LateralMúsica de câmaraParanáProgramação

Concertos de Natal em Londrina

Orquestra de Câmara Solistas de Londrina realiza esses tradicionais concertos

Com Patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), o Projeto Mostra de Música de Câmara ”concertos comemorativos” realiza os seus tradicionais Concertos Natalinos. As apresentações festivas começam neste sábado (1) a partir das 20h30, no Salão Paroquial do Distrito de São Luiz. A coordenação geral é da pianista e produtora Irina Ratcheva.

Os próximos concertos serão no domingo (2), às 17h, na Primeira Igreja Batista e no dia 9, às 10h,na Paróquia Nossa Senhora da Paz. A entrada é franca.

 

PROGRAMA

Corelli
Concerto grosso Natalino

B. Britten
Simple Symphony

Telemann
Suíte “La Lira”

Piazzolla
Libertango

Além de uma coletânea de Natal obras de compositores nacionais

 

Os concertos marcam as comemorações do Aniversário da Cidade.

A Mostra de Música de Câmara vem brindando o público londrinense com vários concertos da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina. Durante dezoito anos, a orquestra levou música clássica a vários espaços da cidade e região. Os amantes da boa música terão a oportunidade de apreciar grandes clássicos para orquestra de cordas.

“A Mostra de Música de Câmara ampliou nos últimos anos o seu raio de abrangência, estendendo suas apresentações às igrejas e escolas municipais. Com isso, a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, tem uma ampla integração com a comunidade. Nas igrejas a música de câmara reencontrará não só um espaço que é familiar à sua história, mas um elo perdido nesta mesma história, que é a capacidade de se relacionar com o público popular”, comenta o violinista e diretor musical da Orquestra, Maestro Evgueni Ratchev.

A Mostra desenvolve o projeto de uma série de concertos, com o objetivo de agregar conhecimento e valorização da cultura musical brasileira e universal. “Queremos que a MOSTRA de música de câmara seja um evento aberto a todo público londrinense, um evento permanente na nossa cidade juntando todas as ações que a Orquestra desenvolve desde a sua criação: Concertos no Teatro, Música nas Igrejas (desde 2001) e os Concertos Didáticos (desde 1998). Com a realização das edições anteriores, entendemos que formato de uma “mostra” conseguiria representar significativamente a realidade multicultural em que vivemos”, explica a coordenadora da Mostra e produtora da orquestra, a pianista Irina Ratcheva.

A maioria dos concertos da Mostra de Música de Câmara são abertos ao público em geral. A realização destes eventos contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas com vistas à formação de plateia. Para a temporada de 2019, a Mostra vai ampliar ainda a sua atuação nas escolas municipais, chegando em 15 unidades da Rede Pública de Ensino, além de um circuito nas bibliotecas públicas para a comunidade em geral.

A VII Mostra de Música de Câmara tem o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, Cacique, BRDE, Unimed e John Deere. Conta com o apoio da Rádio CBN, Rádio UEL FM e Livraria da Silvia.

 

Orquestra de Câmara Solistas de Londrina

Proporciona um trabalho com a música erudita de câmara, interativo, baseado em deslocar os espaços de apresentação, construir um fluxo de diferentes públicos e estabelecer canais de referência entre as pessoas e as obras executadas. A trajetória do grupo atravessa vários espaços, reproduzindo a expressão dos seus músicos. Basta lembrar todos os concertos realizados dentro do Projeto Concertos nas Igrejas e Concertos Didáticos, nas escolas municipais além de inúmeras apresentações em Festivais nacionais e internacionais, concertos memoráveis ao lado de artistas consagrados, como Yamandú Costa , José Staenck, Toninho Ferragutti, Daniel Guedes, Marco Antônio Almeida, Fábio Zanon, Alex Klein, Quarteto de violões Quartenaglia, Antônio Dei Claro.

“Solistas de Londrina” completará em breve  20 anos da sua trajetória  com uma história singular que culminou com o último lançamento de seu quinto CD: Retratos Brasileiros dedicado ao compositor Edino Krleger, reunindo integral das obras para cordas e selecionado entre os três finalistas da 24 Edição do Prêmio de Música Brasileira,  na categoria Melhor Álbum Erudito. Criada em 1998, a orquestra obteve reconhecimento já em seu primeiro CD gravado, Imagens Brasileiras: o disco venceu o Prêmio TIM de Música Brasileira nas categorias Melhor CD Erudito e Melhor Projeto Visual e o Prêmio Saul Trumpet de Melhor CD Erudito, em 2003. Surgiram também novas oportunidades, como o convite para participar na gravação da trilha sonora do desenho animado francês Marsupilami, a gravação do segundo CD, a Música dos Séculos, a conquista de vários prêmios nacionais, gravações diversas (inclusive o lançamento de um CD em países europeus), além de receber o reconhecimento do público, que vem crescendo ainda mais a cada ano.

Em 2010, participou num dos mais importantes festivais de música da Europa, Varna Summer International Music Festival e realizou o lançamento do CD Retratos Brasileiros, com obras inéditas do Guerra Peixe. Em 2012, realizou série de Concertos Paraná, através do programa Conta Cultura/Governo do Estado do Paraná.

Em 2018, lançou o CD com obras de compositores paranaenses.  Recentemente a obra “Valsa Acadêmica” de Brasílio Itiberê, executada pela Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, foi escolhida a ser utilizada em solenidades pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. Anualmente realiza a Série Mostra de música de câmara, na cidade de Londrina. A orquestra atua sob a direção artística e musical do violinista  Evgueni Ratchev.

Realizações e prêmios

  • Aproximadamente  300 concertos em teatros, igrejas, escolas públicas e hospitais.
  • Percorreu mais de 40 cidades do Estado do Paraná, além de realizar concertos nas principais capitais do Brasil.
  • Uma turnê internacional.
  • Participação em inúmeros festivais de música no Brasil.
  • Seis compact discos gravados, com obras de compositores brasileiros.
  • Prêmio Tim de Música em 2003 na categoria Música erudita e finalista do maior Prêmio de Música no país, 24a Edição do Prêmio de Música brasileira em 2013.
  • Diversos prêmios  do Governo do Estado do Paraná e Ministério da Cultura/Funarte.

 

 

 

SERVIÇO

 

Mostra de Música de Câmara 2018 – Circuito nas Igrejas – Concertos Natalinos

Dia 01 de dezembro, sábado, às 20h

Salão Paroquial do Distrito de São Luiz – (43) 99997-0886

Entrada Franca

 

Dia 02 de dezembro, domingo, às 17h 

Auditório da  Primeira Igreja Batista de Londrina (Av. Paraná, 76A , Centro , 43 3372 8900)

Entrada Franca

 

Dia 09 de dezembro, domingo, às 10:30h  

Paroquia Nossa Senhora da Paz (Av. Duque de Caxias, 4321 – Villa Recreio – (43) 3322-4361)

Entrada Franca

 

A  Mostra é mantida desde 2011 através do Patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.