LateralÓperaProgramaçãoSão Paulo

Ópera “Bastião e Bastiana” estreia em Cotia

O projeto “Ópera na Escola” apresenta a ópera “Bastião e Bastiana” em escolas da rede pública de Cotia.

Disseminar a música clássica para além da agenda comercial  e levar esse gênero musical às comunidades que habitam no entorno da rede pública de ensino do estado de São Paulo é o objetivo do Projeto Ópera na Escola. No próximo dia 17 de agosto, o espetáculo chega a Cotia e faz duas apresentações na EM Prof Ana Maria Pereira (11h) e E.E República do Peru (15h). A entrada é gratuita e aberta ao público.

Esse ano, o projeto traz, em sua oitava edição, a ópera “Bastião e Bastiana”: uma adaptação da famosa obra do compositor Wolfgang Amadeus Mozart. O espetáculo conta a história da pastora Bastiana, que chora a perda de Bastião, jovem que nega seu amor em nome de uma rica dama do castelo.

Quem nunca se perguntou se é verdade que dinheiro não compra felicidade? Dividido entre o amor da sua pastora Bastiana e os tesouros da bela dama, Bastião nos convida a pensar: qual o valor que o amor tem em nossas vidas? Qual a importância que damos à fidelidade dentro de uma relação? Através de uma mistura de delicadeza e humor, de inocência e ironia, ‘Bastião e Bastiana’ nos faz rir de suas personagens e, através dessa risada, refletir sobre nós mesmos”, explica Maurício Veloso, diretor cênico do espetáculo  e responsável pela tradução e adaptação da obra.

No elenco, a cantora Raíssa Amaral assume o papel de Bastiana, o cantor Ramon Mundin, o de Bastião, e o cantor Márcio Marangon, o do personagem Colas. A direção geral é assinada por Lívia Sabag e Florent Reard, e a direção musical, por Fábio Bezuti.

O projeto acontece em escolas públicas abertas aos finais de semana para eventos culturais, sendo muitas vezes a única opção de lazer das comunidades. Paralelamente ao espetáculo, o Projeto fornece material pedagógico às escolas e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra, tornando possível o primeiro contato de muitos jovens e seus familiares com o gênero musical.

Ao todo, 4 escolas receberão as apresentações com entrada gratuita. A temporada tem estreia Cotia, e durante o mês de agosto circula por Mogi das Cruzes.

 

 

SERVIÇO

 

Ópera “Bastião e Bastiana” (Projeto Ópera na Escola) 

 

COTIA

Dia 17 de agosto, sábado:

Às 11h – E.M. Prof. Ana Maria Pereira (Rua Shizuoka, 396 – Nakamura Park – Cotia)

Às 15h – E.E. República do Peru  (Rua Pintassilgo, 142 – Jd. Coimbra – Cotia)

 

MOGI DAS CRUZES

 Dia 18 de agosto, domingo:

Às 11h – E.E. Vereador Narciso Yague Guimarães – Rua Desidério Jorge, S/N, Vila Natal – Mogi das Cruzes

Às 15h – E. E. Euryclides de Jesus Zerbini – Avenida Celeste, S/N – Mogi das Cruzes

 

Entrada franca

 

 

Tulipa Produções Artísticas

A produtora atua na gestão, administração e produção cultural e realiza projetos nas áreas de música clássica, ópera, teatro e artes plásticas. Dentre os principais projetos, são destaques, o projeto Ópera na Escola – na oitava edição, as produções operísticas Il Matrimonio Segreto (coprodução com Ato Primo Produções Culturais), A WaterBird Talk, The Bear, I Pagliacci realizadas no Theatro São Pedro e L’Enfant et lês Sortilèges para comemoração do Centenário do Theatro Municipal de São Paulo. Por esse último projeto, conquistou o Prêmio Carlos Gomes 2012 como melhor produção operística.

 

Viação Cometa

A Viação Cometa, empresa integrante do grupo JCA, protagoniza uma história de 68 anos de sucesso no transporte de passageiros. Atualmente conta com cerca de 600 ônibus em sua frota patrimonial, 2.400 colaboradores e mais de 14,5 milhões de pessoas transportadas ao ano. Está organizada em 6 Filiais Regionais, distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.

 

Instituto JCA

O Instituto Jélson da Costa Antunes (IJCA) é um investimento social familiar, fundado em 2004 pelo empresário do setor de transportes, Jélson da Costa Antunes. A organização trabalha na área da educação, com crianças e jovens de origem popular, buscando incentivar o seu protagonismo e estimulando-os na criação e concretização de seus sonhos e projetos. O propósito com as iniciativas apoiadas e incentivadas  é acolher e facilitar novas relações que contribuam para o desenvolvimento local em seu sentido mais amplo e sustentável.

 

Gerdau

A Gerdau é a maior empresa Brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.