LateralMinas GeraisMúsica sinfônicaProgramação

Orquestra Juiz de Fora celebra aniversário

Participação especial do violinista Paulo Bosísio.

A Orquestra Juiz de Fora (OJF) comemora no próximo domingo, 11 de agosto, seu primeiro aniversário com o concerto Eterna Música, apresentado através do Luz da Terra, projeto de ocupação do Cine-Theatro Central. A noite contará com a participação especial do violinista Paulo Bosísio, que fará o solo do Concerto de Felix Mendelssohn em Ré Menor, e com palestra do professor da UFJF Rodolfo Valverde sobre o repertório do concerto.

Formada por instrumentos de corda (violinos, violas, violoncelos e contrabaixo), a OJF nasceu em 2018 como uma homenagem ao maestro Nélson Nilo Hack – fundador e regente das orquestras de Câmara e Sinfônica do Centro Cultural Pró-Música/UFJF, falecido em 2013 -, com o objetivo de se tornar a primeira orquestra profissional de Juiz de fora e da Zona da Mata mineira.

Uma das propostas da orquestra é a disseminação da arte para todos, através de apresentações ecléticas, atingindo diversas idades e gostos musicais, tendo como base o repertório erudito e a música brasileira. Paralelamente, a OJF também realiza apresentações com repertório de grandes sucessos nacionais e internacionais da cultura pop/rock e com trilhas sonoras de filmes e seriados.

A Orquestra se apresenta sob a regência do violinista Yuri Reis, que é também responsável pela direção artística do grupo. O violinista Ladislau Brun é o spalla e também integra a direção artística da Orquestra Juiz de Fora, que conta com 19 musicistas.

A palestra do professor Rodolfo Valverde acontece às 19h, antecedendo a apresentação da Orquestra.

 

PROGRAMA

Pietro Mascagni (1863 – 1945)
Intermezzo de Cavalleria Rusticana 

Antonio Lucio Vivaldi (1678 – 1741)
Concerto Alla Rústica em Sol Maior, RV 151
– Allegro
– Adagio
– Allegro

Franz Peter Schubert (1797 – 1828)
Marcha Militar

Felix Mendelssohn Bartholdy (1809 – 1847)
Concerto para violino e orquestra de cordas em Ré menor
– Allegro
– Andante
– Allegro
Solista: Paulo Bosísio

Johannes Brahms (1833 – 1897)
Danças Húngaras nº 5

Johann Strauss (1804 – 1849)
Radetzky March 

Johann Strauss II (1825 – 1899) e Josef Strauss (1827 – 1870)
Pizzicato Polka 

Catulo da Paixão Cearense (1863 – 1946)
Luar do Sertão 

Francisca Edwiges Neves Gonzaga (1847 – 1935)
Miscelânea de Chiquinha Gonzaga 

Zequinha de Abreu (1880 – 1935)
Tico-Tico no fubá 

Jacques Offenbach (1819 – 1880)
Can Can 

Geraldo Matos Rodriguez (1897 – 1948)
La Cumparsita 

Canção Popular Italiana
Bella Ciao

 

SERVIÇO

 


Eterna Música – Orquestra Juiz de Fora (OJF) – Projeto Luz da Terra

Dia 11 de agosto, domingo, às 20h

Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa s/n, Centro – Juiz de Fora, MG – 32 3215-1400).

Entrada franca (Os ingressos podem ser retirados na recepção do Cine-Theatro Central, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 14 às 17h; sábado, das 9 às 12h, e no domingo, uma hora antes do evento).

orquestrajuizdefora@gmail.com

 


Paulo Bosísio

Paulo Bosísio

Paulo Bosísio é um dos mais destacados nomes no cenário musical brasileiro, como violinista concertista, camerista e pedagogo.

O premiado músico já se apresentou como solista em todas as maiores orquestras brasileiras e atuou como regente de inúmeros grupos de câmara.

Bosísio também tem colaborado com o tradicional Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, como professor da oficina de violino, e esteve em julho em Juiz de Fora durante a 30ª edição do evento.

 


Projeto Luz da Terra

Com o intuito de democratizar o acesso a criações relevantes para a cidade e a região, a Pró-reitoria de Cultura vem proporcionando oportunidades a produtores e artistas locais de diferentes áreas de atuação, indo do teatro à música, passando pela dança, pela literatura e outras manifestações. O projeto Luz da Terra apoia a produção artística juiz-forana ao selecionar projetos locais para ocupação do Central em condições diferenciadas, que beneficiam também o público, com atrações a preços populares ou entrada franca.

 

Crédito da foto do post: Fernando Itaborahy

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.