Música contemporâneaMúsica de câmaraProgramaçãoSão Paulo

Milenar tradição chinesa

Harpista Soledad Yaya e o violista Peter Pas fazem concerto em Campinas com músicas que evocam paixão pela natureza.

 

O programa Música Contemporânea do Instituto CPFL, em Campinas, recebe no sábado, 22 de setembro, às 20h, o concerto Paixão pela Natureza, uma viagem pelas melodias milenares chinesas e por peças transcritas para viola e harpa do repertório daquele país. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos a partir da 19h.

O espetáculo é conduzido pela harpista argentina Soledad Yaya e o violista canadense de ascendência chinesa Peter Pas, casal de músicos que se conheceu tocando na Osesp. Soledad é solista de harpa na Orquestra Experimental de Repertório do Teatro Municipal de São Paulo e professora de harpa no Instituto Baccarelli. Peter é solista de viola da Osesp, violista do Quarteto Osesp e professor de viola na Academia Osesp.

A música moderna chinesa mantém a milenar tradição de seguir um programa, ou pelo menos evocar uma atmosfera, um clima, um sentimento. Assim, são frequentes as alusões ao campo. E a música toma emprestadas, muitas vezes, melodias e canções do riquíssimo folclore.

Quando compõem para o violino (aqui transcrito para viola), muitos compositores imitam a sonoridade e a técnica do erhu, tradicional instrumento chinês de duas cordas. Isso se traduz pelo uso muito mais frequente de glissandi em relação à música ocidental (a palavra glissando significa escorregar, deslizar; e é isso que fazem os instrumentistas ao deslizarem o dedo pela corda, num som contínuo).

O programa traz peças como a Pastoral, de Sha Hankun, composta em 1953, e também obras que celebram as estações, a colheita, os vales, enfim: a paixão à natureza.

A Série Contemporânea, produzida pelo Grupo Sintonize, faz parte do programa Música Contemporânea, que é um dos mais tradicionais programas do Brasil dedicados à música do nosso tempo. É um espaço de exploração de possibilidades funcionais e sensoriais que desafiam os conceitos que dividem a canção popular da erudita no século 21. A curadoria é de João Marcos Coelho e Thais Nicolau.

 

Foto: Rodrigo Otake

 

SERVIÇO:

 

Recital “Paixão pela Natureza”

Soledad Yaya (harpa) e Peter Pas (viola)

 

22 de setembro, sábado, às 20h

Instituto CPFL – Sala Umuarama (R. Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera – Campinas. Tel.: 19 3756-8000)

 

Entrada gratuita, com distribuição de senhas 1h antes

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.