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Cia Bachiana volta às origens

Concerto Bach-Brasil 2019 – O encontro das pulsões bachiana e brasileira.

 

 

A Sala Baden Powell e a Sala Cecília Meireles, espaços da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e PETROBRAS apresentam, a Companhia Bachiana Brasileira.

Num movimento de retorno às suas origens, a Cia. Bachiana Brasileira volta a apresentar um programa reunindo a música de Johann Sebastian Bach e a da ‘Terra Brasilis’, apresentando obras que são caras à sua história, como o Concertino para Violino e Orquestra de Câmara de Guerra-Peixe, cedida pessoalmente a mim em cópia do manuscrito, após o compositor ter passado mais de dez anos sem permitir que ninguém a fizesse.

A razão disso eu nunca soube. Mas levei-a para a Alemanha, gravei-a ao vivo e a trouxe para ele, que ficou encantado com o resultado. Mais tarde presenteou-me com uma de suas singulares obras-primas, a “Roda de Amigos”, com todo o material de orquestra e uma carta em que escreveu: “Tome, é sua, presente de Páscoa! Faça-a como quiser e quando quiser”.  Alguns anos depois, a convite do Ministério das Relações Exteriores, a Bachiana fez uma turnê em Singapura e Hanói, para a difusão de nossa música brasileira de concerto.  Nela, o “Roda de Amigos” encerrava em grande estilo o programa, com nossos quatro solistas das madeiras.

Já a Suíte n. 3 de Bach, em ré maior e o seu esplendoroso Magnificat na mesma tonalidade, guardam também entre si não só a mesma orquestração, com três trompetes, flautas, oboés, tímpanos e cordas, mas o fato de terem integrado o primeiro CD coro-orquestral da trajetória da Bachiana, o “Tributo a Bach”, do ano 2000, sendo a primeira gravação dessas obras no Brasil e, hoje, um disco histórico. Ele confirmava a contribuição que a nossa Sociedade Musical se dispunha a fazer ao cultivo, à memória e à difusão da obra deste compositor, que foi base e a referência para toda a música feita após o seu aparecimento.

Neste programa o ponto alto é sem dúvida o Magnificat BWV 243, na sua segunda versão de 1730. Dentre o pequeno número de suas composições em que Bach utilizou textos latinos, ele é considerado o mais importante, após a Missa em si menor. O seu quadro é do advento do Cristianismo na história da Humanidade. Isabel, a antes estéril esposa do sacerdote Zacarias, está no sexto mês de gravidez de João Batista. Maria, que como Zacarias havia igualmente recebido o anjo Gabriel, está grávida de Jesus e resolve ir a Judá visitar Isabel, sua parenta, pois o anjo também lhe anunciara sobre a gravidez desta na velhice. Porém, tão logo Maria chegou e Isabel ouviu sua saudação, a criança estremeceu de alegria em seu ventre e ela, tomada pelo Espírito Santo, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.

Foi neste momento que o evangelista Lucas (1, 46-55) colocou o Magnificat sendo entoado por Maria, um cântico que guarda grandes semelhanças com o de Ana (1 Sm2, 1 – 10) e com outras passagens do Antigo Testamento. Seus principais temas são tanto o do socorro aos pobres e oprimidos, quanto o da eleição de Israel por Deus e a promessa feita a Abraão.

 

FICHA TÉCNICA


Cia Bachiana Brasileira – orquestra e coro   

Ricardo Rocha – Direção e Regência
Ana Cecília Rebelo – Soprano I
Paloma Lima – Soprano II
Lino Ramos – Contratenor;
A Definir – Tenor
Marcelo Coutinho – Barítono

 

PROGRAMA

Johann Sebastian Bach (1785-1750)
Suite Orquestral n. 3, em ré maior, BWV 1068
– Ouvertüre
– Air
– Gavotte I/ Gavotte II
– Bourrée
– Gigue

César Guerra-Peixe (1914-1993)
Concertino para Violino e Orquestra de Câmara (1972)
– Allegro comodo
– Andantino III
– Allegro un poco vivo
Violino: Ricardo Amado

J. S. Bach (1785-1750)
Magnificat, em ré maior, BWV 243
– Coro: Magnificat anima mea Dominum
– Ária Soprano II:  Et exsultavit spiritus meus
– Ária Soprano II: Quia respexit
– Coro: Omnes generationes
– Ária Baixo: Quia fecit mihi magna
– Dueto:  Et misericordia eius
– Coro: Fecit potentiam
– Ária: Tenor: Deposuit
– Aria : Esurientes 
– Trio: Suscepit Israel
– Coro: Sicut locutus est
– Coro: Gloria Patri

 

 

SERVIÇO

 

Concerto Bach-Brasil 2019 – O encontro das pulsões bachiana e brasileira.
Cia Bachiana Brasileira – maestro Ricardo Rocha

Dia 12 de setembro, quinta-feira, às 19:30h

Sala Municipal Baden Powell (Av. N. S. de Copacabana, 360 – Rio – 2547 9147)

Ingresso: R$ 50,00 com meia entrada a R$ 25,00

 

Dia 14 de setembro, sábado, às 20h


Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa, 47 – Centro – Rio – 2332 9223)


Ingressos a R$ 40,00  com meia entrada a R$ 20,00)

www.ingressorapido.com.br

 

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