LateralMúsica sinfônicaProgramaçãoRio de Janeiro

Série Alvorada, da OSN UFF, com maestro Felipe Prazeres

Os compositores Mendelssohn e Alberto Nepomuceno são os escolhidos para a Série Alvorada, da OSN UFF.

Sob a regência do maestro convidado Felipe Prazeres, em mais um concerto da Série Alvorada, a Orquestra Sinfônica Nacional UFF apresenta duas peças que exigem extremo virtuosismo dos músicos e do regente: a Suíte Antiga (Op. 11), do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno, e a Sinfonia n° 3, do alemão Felix Mendelssohn. Dia 25 de agosto, domingo às 10h30, no Cine Arte UFF, na Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói-RJ.

Muito feliz em realizar esse concerto com a UFF novamente e, desta vez, abordando duas peças que exigem extremo virtuosismo por parte dos músicos e do regente. Digo isso pois já tive a oportunidade  tanto de tocá-las, quanto de regê-las. A Suíte Antiga é uma obra que contém a linguagem do teclado na sua essência, o que torna alguns trechos extremamente “incômodos” para serem executados na versão com  orquestra de cordas.  Considero o segundo movimento desta suíte, “Ária”, um dos momentos mais belos de nossa produção nacional. 

A sinfonia “Escocesa”de Mendelssohn encerra o programa. Essa sinfonia é composta por cinco movimentos sem interrupção entre eles, o que exige um certo controle de energia durante sua execução, pois os movimentos rápidos são extremamente virtuosísticos. Mendelssohn compôs essa sinfonia a partir da impressão de sua viagem a Escócia dentre outros países que ele visitou, mas na realidade essa peça só foi concluída 12 anos depois. Pode se dizer que esta sinfonia é a mais Romântica de todas as sinfonias que Mendelssohn escreveu, incluindo as 12 sinfonias de cordas É possível identificar alguns elementos emblemáticos como a gaita de fole, representada pelo oboé e clarinetas no segundo movimento. É uma peça obrigatória para os amantes da música de concerto” diz Felipe Prazeres.

 

 

PROGRAMA

Alberto NEPOMUCENO (1864-1920)
Suíte Antiga – Op.11

Felix MENDELSSOHN (1809-1847)
Sinfonia nº 3 – Escocesa

 

 

SERVIÇO

 

Série Alvorada – Orquestra Sinfônica Nacional UFF – OSN UFF

 

Dia 25 de agosto, domingo, às 10:30h

 

Cine Arte UFF (Rua Miguel de Frias, 9, icaraí, – Niterói – 2629 5030)

 

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

 

 

Felipe Prazeres – regente convidado

Felipe Prazeres – foto de Andreia Russi

Um dos mais conceituados músicos de sua geração, Felipe Prazeres atua como spalla da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES) desde 2001 e, desde 2013, é regente da Academia Juvenil, projeto educativo da OPES, onde desenvolve um trabalho de orientação musical de cerca de 35 jovens músicos a cada ano, oriundos de projetos sociais. De 2014 a 2018, foi maestro assistente de Isaac Karabtchevsky. É diretor artístico e cofundador da orquestra Johann Sebastian Rio, principal orquestra de câmara do Rio de Janeiro e uma das mais promissoras do país. Atua ainda como spalla da Orquestra Sinfônica da UFRJ, onde também rege concertos desde 2013.

Na função de regente, esteve à frente de orquestras como a World Youth Symphony, na Itália, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Sinfônica Nacional (OSN-UFF) e Camerata SESI. Seu repertório inclui a música barroca, grandes sinfonias e concertos clássicos, românticos e modernos, além de música popular.

Foi o primeiro regente a dirigir uma obra de Mahler com a Orquestra Sinfônica da UFRJ, a “Sinfonia nº 4”.  Em 2018, esteve à frente dessa mesma orquestra na Ópera “ A Flauta Mágica”, de Mozart. Na Orquestra Petrobras Sinfônica, entre seus projetos especiais, regeu os concertos “Ventura Sinfônico – Los Hermanos”, que gerou um DVD, e “Thriller Sinfônico – Michael Jackson”, da Série Álbuns. Com a mesma orquestra, regeu os infantis “Os Saltimbancos” e “Arca de Nóe”, que geraram dois álbuns, e “Balão Mágico”. Na Johann Sebastian Rio dirige concertos com repertório de todas as épocas, mas com especial atenção à música barroca..

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.