Jazz/BluesProgramaçãoRio de JaneiroShow

Tributo a Monk

Marcos Nimrichter faz show no Rio de Janeiro em homenagem ao pianista de jazz Thelonious Monk.

 

No dia 2 de agosto, às 20h, o Blue Note Rio recebe o Marcos Nimrichter Trio para show em tributo ao pianista e compositor norte-americano Thelonious Monk (1917-1982), um dos nomes mais importantes da história do jazz. Com Nimrichter ao piano, o trio conta também com Jefferson Iescowich no contrabaixo e Renato Massa na bateria. O show tem ainda participação especial do saxofonista Mauro Senise.

A excentricidade de Monk ultrapassava a maneira de vestir e de se apresentar. Sempre com chapéus diferentes e óculos escuros, sua aparência costumava chocar tanto quanto sua música, à frente do seu tempo. O estilo desconcertante de seu piano demorou a ser compreendido e aceito. A batida mais percussiva, o ritmo complexo e as dissonâncias nos acordes causavam estranhamento. Mais que tudo, os silêncios e longos intervalos entre as notas, sem falar na economia de notas, o minimalismo de seus acordes.

“Diferente no jeito de tocar, de compor, de improvisar, original entre os originais, com uma linguagem muito própria, difícil de entender”. Na adolescência, Nimrichter via a música de Thelonious Monk como dissonante, angular, sem apelos líricos, “uma música que mexe pela estranheza”. A aproximação e o reconhecimento vieram na maturidade, quando percebeu uma identificação na sua trajetória também fora do comum, fugindo do esperado, na direção contrária ao mainstream. “Percebi que eu também sou esquisito, e aos poucos fui me identificando com ele. É um mergulho muito profundo, uma entrega total `aquilo que você realmente acredita”.

 

Marcos Nimrichter

Pianista, acordeonista, compositor, arranjador, produtor musical, professor e apresentador de TV, Marcos Nimrichter iniciou seus estudos de música aos 4 anos de idade, em Niterói. Graduou-se em Piano e Composição na Escola de Música da UFRJ, na qual também lecionou Piano e Harmonia como professor convidado.

Lançou os CDs Marcos Nimrichter (2003) e Radamés em Companhia (2005), ambos pela gravadora Biscoito Fino; Radamés Gnattali – 100 Anos (2006) com o Novo Quinteto, pela gravadora Rob Digital; o DVD/CD Querência (2011), pelo selo Coleção Canal Brasil; o CD Baião Mineiro (2016), independente, em parceria com Elder Costa, e o álbum Trio$ (2016), pelo selo Mills Records. Participou, como solista convidado, dos CDs Tangos Tropicais (2009), de Victor Biglione, e Tributo a Radamés Gnattali (2011), com a Orquestra Sinfonia Brasil, sob direção de Norton Morozowicz. É o pianista da Orquestra Ouro Negro, que desde 2001 se dedica à obra do compositor Moacir Santos.

Ao longo de carreira, vem participando de shows, CDs e DVDs com artistas do primeiro escalão brasileiro e internacional, dentre os quais Chico Buarque, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Cassia Eller, Winton Marsalis, Al Jarreau, Michel Legrand e Stanley Jordan.

Apresentou e dirigiu, por três anos consecutivos (2009-2011), o programa Estúdio 66, do Canal Brasil, no qual recebia convidados para improvisações musicais – dentre eles, João Bosco, Caetano Veloso e Ed Motta, além dos melhores instrumentistas do país.

Em 2012, compôs a trilha sonora do filme Dossiê Jango, de Paulo Henrique Fontenelle, além de participar de uma turnê com a cantora Maria Bethânia.

Vem se destacando nos últimos anos como solista convidado à frente de orquestras, como a OSB, Osesp, Petrobras Sinfônica e Sinfonia Brasil. Com a Osesp, sob direção de Mario Adnet e Paulo Jobim, foi agraciado com o Grammy Latino (2004) pelo álbum Jobim Sinfônico. Com a Sinfonia Brasil, sob direção de Norton Morozowicz, gravou o Concerto para acordeom e orquestra de cordas, de Radamés Gnattali.

 

Blue Note Rio

A casa adota o modelo “first come, first served”. Assim, sugere que os clientes cheguem cedo para garantir o lugar. Mesas são marcadas apenas para membros do Blue Note Rio Club, pelo canal de relacionamentos.

A abertura da casa ocorre às 19h. Após o término do show, o público deverá deixar o salão em até 30 minutos.

 

SERVIÇO:

 

Tributo a Thelonious Monk

Marcos Nimrichter Trio

Participação especial de Mauro Senise, saxofone

 

2 de agosto, quinta-feira, às 20h

Blue Note Rio (Av. Borges de Medeiros, 1.424, Lagoa – Rio de Janeiro. Tel.: 21 3799-2500)

 

Ingressos: R$ 90, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

 

Sugestão etária: indicado para maiores de 18 anos (menores somente acompanhados dos responsáveis)

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.