CantoMúsica de câmaraProgramaçãoRio de Janeiro

Lício Bruno interpreta “Die Winterreise – A viagem do Inverno”, de Schubert

Lício Bruno comemora, cantando, seus 30 anos de carreira

Radicado no Espírito Santo há 10 anos, o cantor lírico carioca Lício Bruno completa seus 30 anos de carreira com apresentação na Sala Cecília Meireles (RJ), no próximo dia 20. O cantor terá como convidado o pianista Marcelo Verzoni. Juntos, os artistas presenteiam o público com a obra Die Winterreise – A Viagem de Inverno – de Franz Schubert. Verzoni é especialista neste repertório, e foi descrito pelo jornal alemão Nurembergue, como “um pianista muito diferente: altamente cultivado e possuidor de uma técnica esplendorosa”.

Os números na carreira do baixo-barítono impressionam pela quantidade e qualidade, tanto de prêmios como de participações em óperas e espetáculos.  Dentre os prêmios, destacam-se as láureas: – Prêmio Carlos Gomes 2004 (Melhor Cantor Erudito), Comenda Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes , Medalha Cinquentenário das Forças de Paz da ONU (ABIFIP-ONU 2015). Além disso, mais de 80 personagens em  óperas de diversos autores, períodos e estilos. Dos personagens principais operísticos, destacam-se os protagonistas Rigoletto (ópera Rigoletto), Iago (ópera Otello) e Falstaff (Falstaff) e Amonasro (Aída), óperas de Giuseppe Verdi.

Lício Bruno é um dos grandes intérpretes brasileiros de personagens wagnerianos, tendo se tornado o 1º brasileiro na história da ópera a interpretar o personagem Wotan/Wanderer na integral da tetralogia wagneriana O Anel do Nibelungo. Interpretou ainda o papel título de O Navio Fantasma, bem como os papéis de Wolfram em Tannhauser e de Telramund em Lohengrin. Lício é conhecido ainda por suas aparições como o Toreador da Carmen de Bizet e por diversos papéis mozartianos, como Figaro, Leporello, Papageno e D. Alfonso.

Bacharel em Canto e Mestre em Performance, com aperfeiçoamento em Ópera e Repertório Sinfônico pela Franz Liszt Academy of Music (1995 a 1998) de Budapeste, tornou-se membro da Ópera Estatal Húngara (1999/2000). Professor do Bacharelado em Canto da Escola de Música da UFRJ, é também professor de Interpretação e Expressão Vocal do Bacharelado em Teatro da CAL, RJ.

 

Die Winterreise – A Viagem de Inverno 

É, sem dúvida, um dos ciclos mais importantes de toda a História da Música, quer por sua construção musical, de grande simplicidade, como por sua profunda densidade psicológica. Composto por Schubert em 1827, tem como base 24 poemas do seu contemporâneo, o poeta Wilhelm Müller (1794-1827), trata das vivências e reflexões de um viajante que, alvo de profunda desilusão amorosa, parte de sua aldeia, tendo o inverno por companhia. Com temas predominantemente sombrios e tristes, caracteriza-se pelo uso sistemático de tonalidades menores. Dos 24 lieder que compõem o ciclo, apenas 8 se encontram em tonalidades maiores.

À medida que o ciclo se desenrola, percebemos que o jovem se aproxima de seu fim. Próximo à morte física, único modo de dar fim a seu sofrimento emocional, a música revela aspectos emocionais próprios do seu compositor: sua alma, suas dores, suas agruras. Esta é a viagem de quem chega ao fim da sua vida. Uma viagem de inverno em perspectiva dimensionada, universalizada. Uma profunda reflexão sobre o significado da vida e seus sentimentos.

 

PROGRAMA

Franz Schubert
Die Winterreise, D 911
1-Gute Nacht (Boa Noite)

2-Die Wetterfahne (O Catavento)
3-Gefrorne Tränen (Lágrimas Congeladas)
4-Erstarrung (Solidificação)
5-Der Lindenbaum (A Tília)
6-Wasserflut (Torrente de Água)
7-Auf dem Flusse (Sob o Rio)
8-Rückblick (Retrospectiva)
9-Irrlicht (Fogo-fátuo)
10-Rast (Descanso)
11-Frülingstraum (Sonho de Primavera)
12-Einsamkeit (Solidão)

[ INTERVALO ]

13-Die Post (O Correio)
14-Der greise Kopf (A Cabeça Grisalha)
15-Die Krähe (O Corvo)
16-Letzte Hoffnung (Última Esperança)
17-Im Dorfe (Na Aldeia)
18-Der stürmische Morgen (Manhã Tempestuosa)
19-Täuschung (Engano)
20-Der Wegweiser (O Sinal Indicador)
21-Das Wirtshaus (A Estalagem)
22-Mut (Coragem)
23-Die Nebensonnen (Os Sóis Vizinhos)
24-Der Leiermann (O Homem do Realejo)

 

SERVIÇO

 

 

Winterreise – Lício Bruno (baixo-barítono)  e Marcelo Verzoni (piano)


Dia 20 de setembro (quinta), às 20h


Sala Cecília Meireles 
(Largo da Lapa, 47 – Centro – Rio – 21 2332 9223)

Ingresso: R$ 40,00

 

http://salaceciliameireles.rj.gov.br/?portfolio=die-winterreise

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.