Curso / EncontroLateralNotíciaSão Paulo

Ópera na Tela traz palestras com Sérgio Casoy

O festival Ópera na Tela presenteia o público paulistano com um ciclo de palestras ministrado por Sérgio Casoy, pesquisador e estudioso de música lírica há cerca de 50 anos. “A ópera: do barroco ao verismo” será o tema de três encontros com o especialista, entre 23 e 26 de outubro, das 16h às 18h30m, no Museu da Casa Brasileira (Faria Lima).

Com entrada franca, a proposta faz parte do trabalho de formação de plateia e de democratização da arte lírica. Casoy promete um passeio musical pelos vários períodos da história da ópera, da criação do gênero no final do século XVI até o século XX. E, depois do bate-papo, para assistir à apresentação da noite, basta comprar o ingresso na bilheteria.

Autor de vários livros, entre eles “A Invenção da Ópera – A história de um engano florentino” (Editora Algol, 2007); “Ópera à Brasileira”, livro coletivo (Editora Algol, 2009) e “Contos de Óperas e Cantos” (Editora Algol, 2009), Casoy recebeu, em 2008, o The Puccini International Award, por sua destacada atuação na difusão da ópera, concedido pelo Ministério de Relações Exteriores da Itália em associação com a Fondazione Puccini, por ocasião das comemorações dos 150 anos do nascimento do compositor. Foi o único prêmio concedido em toda a América do Sul.

Tradicionalmente realizado no Rio de Janeiro, o Ópera na Tela expande fronteiras para proporcionar também ao público de São Paulo a experiência de assistir às montagens mais grandiosas da ópera em tela gigante, com alta qualidade de som e imagem, cadeiras confortáveis e preços acessíveis. Serão 10 dias no parque do Museu da Casa Brasileira, com projeções ao ar livre entre os dias 18 e 27 de outubro. No Rio, o Parque Lage recebe mais uma vez o evento que começa em 31 de outubro e se estende até 12 de novembro.

Em cada cidade, uma tenda será montada a céu aberto para a exibição de uma récita por dia. Na sequência, o festival segue para salas de cinema de diversas capitais do país com programação até meados de 2020. O evento, que já é sucesso há quatro edições na capital carioca e reúne os aficionados por ópera, passa a integrar a programação cultural da cidade de São Paulo. A programação completa está no site http://www.operanatela.com.br/

O festival Ópera na Tela tem produção da Bonfilm– responsável também pelo Festival Varilux de Cinema Francês – e da Atti Comunicação, e conta com patrocínio master da Leroy Merlin, de Sofitel Hotels & Resorts, Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. E com o patrocínio da EDF e de EDENRED TICKET.

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.