LateralNotíciaÓperaRio Grande do Sul

Carlos Rodriguez publica livro de ópera pela Amazon dos EUA

Carlos é cantor lírico profissional (barítono) e professor de canto

 

Carlos Rodriguez

Carlos Rodriguez

É cantor lírico graduado e pós-graduado em performance em ópera e música de câmara pelo Conservatório Superior de Música de Maastricht e com especialização no Jeker Opera Studio, ambos na Holanda, com destacada participação nos mercados local, nacional e internacional. Em 1999, foi semifinalista do Concurso Internacional de Canto Mozart em Salzburg, na Áustria, e, em 2003, ganhou o terceiro prêmio no Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, em Belém do Pará.

Na Europa, cantou em diversas óperas, destacando-se A Flauta Mágica (Papageno), de W. A. Mozart; e Carmen (Dancaïre), de G. Bizet. No Brasil, destacam-se Carmen (Dancaïre), no Theatro da Paz, em Belém do Pará; Rigoletto (Marullo) e Un Ballo in Maschera (Silvano), ambas de G. Verdi, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em Porto Alegre, Bastien und Bastiène (Collas) e Così Fan Tutte (Guglielmo), todas de W. A. Mozart, no Theatro São Pedro; A Boiúna (Tiago), de W. S. Portoalegre – estreia mundial da obra, no antigo Teatro da OSPA; e Madama Butterfly (Sharpless), de G. Puccini, com a Orquestra Filarmônica da PUCRS,.

Em 2005, foi fundador da Escola de Ópera da Orquestra Sinfônica de Sergipe, orientando e coordenando solistas locais na preparação de performances. Possui larga experiência na criação de projetos de formação de cantores, entre eles: a Escola de Ópera da Orquestra Sinfônica de Sergipe (2005) e o Grupo Ópera de Bolso que, em Porto Alegre, realizou mais de cem espetáculos das óperas A Flauta Mágica, La Traviata e O Elixir do Amor. Em 2007, foi curador da área de canto lírico do StudioClio, onde levou mais de quarenta espetáculos entre recitais e óperas em formato de bolso (reduzidas).

Desempenha importante e destacado papel no desenvolvimento de performers da ópera, seja em aulas de técnica vocal e preparação de repertório ou na realização de espetáculos operísticos que proporcionam aos jovens cantores espaço e oportunidade para se apresentarem e aprimorarem, contando hoje com vários alunos atuando no cenário profissional do país e com premiações em concursos nacionais e internacionais.

Morou 10 anos na Europa e, quando retornou ao Brasil, passou a tocar a vida como professor, o que passou a ser sua maior paixão. Vários alunos seus foram vencedores de concursos importantes (Bidu Sayão, Callas, entre outros). Neste ano, uma jovem aluna sua levou o 2º lugar no Callas – chama-se Helena Losada (soprano).

Atualmente, é o responsável pela Agenda Lírica, o mais importante veículo de divulgação de música erudita do Rio Grande do Sul.


Com grande satisfação, comunicamos que o seu trabalho de 21 anos de pesquisas acaba de ser publicado pela Amazon americana. Trata-se do mais completo catálogo de papéis de barítono em óperas. O livro foi escrito em inglês, mas traduzindo se chama “Catálogo de Papéis de Barítono – Um Guia de Personagens Operísticos”.

 

Como eu disse, trata-se do mais completo catálogo de papeis de barítono em óperas, um trabalho de pesquisa iniciado em 1998, quando eu morava na Holanda.

 

Aproveitem o preço promocional!

Abaixo, está o link.

https://www.amazon.com/dp/1093852615?ref_=pe_3052080_397514860

Agenda Lírica <carlosrodriguez@agendalirica.com>

 

Agradecimentos especiais ao amigo Dr. Eduardo Moreira, que fez a correção do inglês e tornou possível a publicação.

 

.
Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.