LateralMinas GeraisMPBProgramação

Orquestra de Câmara Opus com Flávio Venturini

A experiência de trabalhar ao lado do Flávio é muito rica

A Orquestra de Câmara Opus abre a programação de 2019 do projeto “Orquestrando Brasil” recebendo Flávio Venturini para um concerto que apresentará cerca de 15 conhecidas canções imortalizadas na voz do cantor e compositor mineiro, todas com com arranjos especiais, sendo a maioria do maestro Leo Cunha, diretor musical e fundador da Orquestra Opus. A apresentação será no dia 10 de maio (sexta-feira), às 21h. Ingressos já estão disponíveis na bilheteria do Sesc Palladium ou pelo site www.ingressorapido.com.br , com valores entre 35 e 120 reais.

A experiência de trabalhar ao lado do Flávio é muito rica e tem me proporcionado descobertas incríveis quando posso entrar na sua obra para escrever os arranjos. Nesse “mergulho”, eu tenho a oportunidade de conhecer a sua musicalidade e até mesmo a forma de pensar suas harmonias. Tudo isso, como se não bastasse o prazer de conduzir a Orquestra com esse repertório que fez e faz parte de importantes momentos da minha vida”,  conta Leonardo Cunha.

Dentre as músicas selecionadas para o repertório estão Criaturas da noite, Clube da Esquina II, Céu de Santo Amaro, Espanhola, Sol de Primavera, Noites com sol, Planeta Sonho, Linda Juventude e muitas outras que com certeza o público cantará junto.

 

Flavio Venturini


Orquestra de Câmara Opus 

Desde 2006, a Orquestra de Câmara Opus apresenta o projeto “Orquestrando Brasil” realizando apresentações em mais de cem cidades de oito estados brasileiros. Em 2007, este projeto resultou na gravação de um CD cujo repertório foi escolhido a partir das músicas de maior identificação do público nas apresentações da orquestra. A partir do lançamento do CD “Orquestrando Brasil”, a Orquestra de Câmara OPUS foi convidada a apresentar-se fora do país, alcançando projeção internacional. Em 2011, a OPUS realizou quatro concertos no Peru – Lima e Cuzco – e também na Europa, em 2012, com quatro concertos na Alemanha – Munique, Potsdam e Berlim – e França – Paris. As apresentações levaram um pouco do trabalho da Orquestra para outros países e culturas representando com orgulho a beleza e riqueza da cultura brasileira.

Também em 2011, a OPUS registrou peças de compositores britânicos em seu segundo CD. Neste álbum, a Orquestra gravou obras tradicionais do repertório camerístico escrito para orquestra de cordas, pelos compositores E. Elgar, G. Holst e B. Britten.

Entre os artistas convidados que se apresentaram com a Orquestra OPUS estão: Dado Villa-Lobos, Guilherme Arantes, Fafá de Belém, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Daniela Mercury, Ana Carolina, Maria Gadú, Nando Reis, Sandra de Sá, Sá & Guarabyra, Derico Sciotti (Saxofonista do Programa do Jô), Ulla Benz (violino/Alemanha), Jasmin Gottstein (flauta/Alemanha), Márcio Carneiro (Violoncelo/Suíça), Knut Andreas (maestro/Alemanha) e Jitka Hosprová (viola/República Tcheca).

As orquestras de câmara são, por conceito, compostas por um número reduzido de músicos e instrumentos que as orquestras sinfônicas e filarmônicas. As orquestras de câmara foram criadas, tradicionalmente, para apresentações em locais menores e públicos reduzidos, mas não menos exemplar.

 


PROGRAMA

Flávio Venturini
Fantasia Barroca

Flávio Venturini
Criaturas da noite 

Flávio Venturini
Fênix 

Flávio Venturini
Romance

Flávio Venturini e Murilo Antunes
Besame

Flávio Venturini
Clube da Esquina II

Flávio Venturini
Nascente 

Flávio Venturini
Céu de Santo Amaro

14 BIS
Espanhola 

Beto Guedes
Sol de Primavera

Flávio Venturini
Noites com sol 

14 BIS
Todo azul do mar

Mílton Nascimento
Para Lennon e McCartney 

14 BIS
Uma velha canção Rock’n Roll

Renato Russo
Mais uma vez 

14 BIS
Planeta Sonho

14 BIS
Linda Juventude (Bis)

 

 

SERVIÇO

 

Orquestra de Câmara OPUS convida Flavio Venturini

 

Dia 10 de maio, sexta-feira, às 21h

Sesc Palladium (Av. Augusto de Lima, 420 – Centro, Belo Horizonte – (31) 3270-81000)

Ingressos: de R$ 35,00 a R$ 120,00

Venda: www.ingressorapido.com  e bilheteria do teatro

Classificação: Livre

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.