LateralMúsica sinfônicaProgramaçãoRio de Janeiro

“Carmina burana”, de Orff, na Sala

Coro do Theatro Municipal faz as honras da casa.

 

A Sala Cecília Meireles, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e PETROBRAS apresentam sexta-feira, dia 21 de setembro, às 20h, dentro da Série Sala Lírica, Carmina Burana, com o Coro do Theatro Municipal.

Carmina Burana, a obra mais conhecida de Carl Orff, será apresentada no seu formato mais conciso, para dois pianos e seis percussionistas, interpretada pelo Coro do Theatro Municipal sob a regência de Jésus Figueiredo. Composta em 1935 e estreada em 1937, em Frankfurt, Carmina Burana é parte de uma trilogia musical que inclui as cantatas “Catulli Carmina” e “Trionfo di Afrodite”.

O nome Carmina Burana significa, em latim, canções de Benediktbeuern, nome de um município da Baviera. Constituíam um manuscrito de 254 poemas e textos dramáticos, dos séculos XI e XII, dos quais Carl Orff musicou apenas 24 poemas e os agrupou em assuntos, para construir um enredo.

No prólogo há uma invocação à deusa Fortuna, com o desfile de vários personagens emblemáticos dos vários destinos individuais. Na primeira parte, celebra-se o encontro do Homem com a Natureza, particularmente o despertar da primavera – “Veris laeta facies” ou a alegria da primavera. Na segunda, “In taberna”, são celebradas as maravilhas do vinho e do amor (“Amor volat undique”), culminando com o coro de glorificação da bela jovem (“Ave, formosissima”). No final, repete-se o coro de invocação à Fortuna (“O Fortuna, velut luna”).

É uma das peças clássicas mais divulgadas na atualidade, usada como trilha sonora de filmes e anúncios publicitários.

 

FICHA TÉCNICA

Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Jésus Figueiredo: Regência
Michele Menezes: soprano
Jacques Rocha: tenor
Ciro d’Araujo: barítono
Priscila Bonfim e Silas Barbosa: pianos

PROGRAMA

Carl Orff
Carmina Burana

 

SERVIÇO

 

Série Sala Lírica – “Carmina burana”, de Orff

Dia 21 de setembro, sábado, às 21h

Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa, 47 – Centro – Rio – 2332 9223)


Ingressos a R$ 40,00 (R$ 20,00)

www.ingressorapido.com.br

 

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.