Curso / EncontroLateralProgramaçãoRio de Janeiro

Bach – Missa em si menor

A expressão de um coração ecumênico, escrita como uma carta à posteridade

Única apresentação!

Neste próximo sábado, dia 23 de fevereiro, na série Desafios Musicais, haverá a apresentação da Grande Missa em si menor, de J. S. Bach (1685-1750), obra na qual ele investiu os últimos 25 anos da sua vida, num projeto pessoal e sem encomenda. Morreu sem nunca tê-la ouvido por completo.

Tida como a obra mais importante da história da Música até o início do século XX, a palestra com filme abordará as diversas singularidades desta missa em latim escrita por um luterano, com o Ordinarium completo da liturgia católica e seu Credo apostólico do século IV. Ela retrata Bach como um caso excepcional de barroco protestante, cuja estética atua com a representação do sagrado da antiga mística da tradição apostólica, expressa em simbologia numérica.

Por fim, ao escrever na última página: “Essa obra é o meu testamento como músico e como cristão, numa declaração só“, Bach nos deixa, como uma carta à posteridade, a expressão de um coração ecumênico que ansiava pela reconciliação da Igreja e sua tradição apostólica, cultura repelida pelo protestantismo.

Roteirizada e filmada por Olivier Simonnet na Catedral de Notre-Dame, contou com a Ensemble Orchestral de Paris, os solistas Ruth Ziesak e Joyce Di Donato, sopranos; Paul Agnew, contratenor; Daniel Taylor, tenor, e Dietrich Henschel, baixo, sob a regência de John Nelson, a partir dos concertos de 27 e 30 de março de 2006, em Paris.

Ficha técnica

Direção musical e palestra: Maestro Ricardo Rocha

Produção: Saulo Chermont

Apoio Institucional: Centro Cultural Justiça Federal, CCJF

 

 

SERVIÇO

 

Palestra sobre Grande Missa em si menor, de J. S. Bach

 

Dia 23 de fevereiro, sábado, às 15h

Centro Cultural da Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 – Centro – 21 3261-2550)

 

Ingresso: R$ 40 e R$ 20 (meia), no Cinema

 

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.