LateralNotícia

Camerata Jovem do RJ faz turnê na Europa

Jovens músicos de comunidades carentes do Rio realizam nova turnê na Europa.

A Camerata Jovem do Rio de Janeiro, composta por 18 jovens de comunidades carentes do Rio, recebeu o Swiss Charity Award 2019 e foi convidada a se apresentar no Tonhalle de Zurique, na Suíça, no dia 24 de agosto, onde serão comemorados os 100 anos da ONG Save the Children.

A Camerata integra a Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), organização não governamental, sem fins lucrativos, que visa à inclusão social e à formação da cidadania através do ensino da música clássica para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social residentes em comunidades.

Ainda na Suíça, os jovens tocam na Basileia e, em Genebra, no escritório da ONU no Palácio das Nações. Da Suíça seguem para a Alemanha onde farão apresentações em Berlim e Dusseldorf. Em Dusseldorf, uma das três apresentações será em comemoração ao Dia da Democracia (01/09), a convite do Prefeito da Cidade, e com a presença de vários prefeitos da Europa. No repertório, músicas clássicas e populares.

A Camerata Jovem do Rio de Janeiro é composta por 18 jovens com idades entre 17 e 23 anos, todos moradores de comunidades carentes do Rio de Janeiro, entre elas, Complexo do Alemão, Morro dos Macacos, Morro da Babilônia, Baixada Fluminense e São Gonçalo.

A Camerata fez sua primeira turnê europeia em novembro de 2017 pelas cidades de Regensburg, Berlim, Dusseldorf, Colônia, Hilversun e Amsterdam. Em 2018, o grupo realizou três apresentações em Nova Iorque, com grande destaque para o concerto da ONU. Nesse mesmo ano, o grupo se apresentou no Festival Rio/Montreux, na companhia do consagrado violonista Yamandu Costa.

A Camerata já se apresentou no Theatro Municipal, na Sala Cecilia Meireles, Cidade das Artes, em universidades e centros culturais. Participou do Festival Internacional de Música de Londrina e do Festival Internacional de Música de João Pessoa. O grupo tem a direção musical do violinista Clóvis Pereira Filho e a coordenação geral da musicista Fiorella Solares.

 

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.