Música de câmaraProgramaçãoRio de Janeiro

Música Clássica dos Santos Anjos – Concerto n. 8

Grupo de jovens universitários da Música da UniRio se destaca no cenário internacional.

 

Com dois anos de experiência, a Camerata da Esquina tem colecionado premiações de grande importância e, agora em agosto, vai representar o Brasil no Canadá, no festival Eurochestries, em Quebec. Este festival reúne jovens músicos de todo o mundo e sem nenhum apoio financeiro de qualquer instituição pública ou privada, a Camerata da Esquina será o único grupo de cordas a representar o Brasil.

O concerto dura cerca de uma hora e meia, incluindo a contextualização das obras pelos recitalistas. O programa completo, com nota biográfica, segue em anexo. O concerto terá entrada gratuita e não será necessário fazer reserva.

A estação Jardim de Alá do Metrô, saída B, Almirante Pereira Guimarães, fica a 150 metros da Paróquia. Há abundante transporte por ônibus que trafegam pela Av. Ataulfo de Paiva. Os Shoppings Leblon e Rio Design Center oferecem amplo estacionamento pago.


Realização

Pároco Thiago Azevedo, com a direção da Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Botânico, da Sociedade Musical Bachiana Brasileira e da Associação dos Amigos do Jardim Botânico, representada por seu Conselheiro Nélson de Franco.

 

PROGRAMA

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Bachianas Brasileiras nº 4 – Prelúdio
– Escrita inicialmente para piano (1930-1936) e posteriormente arranjada para grande orquestra (1941)

César Guerra-Peixe (1914-1993)
Petrópolis da minha infância, 1978
– A baronesa sobe a serra
– Crianças na praça da Liberdade
– Barquinhos do Cremerie
– Índios do Morin

Zequinha de Abreu (1880-1935)
Tico-Tico no Fubá, 1931
– Arranjo Matt Naughtin

Álvaro Carriello (1985-)
Sonata para orquestra de cordas
– Tema, Allegro
– Variação A, Adagio
– Variação B, Allegro
Composta especialmente para a Camerata de Esquina, 2017

Carlos Gomes (1836-1896)
Sonata para cordas, 1894
– Allegro Animato
– Allegro Scherzoso
– Adagio Lento e Calmo
– Burrico de Pau,Vivace

 

Camerata de Esquina 

É um grupo de cordas friccionadas formado por jovens universitários da UNIRIO sob orientação do professor Dhyan Toffolo. Com a proposta de realizar concertos descontraídos, como uma conversa entre amigos numa esquina, os jovens músicos se empenham em elaborar um programa que visa abranger os mais variados dialetos e sotaques da música brasileira.

Contando com cerca de 2 anos de experiência, a Camerata já alcança resultados importantes, como o primeiro lugar no Segundo Concurso de Música de Câmara da UniRio, com destaque de melhor camerista para a spalla do grupo, Ágatha Lima. Em 2017, a Camerata de Esquina marcou sua história realizando concertos em importantes instituições e salas de concerto no Rio de Janeiro e em Niterói, tais como: Casa do Choro, Solar do Jambeiro, AfroReggae (núcleo de Vigário Geral) e Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em fevereiro de 2018, participou do IV Festival Internacional Gramado In Concert (Gramado – RS) como grupo de câmara residente, realizando diversos recitais nos principais palcos da cidade, além de participar de master classes com renomados músicos brasileiros e estrangeiros.

O grupo também foi selecionado para participar da edição 2018 do festival Eurochestries, que acontecerá no mês de agosto em Quebec, Canadá. Este festival reúne jovens músicos de todo o mundo e a Camerata de Esquina será o único grupo de cordas a representar o Brasil. A Camerata fará esta viagem sem apoio financeiro de qualquer instituição pública ou privada.

Acesse o canal da Camerata no YouTube.

 

 

SERVIÇO:

 

Camerata da Esquina 

 

7 de julho, sábado, às 15h30

Paróquia dos Santos Anjos (Av. Afrânio de Melo Franco, 300, Leblon – Rio de Janeiro)

 

Entrada franca

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.