Balé/DançaLateralProgramaçãoRio de Janeiro

“Ballet do meio-dia”, no Municipal RJ

Uma programação popular para a hora do almoço

Às vésperas de completar 110 anos, no próximo dia 14 de julho, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro continua renovando seu público. A própria ação nesse sentido é a apresentação, dias 25 e 26 de junho, do “Balé do Meio-Dia”, espetáculo criado com a intenção de atrair quem passa todos os dias pelo teatro em seu horário de almoço, mas nunca entrou nessa belíssima joia arquitetônica. O Corpo de Baile do TM dançará coreografias dos grandes balés do repertório mundial, em suas principais fases – a clássica, romântica e neoclássica.

Com preço único e popular, a R$10, e duração de 60 minutos, as duas récitas de balé serão com música gravada e figurinos do acervo, de produções anteriores.

PROGRAMA

Cesare Pugni
Grand Pas de Quatre de Pugni
Coreografia: segundo Jules Perrot

Pas de Quatre foi originalmente coreografado, por Jules Perrot em 1845, século XIX, com música de Cesare Pugni, a pedido do Her Majesty’s Theatre em Londres, Teatro da Rainha Victoria da Inglaterra, a fim de reunir no mesmo palco as quatro maiores bailarinas da época.
– Elenco: Cláudia Mota/Deborah Ribeiro/ Fernanda Martiny/Renata Tubarão/ Juliana Valadão/ Rachel Ribeiro/ Carla Carolina

Christoph Gluck
Melodia de Gluck Pas-de-Deux
Coreografia: Assaf Messerer

Pas-de-Deux com a música da Dança dos Espíritos Abençoados. É uma das mais belas melodias de toda a ópera “Orfeo e Euridice”.
– Elenco: Renata Tubarão/ Fernanda Martiny/ Francisco Timbó/ Alef Albert

Ricardo Drigo
Talismã
Coreografia: Marius Petipa

O Pas-de-Deux conta a estória da jovem deusa Niriti que cumprindo os desígnios de seu pai, deve submeter-se à prova de descer à terra e manter seu coração fechado a todo amor terreno. Recebe de sua mãe um talismã para protegê-la, mas acaba apaixonando-se pelo jovem marajá Nouredin, abrindo mão do reino celestial. O Pas-de-deux é dançado por Niriti e Vayou, deus do vento que foi encarregado de protegê-la.
– Elenco: Fernanda Martiny/Juliana Valadão/ Alef Albert/Cícero Gomes

Adam/Pugni
O Corsário
Coreografia: Marius Petipa

Pas-de-Deux extraído do ballet em 3 atos do mesmo nome, que conta a história de um corsário-Conrad que se apaixona por uma jovem grega-Medora, que é feita escrava por um mercador e é vendida a um rico paxá. Depois de muitas aventuras, ela finalmente se une ao seu amado corsário, servo de um poderoso pirata.
– Elenco: Renata Tubarão/ Filipe Moreira

P. I. Tchaikovsky
Czardas – O Lago dos Cisnes
Coreografia: Marius Petipa

Divertissement extraído do 3º ato do ballet O Lago dos Cisnes e é apresentado durante os festejos de aniversário do Príncipe Siegfried.
– Elenco: Solistas: Rachel Ribeiro/ Wellington Gomes/Santiago Júnior/ Carla Carolina/ Rodrigo Negri
– Corpo de baile: Flávia Carlos/Marcella Gil/ Anderson Dionísio/Mônica Barbosa/ Mateus Dutra/ Bianca Lyne/ Saulo Finelon/ Bruno Fernandes/ Vanessa Pedro/ Sérgio Martins/ Paulo Ricardo

Ludwig Minkus
Don Quixote
Coreografia: Marius Petipa

Pas-de-deux extraído do 3º Ato do Ballet “Don Quixote”, baseado no romance de Cervantes, que conta a estória de Kitri, jovem que se apaixona pelo barbeiro Basílio, mas seu pai deseja que ela se case com um nobre rico. O pas-de-deux representa as bodas do casal, que consegue seu intento graças à ajuda de Don Quixote.
– Elenco: Cláudia Mota/ Cícero Gomes/ Juliana Valadão/ Carla Carolina/ Deborah Ribeiro/ Fernanda Mart

 

SERVIÇO

 

“Ballet do meio-dia”, no Municipal RJ

 

Dia 25 de junho, terça-feira, às 12h
Dia 26 de junho, quarta-feira, às 12h

Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Marechal Floriano, s/no. – Centro – Rio – 2332 9191)

Ingressos a R$10 (qualquer lugar)

Duração Aproximada: 60 minutos

Classificação Indicativa: Livre

Homepage: http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/

O Theatro Municipal é vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro

Realização: Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.