LateralNotíciaParaná

Uma nova orquestra jovem está nascendo

A orquestra – OJA – terá crianças e jovens das escolas de música apoiadas pelo Alegro

A Associação Musical Alegro apoia 3 (em breve serão 5) escolas de música em áreas desfavorecidas, doando instrumentos, pagando mais professores, etc… Na esteira deste trabalho, está lançando a OJA – uma orquestra jovem que inclui algumas crianças dessas escolas (cerca de 20% da orquestra) e 80% de jovens músicos, selecionados em audições. A orquestra estará pronta e será lançada em meados de novembro 2018.

 

Associação Musical Alegro

A Associação Musical Alegro é uma organização que proporciona educação em música de concerto a crianças que vivem em situação de risco em Curitiba e região. Atualmente, dá apoio aos projetos Gato na Tuba (em Piraquara), Música no Bairro (Almirante Tamandaré) e Filarmônica Antoninense (Antonina), nos quais mais de 400 alunos têm a oportunidade de estudar um instrumento e encontrar na música um suporte para os desafios do cotidiano e um caminho para o futuro.

Edward Matkin

O fundador e presidente da Alegro é o britânico Edward Richard Matkin, que nasceu e cresceu em Staffordshire, em 1973. Começou seus estudos de piano aos 6 anos e graduou-se em música na Universidade de Liverpool, na qual foi eleito presidente da Sociedade de Música e nomeado diretor da orquestra sinfônica da instituição. Trabalhou emdiversas empresas no Reino Unido e no Brasil, onde vive desde 2009.

Em 2014, quando era diretor regional em uma empresa multinacional de TI, resolveu unir seu amor pela música clássica com sua experiência na gestão de negócios, e dessa junção surgiu a Alegro. Desde 2015, dedica-se em tempo integral à Alegro, que está formalmente registrada como organização social desde março de 2016. As principais inspirações da Alegro são o projeto de educação musical venezuelana El Sistema e, mais especificamente, instituições educacionais brasileiras como o Projeto Guri, o Instituto Baccarelli (ambos em São Paulo) e, sobretudo, o Neojiba, em Salvador, Bahia.

 

 

OJA – Orquestra Jovem Alegro

A Associação Musical Alegro lança em novembro a nova orquestra sinfônica juvenil do Paraná. A Orquestra Jovem Alegro (OJA) irá reunir jovens músicos brasileiros sob a batuta do maestro Thiago Santos (Rio de Janeiro) numa grande oficina que será realizada entre os dias 14 e 17 de novembro no Canal da Música, em Curitiba.

Nas oficinas, os jovens instrumentistas terão a oportunidade de estudar com alguns dos principais músicos orquestrais do Brasil, entre eles Alexandre Razera, que fez parte da Filarmônica de Berlim, Alejandro Aldanaspalla do Teatro Municipal de São Paulo e Cláudia Nascimento e Matthew Thorpe, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Entre os participantes da oficina estarão vários dos 400 alunos das três escolas de música apoiadas pelo Alegro e que oferecem aulas diárias de música clássica a crianças que vivem em situação de risco em Almirante Tamandaré, Piraquara (ambas na região metropolitana de Curitiba) e Antonina (litoral do Paraná).

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.