ConcursoLateralMinas GeraisNotícia

X edição do Festival Tinta Fresca da Filarmônica MG

Inscrições abertas até 18 de abril de 2019

Estão abertas, até o dia 18 de abril de 2019, as inscrições para a 10ª edição do Festival Tinta Fresca da Filarmônica de Minas Gerais, programa que se destina ao fomento, divulgação e estímulo a compositores brasileiros. A iniciativa, criada em 2008, proporciona um terreno fértil para que os autores tenham suas obras interpretas pela Orquestra.

Podem se inscrever no Festival Tinta Fresca somente compositores brasileiros natos ou naturalizados. Os interessados devem inscrever-se com apenas uma obra sinfônica, com duração máxima de 15 minutos. As partituras inscritas no Festival serão analisadas por uma comissão julgadora formada por profissionais de renome no cenário nacional, responsáveis por selecionar as peças que serão interpretadas pela Filarmônica em concerto gratuito e aberto ao público, na Sala Minas Gerais.

Durante a preparação para esse concerto, os compositores participarão ativamente dos ensaios, interagindo com orquestra e regente, bem como com o júri, a fim de conhecer, com maior profundidade, diferentes visões sobre seus trabalhos. Ao final do concerto, os jurados, o maestro e a orquestra escolhem uma obra vencedora. Seu autor receberá a encomenda de uma nova composição a ser interpretada na Temporada 2020 da Filarmônica, como estímulo à continuidade de seu trabalho.

Os vencedores das edições anteriores do Festival Tinta Fresca foram Rafael Nassif (2008), Sérgio Rodrigo (2010), ambos de Minas Gerais, Vicente Alexim (2011), do Rio de Janeiro, Carlos dos Santos (2012), de São Paulo, Leonardo Margutti (2013) e Jônatas Reis (2015), de Minas Gerais, e Marcelo Bellini Dino (2017) e Martim Butcher (2018), de São Paulo.

 

Os compositores Hanon Guy, Jônatas Reis, Caio Facó, Eduardo Athayde e Martim Butcher finalistas do Festival Tinta Fresca 2018.

 

Para participar

Edital: O edital com todas as informações e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Orquestra, em https://filarmonica.art.br/educacional/festival-tinta-fresca/.

Inscrições: As inscrições devem ser realizadas até o dia 18 de abril de 2019, via correio, para: Instituto Cultural Filarmônica/Sala Minas Gerais |Rua Alvarenga Peixoto, 2030 – Barro Preto | CEP: 30.180-121 | Belo Horizonte, MG.

 

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Criada em 2008, desde então a Filarmônica de Minas Gerais se apresenta regularmente em Belo Horizonte. Em sua sede, a Sala Minas Gerais, realiza 57 concertos de assinatura e 12 projetos especiais. Apresentações em locais abertos acontecem nas turnês estaduais e nas praças da região metropolitana da capital. Em viagens para fora do estado, a Filarmônica leva o nome de Minas ao circuito da música sinfônica. Através do seu site, oferece ao público diversos conteúdos gratuitos sobre o universo orquestral. O impacto desse projeto artístico, não só no meio cultural, mas também no comércio e na prestação de serviços, gera em torno de 5 mil oportunidades de trabalho direto e indireto a cada ano.

Sob a direção artística e regência titular do maestro Fabio Mechetti, a Orquestra conta, atualmente, com 90 músicos provenientes de todo o Brasil, Europa, Ásia, Américas Central e do Norte e Oceania, selecionados por um rigoroso processo de audição. Reconhecida com diversos prêmios culturais e de desenvolvimento econômico, ao encerrar seus 10 primeiros anos de história, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais recebeu a principal condecoração pública nacional da área da cultura. Trata-se da Ordem do Mérito Cultural 2018, concedida pelo Ministério da Cultura, a partir de indicações de diversos setores, a realizadores de trabalhos culturais importantes nas áreas de inclusão social, artes, audiovisual e educação. A Orquestra foi agraciada, ainda, com a Ordem de Rio Branco, insígnia diplomática brasileira cujo objetivo é distinguir aqueles cujas ações contribuam para o engrandecimento do país.

O corpo artístico Orquestra Filarmônica de Minas Gerais é oriundo de política pública formulada pelo Governo do Estado de Minas Gerais. Com a finalidade de criar a nova orquestra para o Estado, o Governo optou pela execução dessa política por meio de parceria com o Instituto Cultural Filarmônica, uma entidade privada sem fins lucrativos qualificada com os títulos de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e de Organização Social (OS), um modelo de gestão flexível e dinâmico, baseado no acompanhamento e avaliação de resultados.

 

Mais informações: tintafresca@filarmonica.art.br
Também pelo telefone  (31) 3219-9028

Editalhttps://filarmonica.art.br/educacional/festival-tinta-fresca/

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.