Música antigaProgramaçãoSão Paulo

Barroco na Pina

Pinacoteca de São Paulo recebe concerto da Orquestra Arte Barroca.

 

A Pinacoteca de São Paulo, na capital paulista, apresenta, no dia 1º de julho, às 12h, a Orquestra Arte Barroca. Criada em 2007 por Paulo Henes, o conjunto tem como proposta a interpretação do repertório camerístico e orquestral dos séculos 17 e 18. Com entusiasmo, estudo e idealismo, o grupo orienta-se pelos tratados do período Barroco por meios estilísticos, históricos e biográficos e se utiliza de cópias de instrumentos do período.

A entrada é gratuita. O repertório do concerto é composto por obras de F. M. Veracini (1690-1768), C. Avison (1709-1770) e A. Dauvergne (1713-1797).

Além de violinos e violas, os seguintes instrumentos compõem o baixo contínuo: violoncelo, contrabaixo, guitarra barroca, teorba e cravo. A pesquisa de repertório tem suas raízes em bibliotecas da Europa e em sites especializados, oferecendo ao público obras de compositores menos conhecidos e de execução ainda inédita.

A Orquestra Arte Barroca é formada por Paulo Henes (diretor artístico), André Cortesi (flauta traversa), Alceu Camilo, Alesi Freire, Beatriz Ribeiro, Fabricio Dantas, Luis Cristóvão e Marcelo Borges (violino barroco), Mauro Viana e Felipe Galhardi (viola barroca), Conceição Fernandes e Tom Silva (violoncelo barroco), Gilberto Chacur (contrabaixo), Rosimary Parra (guitarra barroca/teorba) e Ailen Meireles (espineta/cravo).

 

SERVIÇO:

 

Série “Música na Pina”

Orquestra Arte Barroca

 

1 de julho, domingo, às 12h

Pinacoteca de São Paulo – Auditório (Praça da Luz, 2/Pátio 1 – São Paulo)

 

Entrada gratuita

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.