Música de câmaraProgramaçãoSão Paulo

Fukuda Cello Ensemble em São Paulo

O concerto acontece no Masp Auditório em 25 de setembro, terça-feira, às 21 horas.

 

O Fukuda Cello Ensemble, um dos grupos de formação do Instituto Fukuda de Música, volta a se apresentar em São Paulo. No concerto, a se realizar no Masp Auditório em 25 de setembro, às 21 horas, o Fukuda Cello Ensemble apresenta um sugestivo programa com o título Alma Latina, reunindo obras dos compositores Astor Piazzolla, Leonard Bernstein, Maurice Ravel, José Bragato e Jorge Ben Jor em arranjos para orquestra de violoncelos.

O concerto mostra o olhar de compositores de diversas nacionalidades sobre os ritmos latinos e a eterna fonte de jovialidade irradiada pela diversidade do contexto latino-americano. São obras marcadas por melodias dançantes, cores intensas e ritmos quentes.

 

Entre o erudito e o popular

O Fukuda Cello Ensemble foi criado em 2006 por Ricardo Fukuda, a partir do desejo de sua classe de alunos de tocar e se apresentar em grupo. Ricardo Fukuda, também violoncelista, atua como maestro preparador, como orientador da orquestra e integra o grupo, que tem quatorze alunos de violoncelo do Instituto Fukuda, e ainda por Ricardo Fukuda. O conjunto tem proposta jovem e dinâmica. Transita livremente entre o erudito e o popular, explorando as possibilidades técnicas, a ampla tessitura e os timbres dos violoncelos. O objetivo é o de ampliação e desenvolvimento da percepção da prática de conjunto.

 

Dois grupos de formação

O Instituto Fukuda de Música oferece cursos regulares de violino, viola, violoncelo, piano, canto, violão, contrabaixo, flauta doce, flauta transversal, clarinete, musicalização infantil, música de câmara, música coral e ainda de teoria musical e história da música. A direção artística é de Ricardo Fukuda e a direção geral de Denise Fukuda. Além do Fukuda Cello Ensemble, o Instituto tem ainda outro grupo de formação, a Orquestra Kodomô, grupo infanto-juvenil.

O conjunto tem Ricardo Fukuda como maestro preparador e os integrantes violoncelistas: Alex Sandes, Breno Barone, Daniel Frauzino, Diego Alves, Diego Mesquita, Gabriel Parreira, Giovanna Airoldi, Giovanni Vaz, Leonardo Renê, Luiz Américo, Meryelle Maciente, Thiago de Andrade, Thiago Cordeiro, Sabrina Landim, Ricardo Fukuda

 

PROGRAMA:

Astor Piazzolla (1921-1992)
Fuga y misterio
– Arranjo de Georg Birnenbaum

Astor Piazzolla (1921-1992)
Kicho, para contrabaixo e ensemble de violoncelos
– Solista convidado: Rafael Rodrigues, contrabaixo
– Arranjo de Thaís Duarte

Jorge Ben Jor (1945- )
Mas que nada
–  Arranjo de Thiago de Andrade

José Bragato (1915-2017)
Graciela y Buenos Aires
– Solista: Diego Alves
– Arranjo de Andre Perine

Astor Piazzolla (1921-1992)
Estaciones Porteñas: Invierno Porteño y Primavera Porteña
– Arranjo de James Barralet

Leonard Bernstein (1918-1990)
America, de West Side Story
– Arranjo de Thais Duarte

Maurice Ravel (1875-1937)
Bolero
– Arranjo de James Barralet

 

Foto: Marcelo Nakano

 

SERVIÇO:

 

Fukuda Cello Ensemble

 

25 de setembro, terça-feira, às 21 horas

Masp Auditório (Av. Paulista, 1.578, Bela Vista – São Paulo. Tel.: 11 3149-5920)

 

Ingressos: R$ 10, com meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos

 

Foto: Marcelo Nakano

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.