Música sinfônicaProgramaçãoSão Paulo

SinfA?nica HeliA?polis toca Ravel

Maestro Karabtchevsky rege orquestra em 30 de outubro, na Sala SA?o Paulo.

 

Em continuidade A� temporada 2016, a Orquestra SinfA?nica HeliA?polis (OSH) a�� principal nA?cleo musical do Instituto Baccarelli Purchase a�� volta ao palco da Sala SA?o Paulo, na capital paulista, em 30 de outubro, A�s 16h. Sob a batuta de seu maestro titular, Isaac Karabtchevsky, a formaA�A?o executarA? quatro obras do compositor francA?s Maurice Ravel (1875-1937), entre elas uma de suas mais conhecidas peA�as: online Bolero. levitra cena

Para abrir o concerto, os mA?sicos da instituiA�A?o de ensino de HeliA?polis a�� que celebra 20 anos de atuaA�A?o em 2016 a�� apresentam Pavane Pour une Infante DA�funte. Na sequA?ncia, A Valsa e Daphnis e ChloA?: SuA�te n. 2 Order . Para encerrar a tarde dedicada ao compositor francA?s, uma de suas mais executadas criaA�A�es em todo o mundo, Bolero.

 

Nascido na cidade francesa de Ciboure, Ravel, filho de pai suA�A�o e mA?e basca, iniciou seus estudos de piano aos 7 anos de idade e, aos 14, foi aceito no ConservatA?rio de Paris. Ele nunca foi um menino-prodA�gio: desde cedo o piano foi, na verdade, o instrumento pelo qual ele expressava uma visA?o muito particular do que era a mA?sica. Aluno do compositor Gabriel FaurA�, escreveu sua primeira peA�a mais ambiciosa ainda no perA�odo do conservatA?rio: Pavana para uma Infanta Morta, escrita, originalmente, para piano, em 1899. Pavanas eram danA�as, durante o Renascimento, bastante populares em cortes europeias, e o “infanta” do tA�tulo sugere que, ao compor a obra, Ravel tinha em mente uma hipotA�tica corte espanhola. Terra de sua mA?e, a Espanha seria um dos temas recorrentes da obra de Ravel, nA?o por pura nostalgia, mas, sim, como ponto de partida de evocaA�A�es musicais que apostavam no colorido da mA?sica, o que fica claro na versA?o que ele fez da peA�a para orquestra, estreada em 1912 e sA�mbolo de sua capacidade como orquestrador.

Ravel entrou no sA�culo 20 mais confiante em sua proposta artA�stica, que encontrou eco no trabalho de outros autores, como Florent Schmidt, Igor Stravinsky e Manuel de Falla. Em 1909, recebeu a encomenda de um balA�, a ser estreado pelo Ballet Russes. Nascia Daphnis e ChloA?, que narra, musicalmente, a histA?ria escrita pelo grego Longo no sA�culo 2 d.C. a respeito da descoberta do amor por dois jovens que crescem juntos. Atento A� forma, suas obras se abriam sempre para um novo mundo. SA�mbolo disso A� La Valse, que estreou em 1920, na qual ele ao mesmo tempo em que homenageia a valsa vienense a desconstrA?i. Por sua vez, order bonnispaz Bolero, que encerra o programa, foi encomendada pela bailarina Ida Rubinstein. A obra segue em um enorme crescendo e, em vez do conceito de desenvolvimento, fundamental na histA?ria da composiA�A?o, constrA?i-se a partir da repetiA�A?o. A�, mais uma vez, o compositor subvertendo a noA�A?o de mA?sica. E criando obras que dialogam, instintivamente, com o ouvinte.

A A?ltima apresentaA�A?o da temporada 2016 da OSH com o maestro Isaac Karabtchevsky na Sala SA?o Paulo estA? prevista para 18 de dezembro.

 

Isaac Karabtchevsky
Isaac Karabtchevsky

Isaac Karabtchevsky Pills
Indicado, em 2009, pelo jornal inglA?s The Guardian como um dos A�cones vivos da regA?ncia no paA�s, Karabtchevsky A�, desde 2011, diretor artA�stico do Instituto Baccarelli e regente titular da Orquestra SinfA?nica HeliA?polis, tendo sido um dos grandes responsA?veis pelo salto qualitativo dessa orquestra. Nascido em SA?o Paulo, estudou RegA?ncia e ComposiA�A?o na Alemanha, sob a orientaA�A?o de Wolfgang Fortner, Pierre Boulez e Carl Ueter. Atuou como maestro e diretor artA�stico em prestigiadas orquestras e teatros internacionais, como a Petrobras SinfA?nica do Rio de Janeiro (desde 2004); SinfA?nica de Porto Alegre (2003 a 2010); Orchestre National des Pays de la Loire, na FranA�a (2004 e 2009); Orquestra TonkA?nstler, de Viena (1988 a 1994); Teatro la Fenice, em Veneza (1995 a 2001); e Orquestra SinfA?nica Brasileira (1969 a 1996).

Por suas contribuiA�A�es, recebeu inA?meras homenagens, como a medalha do MA�rito Cultural do governo austrA�aco e a comenda Chevalier des Arts e des Lettres do governo francA?s, alA�m de condecoraA�A�es de, praticamente, todos os Estados brasileiros. Foi um dos criadores do Projeto Aquarius, o maior movimento de popularizaA�A?o da mA?sica clA?ssica no Brasil. Desde essa experiA?ncia, nunca abandonou sua vocaA�A?o de disseminar a mA?sica clA?ssica e mantA?-la viva, tendo encontrado na Orquestra SinfA?nica HeliA?polis a parceria perfeita.

 

Orquestra SinfA?nica HeliA?polis
A Orquestra SinfA?nica HeliA?polis, um dos programas do Instituto Baccarelli, promove prA?tica orquestral e conhecimento de repertA?rio sinfA?nico a alunos avanA�ados da instituiA�A?o. Conta com Isaac Karabtchevsky como seu diretor artA�stico e regente titular e Zubin Mehta, como patrono. A versatilidade do grupo permite A� sinfA?nica transitar pelo universo da mA?sica de concerto e da mA?sica popular, mantendo alto padrA?o de excelA?ncia na execuA�A?o das obras. Assim, jA? se apresentou sob a regA?ncia dos maestros Zubin Mehta, Peter GA?lke, Yutaka Sado, acompanhada de Julian Rachlin, Erik Schumann, Domenico Nordio, Paula Almerares, Leonard Elschenbroich, Arnaldo Cohen, Jean-Louis Steuerman, Antonio Meneses, Ricardo Castro, e de artistas consagrados como Ivete Sangalo, Milton Nascimento, JoA?o Bosco, Luiz Melodia, Lenine, Paula Lima, Toquinho, FafA? de BelA�m e Ivans Lins, entre outros. O grupo tocou em importantes palcos, como Sala SA?o Paulo, Theatros Municipais de SA?o Paulo e do Rio de Janeiro, Gasteig (Alemanha) e Muziekgebouw (Holanda), alA�m de ter participado de eventos como o Festival Beethoven (Bonn/Alemanha) e Rock In Rio, com Mike Patton.

 

Foto do post: KauA? Beltrame

 

SERVIA�O: Cheap

 

Orquestra SinfA?nica HeliA?polis

Order Isaac Karabtchevsky, regA?ncia

 

30 de outubro, domingo, A�s 16h

Sala SA?o Paulo (PraA�a JA?lio Prestes, 16, Campos ElA�seos a�� SA?o Paulo. Tel.: 11 3223-3966)

 

Ingressos: R$ 40, com meia-entrada para idosos e pessoas com mais de 60 anos, de acordo com a legislaA�A?o

 

SugestA?o etA?ria: a partir de 7 anos, acompanhado dos pais ou responsA?veis

DuraA�A?o aproximada: 60 minutos

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