LateralMúsica de câmaraProgramaçãoRio de Janeiro

Apoteose das trompas e camerata de sopros

Espetáculo do XII Festival Brasil-Alemanha.

 

 

A Sala Cecília Meireles, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e PETROBRAS apresentam domingo, dia 22 de setembro, às 11h, dentro da Série Sala Orquestras, a Apoteose das Trompas e Camerata de Cordas, no XII Festival Brasil-Alemanha.

O Festival Internacional Brasil-Alemanha é resultado de uma parceria de sucesso entre quatro instituições: a Escola Superior de Música de Karlsruhe (Hochschule für Musik de Karlsruhe), a Escola de Música da UFRJ e o Instituto Villa-Lobos da UniRio, com o do Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD) — Órgão de Intercâmbio Acadêmico do Governo alemão. Em sua XII edição, no ano de 2019, traz como novidade um maior número de recitais de música de câmara e o Encontro Brasileiro de Trompas, além de manter a intensa atividade acadêmica de cursos, master classes, recitais, workshops e concertos.

As inscrições para o Festival são gratuitas e estão abertas até o início de cada curso, através do formulário disponibilizado nas páginas da EM/UFRJ, UNIRIO, PROMUS e no facebook da EM/UFRJ (@musicaufrj). Com a coordenação geral dos professores Marcelo Jardim (EM/UFRJ) e João Luiz Areias (IVL-UNIRIO), e de Michael Uhde (Karlsruhe), o festival proporciona aperfeiçoamento musical para alunos e profissionais do Brasil e da América-Latina, com professores da Alemanha, e conta ainda com o imprescindível apoio dos professores da EM/UFRJ e UNIRIO.

Para esse concerto, será apresentado um grande conjunto de trompas, formado por professores, profissionais e alunos do XII Festival Brasil-Alemanha, com obras para quantidades diferenciadas do instrumento, e uma homenagem ao compositor Richard Strauss, feita pela Camerata de Sopros do Festival, a qual apresentará o Sonatina nº 1 do compositor, escrita para 16 instrumentistas.

FICHA TÉCNICA

Will Sanders – Regente
Grande Grupo de Trompas do XII Festival Brasil-Alemanha
Camerata de Sopros do XII Festival Brasil-Alemanha
Philip Doyle, Adalto Soares e Radengundis Feitosa, convidados

 

PROGRAMA

Gilberto Salvagni
Trompaphonia para 3 quartetos de trompas

Petter Eötvös
Thunder

Maurício Kagel
Exótica
Isao Nakamura, Solo Percussão

Paul Hindemith
Pequena Música de Câmara
Quinteto Experimental da EM/UFRJ

Tchaikowsky
Segundo movimento, quinta sinfonia para 10 trompas

Richard Strauss
Sonatine Nr. 1  para 16 Sopros

 

SERVIÇO

Apoteose das trompas e camerata de sopros

Dia 22 de setembro, domingo, às 11h

Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa, 47 – Centro – Rio – 2332 9223)

Ingressos a R$ 10,00 (R$ 5,00)

www.ingressorapido.com.br

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.