Música de câmaraProgramaçãoRio de Janeiro

Concerto de saxofonistas na Cidade das Artes

Pedro Bittencourt e Rodrigo Vila se apresentam no Teatro de Câmara


Os saxofonistas Pedro Bittencourt e Rodrigo Vila se juntam para oferecer um concerto para sax solo, duo com repertório contemporâneo e internacional – e contam também com a participação de um estudante do Conjunto de Sax da UFRJ num trio (Paulo Vinícius Félix). O concerto será no dia 1° de dezembro, sábado, às 20h, no Teatro de Câmara da Cidade das Artes.

No programa, estão obras do espanhol Mauricio Sotelo, dos brasileiros Alexandre Lunsqui e Martin Herraiz, além do coreano Ysang Yung.
O brasileiro Pedro e o espanhol Rodrigo se conheceram durante os estudos no Conservatoire National de Région de Bordeaux, França, há 17 anos. Em março passado, os dois – hoje pesquisadores e professores – se reencontraram no Mallorca Sax Festival, onde Rodrigo leciona. No reencontro, surgiu a ideia de tocarem juntos pela primeira vez. É a oportunidade para os amantes do saxofone assistirem aos músicos de carreira internacional num duo.

Pedro Bittencourt já se apresentou em diversos festivais pelo mundo afora, inclusive na China. É professor de saxofone do Departamento de Sopros da UFRJ e Doutor em Estéticas, Ciências e Tecnologias das Artes/Música pelo CICM (Centro de Informática e Criação Musical) na Universidade de Paris 8, França. É também diretor e fundador do grupo de música de câmara contemporânea ABSTRAI ensemble.

Desde 2004, Rodrigo Vila é professor do Conservatório Superior de Música e Dança das Ilhas Balneares, Espanha. Desde que o Estúdio de Mallorca foi fundado, o seu projeto pedagógico ganhou mais de 45 prêmios, tornando-se um dos modelos no ensino do saxofone. A sua influência internacional é reconhecida pela sua participação como membro do júri do 5° Concurso Internacional de Saxofone de Nantes (França) e no 4° Concurso Internacional Jean-Marie Londeix em Bankok.

 

PROGRAMA

Mauricio Sotelo (Espanha, 1961)
Muros de dolor (2005)
– Sax tenor solo

Mauricio Sotelo (Espanha, 1961)
Liebeslied (1997)
– Sax tenor solo

 Alexandre Lunsqui (Brasil, 1969)
After Telluris II (2018)
– Sax barítono solo

Martin Herraiz (Brasil, 1980)
Duas elegias para a democracia – segunda elegia (2017)
– Sax soprano, sax alto sax barítono

Ysang Yung (Coreia, 1917-1995)
Inventionen (1983-1984)
– Duo de saxes soprano

 

 

SERVIÇO

 

Concerto de saxofones

Dia 01 de dezembro, sábado, às 20h

Cidade das Artes – Teatro de Câmara (Av. das Américas, 5300 – Barra – Rio – 21 3325 0102)

Classificação etária: Livre

Ingressos: Inteira: R$ 40,00 / Meia R$ 20,00

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.