Curso / EncontroLateralNotíciaPernambuco

I Oficina de Música Antiga do Recife

Inscrições se encerram no dia 24 de junho

 

De 08 a 19 de julho a capital pernambucana receberá a I Oficina de Música Antiga do Recife. A música antiga traz diversos desafios para seu intérprete, desde questões de notação, que poderia envolver sistemas únicos, ou uso de símbolos com significados diferentes do atual, passando por questões de afinação, temperamento e uso de instrumentos de época, até questões de pronúncia histórica de diferentes línguas do repertório vocal.

Havendo a intenção de se executar esse repertório com atenção a todas essas questões, é no trabalho de professores especialistas, principalmente aqueles que realizam pesquisa musicológica, que um jovem músico irá encontrar a instrução necessária e específica. É com o intuito de disponibilizar esse acesso para jovens músicos brasileiros, e em especial aos pernambucanos, que surgiu a ideia de se realizar a I Oficina de Música Antiga do Recife, trazendo para a cidade músicos/professores especialistas nesse repertório, promovendo assim um encontro de extrema importância para o desenvolvimento musical do estado.

Essa primeira edição, a ser realizada em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, contará com a participação de quatro músicos do grupo italiano Il Rossignolo, um dos principais grupos especializados em música antiga em atuação na Europa. Também integrará o corpo docente o pianista/coach Vítor Philomeno, um dos mais importantes preparadores vocais do Brasil, especialista em música barroca.

A oficina contará também com a participação de professoras do departamento de música da UFPE, promovendo palestras e ensaiando uma peça com os participantes, para ser apresentada no concerto final. A direção fica a cargo do Dr. Marcelo Ferreira, responsável pela criação de iniciativas educacionais similares de sucesso no estado.

 

Metodologia e temas das aulas

Os participantes serão divididos em cinco grupos, cada um orientado por um dos professores convidados:

Ottaviano Tenerani – Cravo e Regência
Florian Deuter – Cordas e Regência
Marica Testi – Flauta Transversa
Martino Noferi – Flauta Doce e Oboé
Vítor Philomeno – Canto

Os professores trabalharão tanto com instrumentos de época quanto com instrumentos modernos. O dia de trabalho da oficina começará com uma palestra para todo o grupo. Nessas palestras, serão discutidos temas de interesse geral, assim como afinação/temperamento e ornamentação; e tópicos sobre a música colonial brasileira e latino-americana.

Seguindo este momento, os grupos se separarão, com a maior parte dos participantes assistindo a uma masterclass de um dos professores, enquanto dois professores trabalham separadamente com seus respectivos grupos, e os outros professores estarão realizando aulas individuais. É um ritmo bastante intenso, mas garante o máximo de retorno pelo tempo investido. Chegando próximo ao fim da oficina, esse ritmo será interrompido por ensaios para o recital de encerramento, realizado pelos participantes.

 

Período

As atividades da oficina ocorrerão de 8 a 19 de julho de 2019, de segunda a sexta-feira, nos horários das 9 às 12h e das 14 às 18h. O recital será no último dia da oficina, com local e horário a serem determinados.

 

Público-alvo

A oficina é direcionada a instrumentistas, cantores e regentes; jovens profissionais e alunos avançados; com interesse ou já especializados na performance da música antiga.

 

Vagas

A oficina será composta por uma turma de 30 músicos. Destas vagas, 70 por cento são prioritárias para participantes do estado de Pernambuco, desde que estes preencham os requisitos mínimos. Será necessário um equilíbrio entre os diferentes tipos de músicos para não sobrecarregar nenhum dos professores e esse fator será levado em conta na avaliação.

Alunos interessados em participar como ouvintes serão considerados, apenas através de recomendação de seus professores.

 

Custos

A participação na oficina será gratuita, mas custos de transporte, hospedagem e alimentação, inclusive para os selecionados que não tenham residência no Recife, deverão ser arcados pelos participantes.

 

Inscrições

Os interessados deverão se inscrever pelo link https://forms.gle/1wv68hhS7iRj2uCS6, de 16 de maio até 24 de junho de 2019.

A escolha dos participantes será feita exclusivamente através de gravações e análise de currículo. A seleção será baseada em técnica, musicalidade, estilo, interpretação, e principalmente no potencial profissional e no quanto a oficina poderá beneficiar o participante.

Gravações devem ser disponibilizadas em MP3, com boa qualidade sonora e sem edições, por meio de um link para download ou serviço de streaming (dropbox ou soundcloud ,por exemplo). Links para vídeos postados no youtube, serviço similar, ou em páginas pessoais, também serão aceitos.

Caso prefira, envie a gravação para o e-mail jaraguaprodutora@gmail.com. Nessa opção, o arquivo não poderá ultrapassar 5 megabytes e o candidato deverá preencher o campo para o link da gravação no formulário com a palavra “e-mail”. O nome do arquivo deverá indicar o nome do candidato, nome da peça e do compositor. Arquivos não deverão exceder 5 megabytes.

A gravação deverá constar de:

– para instrumentistas, áudio ou vídeo uma peça solística, totalizando pelo menos 3 minutos de música composta no período barroco ou anterior;

– para cantores, áudio ou vídeo de uma peça vocal solo, acompanhada por cravo (ou piano), órgão, ensemble ou orquestra;

– para regentes, um vídeo regendo uma obra do período barroco ou anterior.

O envio de gravação que não se enquadre nos requisitos acima ou de inscrição incompleta resultará em imediata desclassificação do candidato.

 

Mais informações

Os músicos selecionados para participar da I Oficina de Música Antiga do Recife terão seus nomes divulgados até o dia 18 de junho de 2019 e serão contatados por e-mail. A lista dos aprovados também será divulgada em nossa página no Facebook.

Os selecionados terão até o dia 21 de junho de 2019 para confirmarem a presença e caso estejam impossibilitados de participar, deverão ser substituídos por outros músicos que não foram selecionados na primeira lista divulgada.

Os candidatos que aceitarem participar da Oficina se comprometem a estar presentes em todas as atividades. Qualquer necessidade de ausência em quaisquer das atividades deverá ser comunicada anteriormente à sua aceitação.

Um Certificado de Conclusão do programa será entregue aos participantes que completarem o mínimo de 75% das atividades da Oficina.

 

Cronograma

– Inscrições (prorrogadas): De 16 de maio a 24 de junho pelo link: https://forms.gle/1wv68hhS7iRj2uCS6

– Divulgação dos selecionados: 18 de junho, por e-mail e pela nossa página no Facebook.

– Período de aulas, palestras e masterclasses da I Oficina de Música Antiga do Recife: 8 a 19 de julho de 2019.

– Local: Departamento de Música da UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Av. da Arquitetura, s/n – Campus Universitário, Recife – PE, CEP: 50740 – 550.

– Recital de abertura com os professores: local, horário e data a serem determinados.

– Recital de Encerramento com os Participantes: Dia 19 de julho, local e horário a serem determinados.

Informações adicionais: jaraguaprodutora@gmail.com (81) 3032-3184

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.