FestivalLateralNotíciaSão Paulo

Festival de Música Contemporânea Brasileira em Campinas

 Atividades musicais gratuitas e abertas ao público de 26 a 30 de março

Apresentada pela CPFL Energia, a sexta edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira homenageia dois dos mais importantes compositores brasileiros: Ernani Aguiar e Guinga.

Serão cinco dias de atividades gratuitas e abertas a toda a comunidade, as quais, além de enfatizar a presença dos homenageados, buscam também valorizar a música contemporânea brasileira e promover a interação entre público, pesquisadores e artistas.

Os participantes terão uma oportunidade inigualável de interação com os compositores homenageados, pois além do bate-papo no concerto de abertura, no qual o público pode fazer perguntas diretamente aos compositores, também serão oferecidos concertos nos quais as suas obras serão executadas e posteriormente comentadas.

Seguindo a tradição do FMCB de democratizar oportunidades e diminuir as fronteiras entre a universidade e a comunidade em geral, as propostas de Apresentações Artísticas e Comunicações Orais selecionadas serão apresentadas e teremos também duas mesas-redondas nas quais as reflexões sobre as vidas e as obras dos compositores homenageados serão aprofundadas.

Além disso, neste ano, o público do Festival poderá ouvir Guinga tocar junto com Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) e Ernani regendo-a ao interpretar uma de suas obras.

E como não poderia deixar de faltar, teremos novamente a Mostra Musical Beneficente no Centro Infantil Boldrini e a distribuição de mudas no concerto que encerra o Festival. E todas as atividades serão registradas e tudo será posteriormente disponibilizado gratuitamente na internet.

Outro fator que se comemora nesta sexta edição do FMCB é a consolidação de parcerias com importantes agentes culturais de Campinas. Pelo quarto ano seguido, o Festival conta com a colaboração do Instituto CPFL, reforçando uma ligação que acontece desde a terceira edição do FMCB. O Instituto CPFL, que é é um dos principais incentivadores da produção e da difusão da música brasileira, é a plataforma de investimento social da CPFL Energia, patrocinador e apresentador oficial do Festival.

Outros parceiros que se mantém como colaboradores fiéis do FMCB são: a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp, a Secretaria de Cultura de Campinas e também a OSCM.

 

Ernani Aguiar

Compositor, regente, professor e pesquisador, Ernani Aguiar é celebrado como uma das mais importantes personalidades da música erudita no Brasil e do mundo. Desde 1987, é professor de regência da Escola de Música da UFRJ e do Instituto Villa-Lobos da Universidade do Rio de Janeiro. Também ministra cursos de regência no Brasil e no exterior.

Em 1993, foi eleito para a Academia Brasileira de Música, sodalício máximo da arte musical no país, onde ocupa a Cadeira no. 4, cujo patrono é o compositor Lobo de Mesquita. Escreveu obras para coro “a capela”, orquestra, coro e orquestra, voz e acompanhamento, para instrumentos “solo” e em grupos diversos. Suas composições já ganharam dezenas de gravações, está sempre presente em programas de concertos no Brasil e no exterior, e sua discografia continua em expansão.

No ano 2000, recebeu o prêmio “Açorianos” de música, pelo CD Novenas, com o Coral Porto Alegre, solistas e orquestra, com obras inéditas de José Maurício.

Saiba mais em: http://fmcb.com.br/ernani-aguiar

 

Guinga

O maior compositor vivo!”, segundo Ed Motta, Guinga é nacional e internacionalmente reconhecido pela qualidade ímpar de sua obra e por isso é um dos compositores homenageados da sexta edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira. De acordo com o violonista Jean Charnaux, “A música de Guinga seria como o retrato mais fiel da alma do povo brasileiro. Ela se derrama desde as entranhas do sofrimento mais profundo desse povo, chegando aos momentos mais sublimes das brincadeiras e lendas infantis do Brasil.

Profissionalmente, atuou como violonista com vários artistas renomados como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, João Nogueira e Cartola.
Teve várias de suas músicas gravadas por Elis Regina, Cauby Peixoto, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Chico Buarque, Ivan Lins, Leila Pinheiro e Ronnie Von. Como parceiros estão Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc e Chico Buarque.

Guinga tem dez discos gravados, todos bem recebidos pela crítica especializada. O seu disco ”Cheios de Dedos”, recebeu prêmio Sharp como melhor disco instrumental de 1996. Em 2002, sua biografia, “Guinga, os mais belos acordes do subúrbio”, escrita pelo jornalista Mário Marques foi publicado pela Editora Gryphus. Em 2003, a mesma editora lançou o songbook “A Música de Guinga”, com partituras de grande parte da obra do autor.
Como diria Hermeto Pascoal, “Um cara como ele só aparece a cada cem anos“.

Saiba mais em: http://fmcb.com.br/guinga

 

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA

– Dia 26 DE MARÇO
OFICINA DE MÚSICA PARA CRIANÇAS – CONTRAPARTIDA SOCIAL
Centro Infantil Boldrini, às 10h

– Dia 27 DE MARÇO
BATE-PAPO COM COMPOSITORES HOMENAGEADOS & CONCERTO COM QUINTETO DA PARAÍBA
Instituto CPFL, às 20h

– Dia 28 DE MARÇO
CONGRESSO SOBRE GUINGA
Auditório do Instituto de Artes, Unicamp, às 10h30

CONCERTO COMENTADO POR ERNANI AGUIAR COM CORO CONTEMPORÂNEO DE CAMPINAS E UNICAMP CELLO ENSEMBLE
Teatro Castro Mendes, às 20h

– Dia 29 DE MARÇO
CONGRESSO SOBRE ERNANI AGUIAR
Auditório do Instituto de Artes, Unicamp, às 10h

CONCERTO COMENTADO COM GUINGA & MÔNICA SALMASO
Teatro Castro Mendes, às 20h

– Dia 30 DE MARÇO
CONCERTO COM ERNANI AGUIAR, GUINGA & ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE CAMPINAS
Maestro Ricardo Bologna
Teatro Castro Mendes, às 20h

Acesse a programação com o programa completo em: www.fmcb.com.br/programacao-fmcb-6

 

 

SERVIÇO

 

Festival de Música Contemporânea Brasileira – FMCB 6

De 26 a 30 de março de 2019

Campinas, SP
Evento gratuito

 

O Festival

Apresentado pela CPFL Energia e produzido pelo Grupo Sintonize, o sexto Festival de Música Contemporânea Brasileira é realizado por meio da Lei Rouanet, Capes/Paep e ProAC ICMS pelo Governo Federal, Ministérios da Cidadania e da Educação, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com captação realizada via Incentiv.me, possui também patrocínio de Microgeo e FKB Válvulas e tem parcerias com Secretaria de Cultura de Campinas, Instituto CPFL, Unicamp, Proec, Instituto de Artes, OSMC e CRCV&B.

www.fmcb.com.br

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.