CD/DVDMúsica contemporâneaProgramaçãoRio de Janeiro

Experiências musicais contemporâneas

Abstrai ensemble lança seu primeiro CD, Experiência, com peças de compositores nacionais e internacionais de hoje.

 

Apostando no lema “O Abstrai Ensemble faz música do século 21 para quem vive no século 21!”, o grupo carioca de música de câmara lança seu primeiro CD, Experiência, com concerto na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, no dia 28 de setembro, às 20h.

Capa do CD

Gravado entre julho de 2017 e junho de 2018 em A Casa Estúdio, o CD traz obras recentes – muitas delas dedicadas ao Abstrai – dos compositores brasileiros Roberto Victorio, Rodrigo Lima, Michelle Agnes, Pauxy Gentil-Nunes, além do português João Pedro Oliveira, do grego Phivos Angelos-Kollias e do francês Didier Marc Garin. O álbum é uma produção independente, disponibilizada em CD físico e nas principais plataformas digitais pelo selo A Casa Estúdio.

Dirigido pelo saxofonista, professor e pesquisador Pedro Bittencourt, o grupo é conhecido por se dedicar ao repertório dos séculos 20 e 21, principalmente em colaborações com compositores vivos (brasileiros e estrangeiros). Além de peças musicais instrumentais e vocais, o conjunto utiliza regularmente as últimas tecnologias digitais (eletroacústica e música mista). O Abstrai se dedica também a atividades pedagógicas como oficinas, masterclasses, encontros de interpretação musical/composição, além de concertos comentados, contribuindo pela formação de público de música de concerto no Brasil.

O Abstrai Ensemble pode ser visto como um instrumento não só de difusão de cultura, mas também da sua produção, contribuindo pela diversidade musical. Tem se apresentado nos principais festivais e salas de concerto brasileiras, tais como 55° Festival Villa-Lobos, 6ª Semana Internacional de Música de Câmara, Bienais de Música Contemporânea Brasileira em 2013 e 2015, série Partituras do Sesc Pompeia, Festival de Inverno de Ouro Preto, Festival de Música de Londrina, Panorama da Música Contemporânea Brasileira, entre outros. Também apresentou seu repertório em programas nacionais de TV como Partituras e Estúdio Móvel, ambos da TV Brasil (EBC).

O conjunto é formado por Pedro Bittencourt (saxofones e direção), Doriana Mendes (voz), Andrea Ernest Dias (flauta), Batista Jr. (clarineta e clarone), Fabio Adour (guitarra, violão e regência), Mariana Salles (violino e viola), Marcus Ribeiro (violoncelo), Marina Spoladore (piano), Zeca Lacerda (percussão) e Pauxy Gentil-Nunes (flauta e eletrônica).

 

PROGRAMA:

Phivos-Angelos Kollias (Grécia, n. 1982)
Experiência

Michelle Agnes Magalhães (Brasil, n. 1979)
Vento Noroeste

Rodrigo Lima (Brasil, n. 1976)
Sopro de câmara

Didier Marc Garin (França, n. 1963)
Da Caccia X

Pauxy Gentil-Nunes (Brasil, n. 1963)
Trio

Roberto Victorio (Brasil, n. 1959)
Quatro mundos II

João Pedro Oliveira (Portugal, n. 1959)
Angel Rock

 

Foto do post: Jackeline Nigri

 

SERVIÇO:

 

Concerto de lançamento do CD “Experiência”

Abstrai Ensemble

 

28 de setembro, sexta-feira, às 20h

Sala Cecília Meireles (R. da Lapa, 47, Lapa – Rio de Janeiro. Tel.: 21 2332-9223)

 

Ingressos: R$ 40, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

Livre para todos os públicos

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.