CantoLateralMúsica sinfônicaProgramaçãoRio Grande do Sul

Porto Alegre Consort apresenta “O Messias”

Oratório em três partes do compositor alemão naturalizado britânico Georg Friedrich Händel, “O Messias é possivelmente a obra sacra mais conhecida e executada em todo o mundo. Contempla desde a Anunciação até a Ascenção de Jesus Cristo.

Os quatro solistas não assumem papéis dramáticos como em vários outros oratórios do compositor, mas fazem comentários sobre a Ascenção, Natividade, Paixão, Ressurreição e Ascenção de Cristo. O libreto é de Charles Jannes, conhecido por outros trabalhos com Händel. Tendo finalizado em incríveis três semanas, O Messias foi estreado em Dublin em 1742. Para cada apresentação eram feitas pequenas correções, alterações de acordo com os solistas de que dispunha.

O Hallelujah é a parte mais conhecida da obra, sendo muitas vezes excetuada separadamente, geralmente em ocasiões natalinas. Um fato curioso é que, em uma de suas execuções, o Rei George II se levantou, possivelmente devido à beleza da obra. A etiqueta da monarquia exige que, ao se levantar o rei, todos seus súditos também o façam, e nessa ocasião não foi diferente, todos se levantaram criando então a tradição do público, em muitos locais, se levantar quando chega nessa parte da obra, e isso acontece mesmo nos dias atuais. Essa prática foi descrita em documento datado de 1756.

Formado por cerca de 50 integrantes distribuídos em orquestra, coro e solistas cantores convidados, o Porto Alegre Consort surgiu em 2017 a partir do projeto “Bach, natürlich. Nasceu da parceria entre o grupo de músicos instrumentistas e o Coral Porto Alegre, existente desde 1966. O Porto Alegre Consort é coordenado pela professora Gisa Volkmann e dirigido pelo maestro Diego Schuck Biasibetti, idealizador do projeto.

“O Messias” é um dos concertos propostos no projeto Alte Musik – Grandes Obras, idealizado pelo Porto Alegre Consort. Teve a aprovação do Ministério da Cidadania com financiamento pela Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio do Zaffari, apoio cultural do Instituto Unimed/RS, IDV Mémoria, Brizola e Japur. Promoção: Associação Cantabile. Realização: Porto Alegre Consort, Ministério da Cidadania – Secretaria Especial de Cultura e Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

 

Solistas

Andiara Mumbach – Soprano
Víctor Lucas Bento -Contratenor
Francisco Amaral – Tenor
Norbert Steidl – Barítono

 


SERVIÇO

 

Concerto Porto Alegre Consort – Projeto: Alte Musik – Grandes Obras – “O Messias” de Händel

Dia 17 de novembro, domingo, às 19h30

Igreja Nossa Senhora das Dores (Rua dos Andradas, 587 – Centro Histórico – Porto Alegre)

Entrada franca  

Link evento fanpage: http://bit.ly/2PZ6Nvt

 

 

Faça seu comentário
movimento.com
Responsável pela inclusão de programação e assuntos genéricos no blog.