LateralMúsica sinfônicaProgramaçãoSão Paulo

Orquestra Jovem de Guarulhos homenageia Leo Brouwer

“Retrato do artista” – comemorando os 80 anos do compositor cubano

No próximo sábado (27), às 20h, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG) apresenta um concerto em comemoração aos 80 anos do cubano Leo Brouwer, um dos maiores violonistas da atualidade. A apresentação tem classificação livre e os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria do teatro, com uma hora de antecedência do início do evento.

Durante o espetáculo, o violonista Fábio Zanon, autoridade reconhecida em seu instrumento, executa uma das obras mais importantes do repertório recente para violão e orquestra, o Concerto nº 2, de Leo Brouwer.

Emiliano Patarra, maestro e regente da OJMG, celebra a execução dessa grande obra pela primeira vez em território nacional. “Demonstramos com esse espetáculo que a atividade musical realizada na cidade de Guarulhos está interferindo ativamente no cenário mundial, nos colocando à frente de um panorama riquíssimo e pleno de diversidade e que contribui, sobremaneira, tanto para a difusão dessas obras quanto para a aproximação do público com esses compositores atuais”, observa o maestro.

O espetáculo destaca ainda a execução de Rito de Evocação dos Sons Ancestrais, obra do jovem compositor paulistano Matheus Bitondi, e a Sinfonia nº. 103 em Mib Maior, de Joseph Haydn, conhecida como O Rufar dos Tambores. Essa é a décima primeira dentre as chamadas “Sinfonias Londrinas” de Haydn.

PROGRAMA

Leo Brouwer
Concerto no. 2
– Solista: Fábio Zanon

Matheus Bitondi
Rito de Evocação dos Sons Ancestrais

Joseph Haydn
Sinfonia nº. 103 em Mib Maior (O Rufar dos Tambores)

 


Leo Brouwer

Nascido em Havana, em 1939, Leo Brouwer é compositor, violonista, regente e pedagogo, é reconhecido como um dos principais contribuintes da música erudita contemporânea latino-americana. Iniciou seu trabalho de composição em 1954, focando em inúmeras séries de estudos para violão, como “Estudios Sencillos” (1960-61) e “Nuevos Estudios Sencillos” (2001), que têm a finalidade de desenvolver a técnica para a prática da execução do estudante de violão.

 

 

SERVIÇO

 

Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos – “Retrato do Artista”, com o violonista Fábio Zanon

Dia 27 de abril, sábado, às 20h

Teatro do Adamastor Centro (Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos)

Entrada gratuita (os ingressos devem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência)

Classificação livre

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.