LateralNotíciaSão Paulo

Sinfônica de Piracicaba em, casa nova

Concertos mudam para o Teatro Dr. Losso Netto em 2019

A partir da Temporada 2019, o Teatro Municipal Dr. Losso Netto será a casa oficial de espetáculos da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), que fará seus concertos sempre aos sábados, às 20h, uma vez por mês. A apresentação de estreia está agendada para 30 de março, com entrada gratuita.

Segundo o maestro piracicabano Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da Orquestra, o ensaio aberto ao público, realizado até o ano passado também aos sábados, às 17h30, não será mais feito, em função da capacidade do Teatro Municipal Dr. Losso Netto, que é quase o dobro do Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, onde a OSP se apresentou de 2015 a 2018.

Para Jamil Maluf, as mudanças foram pensadas em prol do público. “Estávamos no Teatro do Engenho por causa das reformas no Teatro Dr. Losso Netto, cujas obras foram entregues em agosto do ano passado. Fizemos a opção pela mudança por causa de sua localização, na área central da cidade, que trará melhor facilidade de acesso ao público”, diz o maestro.

A transferência passou a ser desenhada pela OSP e a SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) após o concerto que encerrou a Temporada 2018, em dezembro, com o maestro João Carlos Martins. “O Teatro Dr. Losso Netto dispõe de um piano de qualidade, da marca Kawai, que nos auxiliará quando houver repertório para este instrumento. Porém, é preciso reforçar que Piracicaba possui dois excelentes teatros, um privilégio para uma cidade do interior”, completa o maestro.

O mês de março marca os 119 anos da OSP e os cinco anos da reestruturação do conjunto. “O projeto de reestruturação da OSP é um presente para mim, depois de mais de 30 anos no Theatro Municipal de São Paulo, regendo uma grande quantidade de concertos, óperas e balés. É o momento em que retorno à minha cidade para dividir toda a experiência acumulada. Com os concertos da OSP, Piracicaba tem a oportunidade de ter sua vida musical ainda mais enriquecida”, diz.

A agenda dos concertos da Temporada 2019 está sendo finalizada e ocorrerá em breve o anúncio das datas, repertório, maestros e solistas convidados.

Promovida com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur e Secretaria de Educação, a Temporada 2019 da OSP tem o patrocínio da Caterpillar, Comgás, Hyundai, Oji Papéis Especiais e Raízen, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. São parceiros a Empem, Oscip Pira 21, Cultura Artística, Rádio Educativa FM, Revista Arraso e Jornal de Piracicaba.

Conhecido por sua grandeza e referência como casa de espetáculos, o Teatro Municipal Dr. Losso Netto foi inaugurado em agosto de 1978, mês de aniversário de Piracicaba. Em reforma por um período de cinco anos, ganhou rampas de acesso e sanitários adaptados para pessoas com deficiência e ostomizadas, recebeu reparo nos sistemas elétricos e hidráulicos, luzes de emergência, equipamentos de combate a incêndio e carpete antichamas.

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.