LateralMovimentoMúsica sinfônicaProgramaçãoSão Paulo

Concertos EPTV brindam 5 cidades em São Paulo

Tradicional programação pelo interior do estado

Serão cinco concertos, entre 22 e 26 de Maio, nas cidades de Americana, Piracicaba, Campinas, Santa Bárbara d’Oeste e Limeira, reunindo a pianista israelense Roglit Ishay e o trio de cordas formado por Pablo de León, Horácio Schaefer e Roberto Ring. No programa, obras de Fauré e Dvorák. Os Concertos EPTV são realizados com patrocínio do Ministério da Cidadania, CCR AutoBAn e Instituto CCR.

O projeto Concertos EPTV é de importância fundamental para a difusão da cultura musical no interior de São Paulo. Tem por objetivo promover acesso e contribuir para a formação de público para a música de qualidade, por meio apresentações com de artistas de prestígio no cenário brasileiro e também internacional. Ao longo de quase vinte anos vem realizando espetáculos musicais do mais alto nível em dezenas de cidades das mais importantes regiões paulistas, do litoral inclusive. Atividades didáticas – Parte importante do projeto Concertos EPTV são as atividades didáticas, voltadas para músicos e estudantes de música das cidades em que acontecerão os concertos.

Na primeira parte, o “Quarteto de Piano em Dó menor Op. 15”, de Gabriel Fauré. Em seguida, o “Quarteto de Piano Nº 2 em Mi bemol maior Op. 87”, de Antonín Dvorák. Ambas as peças são do período Romântico e têm, cada uma, quatro movimentos.

O francês Gabriel Fauré (1845-1924) escreveu essa que é sua única obra para piano e trio de cordas em 1876-79. É talvez seu mais conhecido trabalho de música de câmara. É música marcada por intensidade do sentimento, característica que encontra equilíbrio na elegância e na clareza formal.

A obra do tcheco Antonín Dvorák (1841-1904) foi composta em 1889. É um trabalho complexo e exigente, de grande riqueza melódica, que se destaca por rigorosa interação entre a escrita para o piano e para os instrumentos de cordas.

Já está confirmada a realização de dois workshops, ambos na segunda-feira, 27 de Maio – às 11h em Americana e às 17h em Limeira. Participarão das atividades músicos estudantes de música ligados a projetos sociais da cidade.

 

P R O G R A M A

Gabriel Fauré (1845-1924)
Quarteto de Piano em Dó menor Op. 15
– Allegro molto moderato
– Scherzo: Allegro vivo
– Adagio
– Allegro molto

Antonín Dvorák (1841-1904)
Quarteto de Piano Nº 2 em Mi bemol maior Op. 87
– Allegro con fuoco
– Lento
– Allegro moderato, grazioso
– Finale. Allegro ma non troppo

 

Roglit Ishay

A israelense Roglit Ishay estudou piano com Madeleine e Walter Aufhauser, Veronica Jochum e Richard Goode, bem como filosofia, na Universidade de Tel-Aviv. Desde 2006, é diretora artística da série “Musica Mundi Frankfurt” na Alte Oper Frankfurt. E, desde 2011, professora de música de câmara na Academia de Música de Freiburg.

Integra o Dresden Piano Trio (com Peter Bruns e Kai Vogler) e o Israel Piano Trio (com Menahem Breuer e Hillel Zori). Apresenta-se com frequência com orquestras de renome como a Staatskapelle de Dresden, a BBC Scottish Symphony Orchestra e a Orquestra do National Theater-Mannheim.

Sua extensa discografia inclui inúmeras gravações de trio de piano, além de gravações em duo com o violoncelista Peter Bruns, o clarinetista Ron Chen Zion, a violista Tatjana Masurenko, a violinista Ariadne Daskalakis.

 

Pablo de León, violino / Horácio Schaefer, viola / Roberto Ring, violoncelo

O núcleo musical do projeto Concertos EPTV é o trio formado por estes três artistas. Desde sua criação, em 2001, o grupo já realizou mais de 700 concertos. Os três músicos pertencem à elite da música clássica brasileira. Pablo de León é spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Horácio Schaefer é chefe do naipe das violas da OSESP-Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Em sua longa carreira, Roberto Ring integrou a Orquestra Sinfônica de Campinas, a OSESP, a Orquestra de Câmara Villa-Lobos e, nos últimos anos, tem intensa atividade como músico de câmara.

 

S E R V I Ç O


Americana
 

Dia 22 de Maio, quarta-feira, às 20h

Teatro Municipal de Americana Lulu Benencase (R. Gonçalves Dias 696, Jardim Girassol – (19) 3461-3045)

Piracicaba 

Dia 23 de Maio, quinta-feira, às 20h

Teatro Municipal Erotídes de Campos  (Av. Maurice Allain 401, Parque do Engenho – (19)3294-3166)

Campinas 

Dia 24 de Maio, sexta-feira, às 20h

Teatro Municipal Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide 62, Vila Industrial – (19) 3272-9359)

Santa Bárbara d’Oeste

Dia 25 de Maio, sábado, às 20h

Teatro Municipal Manoel Lyra (Rua João XXIII 61 – Centro – (19) 3464-9424)

Limeira  

Dia 26 de Maio, domingo, às 19h

Teatro Vitória (Praça Toledo Barros s/n, Centro – (19) 3451-6679)

Entrada franca para todos os concertos

Classificação: Livre

Realização: EPTV

Patrocínio: CCR AutoBAn e Instituto CCR

Ministério da Cidadania / Lei de Incentivo à Cultura

 

Fotos: Niels Gerhardt

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.