Música coralProgramaçãoRio de Janeiro

“Pequena Missa Solene” no Municipal RJ

O Coro é o protagonista da próxima atração da temporada artística 2018 do Theatro Municipal do RJ.

 

A Pequena Missa Solene, do italiano Gioachino Rossini, é apresentada em récita única no dia 8 de julho, às 17h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em homenagem aos 150 anos da morte do compositor. O concerto, com todos os ingressos a R$ 10, faz parte do programa de popularização da música clássica. Sob a regência de Jésus Figueiredo, o Coro do TMRJ executa a obra na sua versão original para coro, solistas, piano e órgão.

Segundo o maestro, com o objetivo de atingir volume sonoro compatível com o espaço monumental do Theatro, optou-se pela utilização de todas as 76 vozes do Coro do TMRJ, ao invés de um coro de câmera, como inicialmente previsto por Rossini. Jésus explica ainda que o título da obra não se refere à duração do concerto, que tem cerca de 80 minutos, mas ao seu formato camerístico, que não prevê participação da orquestra.

Composta em 1863, na casa de campo de Rossini em Passy, essa última grande obra do compositor é considerada por muitos uma espécie de testamento espiritual, como se ele tivesse pressentido a proximidade da morte. O concerto foi apresentado pela primeira vez na consagração da capela da mansão do conde e da condessa Pillet-Wiley, em Paris. Teve sua estreia para o público em 1869, ano seguinte à morte de Rossini, no Théâtre Italien, numa versão orquestral elaborada pelo compositor entre 1866 e 1867.

Como acentua Jésus Figueiredo, diferentemente da maioria das suas 40 óperas nas quais o compositor pouco escreveu para coros, a Pequena Missa Solene, fruto da maturidade, foi concebida como uma obra coral: “Ele foi muito generoso com os solistas. Compôs uma ária para cada um, além de um dueto, trio e a intervenção do quarteto solista em trechos do coro. Ao longo de uma hora e 20 minutos, Rossini distribui muito bem as massas sonoras”.

Participam, como solistas, a soprano Marianna Lima, a contralto Lara Cavalcanti, o tenor Geilson Santos e o baixo Murilo Neves [solista convidado]. Ao piano, Priscila Bomfim, e, no órgão, Ramon Theobald.

 

SERVIÇO:

 

“Pequena Missa Solene”, de G. Rossini

 

Coro do Theatro Municipal do RJ e solistas

Jésus Figueiredo, regência

 

8 de julho, domingo, às 17h

Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/n, Cinelândia – Rio de Janeiro)

 

Ingressos: R$ 10, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

 

Sugestão etária: livre para qualquer idade

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.