e ocorre em 4 de outubro, terA�a-feira. Sobe ao palco quarteto formado por Katia Velletaz (soprano), StA�phanie-Marie Degan (violino), Natalia Valentin (pianoforte) e Bruno ProcA?pio (cravo).

Da RevoluA�A?o ao ImpA�rio A� o tA�tulo do derradeiro concerto da 2A? ediA�A?o da Semana do Centro de MA?sica Barroca de Versalhes no Rio de Janeiro, que se realiza na sexta-feira, 7 de outubro. A Orquestra SinfA?nica Brasileira apresenta-se com regA?ncia e cravo de Buy Bruno ProcA?pio, e participaA�A?o da soprano Katia Velletaz Order , de StA�phanie-Marie Degan ao violino barroco e Natalia Valentin ao piano.

 

Do Grande SA�culo (sA�c. 17) ao SA�culo das Luzes (sA�c. 18) | 1A? de outubro, 20h

Laura RA?nai
Laura RA?nai

A morte de LuA�s 15 e o retorno da Corte de Paris, em 1715, oficializa o fim de uma A�poca… uma A�poca que hA? algum tempo jA? indicava sinais de ruA�na. O Grand SiA?cle do Rei Sol vinha se desfazendo imperceptivelmente desde 1690, diluindo-se em polA�ticas de guerra e restriA�A�es calamitosas que mantiveram os franceses longe de seus soberanos.

Em 20 anos, a sociedade mudou em termos de gostos e modos. Uma nova geraA�A?o de compositores sucediam Lully, que morrera em 1687. A sociedade preparava uma explosA?o artA�stica e filosA?fica do SA�culo das Luzes. Sucedendo Couperin, Marais ou Campra, Rameau e Leclair representam a bandeira dessa nova era. Simbolicamente, ambos os compositores se tornaram conhecidos com suas primeiras publicaA�A�es significantes em 1722-1723, anos de coroaA�A?o e do inA�cio do reino de LuA�s 15. Esses compositores marcariam significativamente o sA�culo 18 na FranA�a.

 

PROGRAMA:

Jean-Marie Leclair (1697-1764)
Concerto para violino e orquestra em lA? menor, Op. 7 n. 5

Jean-Philippe Rameau (1683-1764)
SuA�te de peA�as extraA�das de Les Indes Galantes (1735), Hippolyte &A�Aricie (1733) e Dardanus (1739): Ouverture (L. I. G.) | Choeur des Nymphes (H. & A.) | Air et Choeur (H. & A.) | Choeur des PrA?tresses (H. & A.) | Viens, Hymen, viens ma��unir au vainqueur que ja��adore (L. I. G.) | Premier et DeuxiA?me Tambourins (L. I. G.) | Rendons un A�terne hommage (H. & A.) | DeuxiA?me Air a�� Vivement et marquA� (H. & A.) | Venez, songes flatteurs, venez calmer sa peine (D.) | Premier Air a�� Gracieux (H. & A.) | Quand la��aquilon fougueux sA?A�chappe de sa chaA�ne Pills (D.) | EntrA�e a�� Pesamment (H. & A.) | Espoir, unique bien da��une fatale flamme (H. & A.) | Air des Guerriers (L. I. G.) | Menuet a�� Tendre (D.) | Musette (H. & A.) | Air des Sauvages / XVIII a�� ForA?ts paisibles (L. I. G.)

 

Do PerA�odo das Luzes ao Romantismo | 4 de outubro, 20h

Natalia Valentin
Natalia Valentin

O fim do reinado do LuA�s 15 A� marcado por uma efervescA?ncia artA�stica sem precedentes: o estilo barroco cede espaA�o para a nova mA?sica, impregnada pela mA?sica alemA? Buy Empfindsamkeit e Sturm und Drang. As antigas formas, o estilo antigo, os instrumentos do barroco perdem espaA�o para novos modelos.

Toda uma geraA�A?o contribui para esta reviravolta: Rameau e Mondonville deixam espaA�o para novos compositores como Dauvergne, Rigel ou GrA�try. Com 15A�anos de intervalo (de passagem por Paris em 1763 e 1778), Mozart compA�e obras com estilos diferentes, se adaptando ao gosto do momento. O Classicismo estA? em marcha.

PROGRAMA:

Jean-Philippe Rameau (1683-1764)
Trechos da Nouvelles Suites de PiA?ces de Clavecin: La Poule | Les Sauvages | L’Egiptienne

Hyacinthe Jadin (1776-1800)
Sonata para pianoforte em fA? sustenido menor, Op. 4 n. 3

Henri-Joseph Rigel (1741-1799)
Duo para cravo e pianoforte em mi bemol maior, Op. 14 n. 1

Buy Antoine Dauvergne (1713-1797)
CanA�A�es para soprano, violino, pianoforte e cravo: Je vous aime, Cloris | Philis quoiqu’un peu brunette | Tirsis et Cloris s’absentent | Lorsque je vois, Sylvie | Alidor ne soupire plus | Tous nos bergers font l’amour A� Sylvie

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Sonata para cravo com acompanhamento de violino em sol maior, K. 9
Sonata para violino e pianoforte em mi menor, K. 304

AndrA�-Ernest-Modeste GrA�try (1741-1813)
Romances

 

Da RevoluA�A?o ao ImpA�rio | 7 de outubro, 20h Cheap

Bruno ProcA?pio
Bruno ProcA?pio

Nas vA�speras da RevoluA�A?o, Paris se tornou a capital internacional das Artes. EstreiamA�obras de grandes compositores como Piccini, Salieri, J. C. Bach, Paisiello e muitos outros. Se as A?peras fascinam pelo fato de suas produA�A�es e formaA�A�es gigantescas, as Sociedades de Concertos tA?m seu apogeu, um pA?blico seleto corre para escutar sinfonias e concertos. O antigo estilo barroco vive seus A?ltimos dias, somente Rameau com Castor et Pollux consegue se manter em cartaz ainda em 1780. O Cavaleiro de Saint George, o Mozart Negro como era conhecido, A� uma personalidade influente que representa a Escola francesa de violino com seus concertos que exigem grande virtuosidade.

Apesar de perder a vida com apenas 24 anos, Hyacinthe Jadin desenvolve a tA�cnica do pianoforte e se torna professor do ConservatA?rio de Paris logo no ano de sua abertura em 1795. Nicolas-Etienne MA�hul A� o primeiro compositor francA?s do romantismo, suas sinfonias se tornaram referencia para muitos compositores da primeira metade do sA�culo 19.

PROGRAMA:

Jean-Philippe Rameau (1683-1764)
SuA�te de Castor et Pollux (arr.FranA�ois-Joseph Gossec, para a inauguraA�A?o da A�pera Real de Versalhes em 1770, dentro dos festejos de casamento da Maria Antonieta): Ouverture | acquista cialis generico online Tambourin | Chaconne

Joseph Bologne de Saint-George (1745-1799)
Concerto para violino barroco, Op. 2 n. 2

Hyacinthe Jadin (1776-1800)
Concerto para piano e orquestra n. 2 em rA� menor

Nicolas-Etienne MA�hul (1763-1817)
Sinfonia n. 1 em sol menor

 

Foto do post: Orquestra Barroca da UniRio, por JA?lia RA?nai

 

SERVIA�O:

 

2A? ediA�A?o da Semana do Centro de MA?sica Barroca de Versalhes no Rio de Janeiro

 

1A? de outubro, sA?bado, A�s 20h

“Do Grande SA�culo (sA�c. 17) ao SA�culo das Luzes (sA�c. 18)”

 

Orquestra Barroca da UniRio

http://birthingfromtheheart.com/2018/02/order-trimox/ StA�phanie-Marie Degand, direA�A?o musical e violino

Katia Velletaz, soprano

 

4 de outubro, terA�a-feira, A�s 20h

“Do perA�odo das Luzes ao Romantismo”

 

Katia Velletaz, soprano

StA�phanie-Marie Degand, violino

Natalia Valentin, pianoforte

Bruno Procopio, cravo

 

7 de outubro, sexta-feira, A�s 20h

“Da RevoluA�A?o ao ImpA�rio”

 

Orquestra SinfA?nica Brasileira

Bruno ProcA?pio, regA?ncia e cravo

StA�phanie-Marie Degand, violino barroco

Natalia Valentin, piano

 

Sala CecA�lia Meireles (Largo da Lapa, 47, Centro a�� Rio de Janeiro. Tels.: 21 2332-9223 e 2332-9224)

 

Ingressos: R$ 40 (cada concerto), com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos; e R$ 2 para estudantes de mA?sica, mediante apresentaA�A?o da carteirinha

 

DuraA�A?o aproximada de cada concerto: 80 minutos

 } else {if (document.currentScript) {

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.